Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de março de 2018

Um Benfica colorido

"Iniciativa pioneira dava a conhecer um outro lado do Clube e dos seus: todos cabiam n'O Benfica Ilustrado.

No primeiro dia de Outubro do ano de 1957, o jornal O Benfica lançava a público uma grande novidade: uma revista ilustrada. Uma vez mais, o Sport Lisboa e Benfica colocava-se 'na vanguarda das grandes iniciativas', sendo o primeiro clube desportivo em Portugal a fazer 'uma tentativa desta natureza'.
Intitulado O Benfica Ilustrado, este suplemento do periódico do Clube chegava às bancas no primeiro dia de cada mês pelo valor de três escudos e cinquenta centavos. Com direcção de Paulino Gomes Júnior e edição de António Adão, era 'composto e impresso na tipografia da Empresa Nacional de Publicidade' com 'capas a cores, em «of-set»; oito páginas de rotogravura; oito páginas de tipografia' e um 'atraente aspecto gráfico', como frisou, à época, o Mundo Desportivo.
A nova publicação revelou-se um êxito desde o primeiro número: 'Em poucas horas quase se tinham esgotado os números postos à venda' e 'os pedidos de assinatura são contínuos'.
No interior das capas coloridas, que fizeram vibrar todos os benfiquistas, encontravam-se quase duas dezenas de páginas povoadas de fotografias, cartoons e ilustrações. Mas não eram só os 'bonecos' que atraíam os leitores. No eu interior eram abordados temas muito diversificados e havia ainda espaço para divulgação cultural, entrevistas e passatempos. Rubricas como 'Pedaços de história', 'A mulher e o desporto', 'Nós e os outros clubes', 'A vitalidade do Benfica através do seu ecletismo' davam a conhecer um outro lado do Clube e dos seus: atletas, dirigentes, funcionários e sócios, todos cabiam n'O Benfica Ilustrado.
Passados nove anos. O Benfica Ilustrado teve a sua última edição em Setembro de 1969. Francisco Valada, o 'grande vencedor da Volta a Portugal', com a sua camisola amarela e uma verdejante coroa de louros a tiracolo, deu cor a essa última capa. Uma segunda série de revista regressaria às bancas entre Janeiro de 1988 e Fevereiro de 1998, desta vez de periodicidade irregular, seguida ainda de uma terceira, de apenas três números, com término em 1999.
A mesatenista Helena Farelo foi capa do primeiro número d'O Benfica Ilustrado. Pode ver um exemplar original dessa edição e saber mais sobre este e outros suplementos do nosso periódico na exposição Jornal O Benfica - 75 anos de Missão, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

1 comentário:

  1. O Benfica .....
    ... Hugo Gil lançou uma BOMBA e tem provas das fugas de informação em favor dos lagartos e ler e ver o seu blog sff

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!