Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A estatística que alarma o Benfica

"A estatística permite sempre fazer dançar os números em função da música que escolhemos, mas ninguém poderá dizer que a análise com sustentação numa base estatística seja desvirtuada de fundamento. Daí que seja interessante olhar, a partir da realidade dos números do campeão nacional de futebol, nas últimas dez épocas, para concluir como são escassas as probabilidades do Benfica conseguir dar a volta à crise e vir, ainda, a conquistar o título.
Vejamos: nas últimas dez épocas só houve dois campeões nacionais. Curiosamente, repartidos em número igual de títulos (cinco para o FC Porto e cinco para o Benfica). Apenas uma única vez, nesta última década, uma equipa conseguiu ser campeã com menos de 80% dos pontos disponíveis  o FC Porto, precisamente há dez anos, venceu apenas com cerca de 78% dos pontos possíveis. E nestes dez títulos de equitativa repartição, só por duas vezes (ambas com o Benfica) uma equipa foi campeã com mais de duas derrotas. Sendo que na época em que o Benfica foi campeão com 4 derrotas (2015/16) teve apenas um empate e na época em que sofreu 3 derrotas (2014/15) consentiu 4 empates.

Olhemos, então, para os números do Benfica à nona jornada. Se os valores não oscilarem substancialmente do padrão encontrado para esta última década, poderíamos dizer que para ser campeão esta época, o Benfica precisaria de uma recuperação milagrosa. Não deveria perder mais de dez pontos até ao fim da prova (já perdeu igual número de pontos nos primeiros nove jogos) ou seja, só poderia perder mais dois jogos e empatar outros dois nos 25 jogos que faltam. Não será fácil!"


Vítor Serpa, in A Bola

4 comentários:

  1. Eis os abutres/cangalheiros que saiem do covil sempre que o Benfica passa por períodos menos brilhantes. Este V.Serpa desde há muito que tem um "mestrado" em subserviência , valendo-se desta vez de "estatísticas"(?) para conseguir os seu fim , que é o de rebaixar o Benfica para agradar aos "outros" dois.

    ResponderEliminar
  2. Se fosse mentira, eu não estaria preocupado. E também não ando com palas nos olhos...

    ResponderEliminar
  3. ...o escroque Serpa ficará ligado para o sempre ao que foi a destruição do Jornal A BOLA!!!traiu os princípios de HONRA e COMPROMISSO que desde a sua fundação os Jornalistas( em que se enquadrou o tio SERPA,)sempre cumpriram!!!"A BIBLIA" jornal que estava no topo mundial do jornalismo,não é hoje pelas mãos do escroque, mais que UM ESGOTO A CÉU ABERTO...(Afonso...ps:mas mais grave ainda é percebermos que o escroque se vendeu por um misero prato de lentilhas(Afonso

    ResponderEliminar
  4. Nao sei como chegou a director da bola....mas como deixei ha cerca de 3 anos de comprar ou ler esse jornal e ainda mais radical ha mais de 6 meses que bloqueei a bolatv .
    Para mim as suas opinioes nao valem um "chavo"... e lamento sinceramente que hajam benfiquistas que contribuam para eles!!!!
    e pessoa que nao

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!