Últimas indefectivações

domingo, 28 de maio de 2017

Grandíssimo Bernardo Silva

"Luta contra 184 milhões de euros; o desajustado 'fantasma' de Messi; as culpas de Jorge Jesus: os 12 milhões que o Benfica poderia ter recebido.

Pep Guardiola ganhou grandíssimo jogador: Bernardo Silva. O Manchester City tem Raheem Sterling, Kevin de Bruyne, David Silva e Leroy Sané, por exemplo, quarteto que custou 184 milhões de euros (!) aos poderosos ingleses, mas o jovem português tem qualidade suficiente para ultrapassar tão impressionante concorrência e singrar na duríssima Premier League. Será, provavelmente, uma das vedetas da próxima temporada. Não lhe peçam, porém, para ser Lionel Messi. Bernardo Silva tem pormenores parecidos com o argentino, sim senhor, sobretudo na forma como leva a bola colada ao pé, mas não lhe coloquem o Mundo em cima dos ombros: Messi é Messi. E ponto final. Deixem o agora citizen continuar a trilhar, sossegadamente, a sua trajectória no futebol europeu, como tem feito até agora. Cristiano Ronaldo vai nos 32 anos, ainda terá mais alguns de altíssimo nível, mas o futuro sucessor (nacional!) do capitão da selecção portuguesa parece poder sair da dupla Bernardo Silva - Gelson Martins.
Leonardo Jardim perdeu grandíssimo jogador: Bernardo Silva. O treinador campeão em França soube, nas três épocas em que trabalhou com o geniozinho do Seixal, elevá-lo à condição de imprescindível no Mónaco: só Germain jogou mais em 2016/17. E só Falcao, Mbappé, Germain, Lemar e Fabinho. marcaram mais golos. É impossível dissociar o rendimento de Bernardo do rendimento de Leonardo: Bernardo foi crescendo como jogador à medida que Leonardo foi crescendo como treinador. O Mónaco perde agora Bernardo e, possivelmente, perderá pepita de ouro ainda mais apetecível: Mbappé. Será tempo de reconstruir, de novo, o Mónaco. Não seria tempo, também, de Leonardo dar o sétimo salto da carreira, depois de Camacha, Chaves, Beira-Mar, SC Braga, Olympiakos, Sporting e Mónaco?
Jorge Jesus tem sido apontado como principal culpado de o Benfica não ter aproveitado o talento de grandíssimo jogador: Bernardo Silva. Vejamos: em 2012/13, os encarnados tinham Aimar, Salvio, Enzo Pérez, Gaitán e Rodrigo; em 2013/14, possuíam Salvio, Gaitán, André Gomes, Enzo Pérez, Rodrigo, Markovic, Djuricic e Sulejmani. Deveria Bernardo Silva ter jogado mais nestas duas temporadas? Provavelmente. Mas há quem cresça mais depressa e quem cresça mais devagar. E o Benfica tinha (e tem) pressa de ganhar. Assim, quando o Mónaco acenou em 15,750 milhões de euros pela venda do seu passe, o Benfica aceitou. Se tivesse assim tanta fé no jogador, teria incluído cláusula relativa a mais valia em futura venda: 30 por centro, por exemplo. E em vez de 1,5 milhões de euros, receberia qualquer coisa como 12 milhões de euros.
(...)"

Rogério Azevedo, in A Bola

PS: Já lá vão alguns anos, mas o jogador que 'ocupou' a vaga do Bernardo no plantel do Benfica, por opção do treinador na altura, foi o Bebé...!!!!

1 comentário:

  1. Concordo com "quando o Mónaco acenou em 15,750 milhões de euros pela venda do seu passe, o Benfica aceitou. Se tivesse assim tanta fé no jogador, teria incluído cláusula relativa a mais valia em futura venda: 30 por centro, por exemplo. E em vez de 1,5 milhões de euros, receberia qualquer coisa como 12 milhões de euros". A culpa não morre só com Jesus.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!