Últimas indefectivações

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Um dérbi não é só um jogo de futebol

"Em circunstâncias normais, um empate, num dérbi, é um resultado que a ninguém desilude. Mas este é, de facto, um dérbi diferente. Há quem o considere ainda mais decisivo para o Sporting, mas, sinceramente, tenho de dizer que uma equipa que ainda no início da segunda volta está a dez pontos do líder e sendo esse líder o FC Porto, não pode esperar o milagre da multiplicação de pontos, que seria a única forma de ainda chegar ao topo da classificação. Mesmo para o Benfica, a cinco pontos do líder, atingir o primeiro lugar é quase uma missão impossível. Não tão impossível quanto a do Sporting, mas muito, muito difícil e, neste caso, sim, para poder alimentar algumas, mesmo que não muito elevadas esperanças, será decisivo não perder, esta tarde, em Alvalade.
Julgo que esta visão realista do dérbi não lhe diminui, nem importância, nem, sequer, a pressão sobre cada uma das equipas. Para lá da guerra do título, provavelmente perdida para o FC Porto, há ainda muitas batalhas que levarão à conquista de um segundo lugar que, em tempos, era apenas o primeiro dos últimos lugares, mas é, agora, uma via possível para a Champions e para os milhões de euros que proporciona e que muito ajudam a planear uma época menos espartana.
Além disso, que não é pouco, há sempre uma questão de honra. Trata-se, talvez, de um valor em desuso, mas que o futebol e, sobretudo, as equipas com História no futebol, não só mantêm como veneram.
Natural, pois, que o país, hoje, só tenha olhos Alvalade. Porque, afinal, um dérbi nuca é apenas mais um dérbi e nunca é, nem será, apenas, um simples jogo de futebol."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. Vitor Serpa, vai vender chumbo. De banalidades e lugares comuns estamos nós fartos. Á força de querer agradar a "gregos e troianos",( leia-se, azulagem e verdagem…)praticando um contorcionismo linguístico cheio de falsidades e frases improváveis, ainda vais acabar no Circo. Como domador de pulgas !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!