Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de abril de 2017

O clássico que nada decidiu. E o Canelas

"Ainda alguns considerandos em torno do clássico, o Sporting mais perto e o problema para todo o futebol que dá pelo nome de Canelas.

O que trouxe de novo o clássico da Luz? Pouco, sendo o mais relevante o aumento da incerteza quanto ao campeão. A que deve acrescentar-se a circunstância de o Sporting, que recuperou quatro pontos nas últimas duas jornadas a águias e dragões, viver agora em estado de alerta relativamente a algum apagão à sua frente. No mais, Nuno Espírito Santo continua sem ganhar ao Benfica e Rui Vitória sem derrotar o FC Porto. Dado interessante é verificar que, na última época, em que os encarnados foram campeões com um número recorde de pontos, apenas somaram três nos clássicos; na presente temporada, faltando-lhes ainda visitar Alvalade, já vão nos cinco. Ou seja, perderam eficácia essencialmente contra equipas de classe média baixa.
Sobre a segurança nos jogos mais quentes, uma pergunta: Porque razão não fazem as nossas forças de segurança o que é feito lá fora, com a claque do clube forasteiro a ser a primeira a entrar no estádio, por exemplo duas horas antes das portas serem abertas para os restantes adeptos? Viam o jogo desde o início e estavam sempre em segurança (eles e os outros...).

Agressão ao árbitro
Tenho abordado, neste espaço, de há vários meses a esta parte, o problema grave para a imagem do futebol decorrente do comportamento do Canelas. Não sei se ainda havia cépticos quanto à dimensão da batata quente que caiu nas mãos da AF Porto, mas depois da agessão ao árbitro do Canelas-Rio Tinto, ontem verificada, a posição dos clubes que recusaram defrontar o emblema de Gaia ficou (se é que ainda preciasava) absolutamente justificada. O caso, no que concerne ao agressor, que hoje será presente ao tribunal, passou para outra dimensão e o futebol ter-se-á visto livre de tão perniciosa criatura, que não voltará a pisar o interior das quatro linhas. Porém, o presidente da AF Porto tem de continuar uma luta cheia de espinhos pela reposição plena das condições de segurança para as equipas que disputam os seus campeonatos. Sei que conta com o conforto do presidente da FPF, mas há que juntar ainda mais vontades, porque a tarefa, com os instrumentos legais à disposição, é imensa e transcende a jurisdição territorial da maior associação do país, adeftando todo o futebol. Ao árbitro agredido, uma palavra solidária e oxalá não perca a coragem...

Ás
Nuno Manta Santos
Desde que pegou no Feirense os números que apresenta são espectaculares. 13 jogos que renderam à equipa de Santa Maria da Feira 24 pontos. Esta média, a ser mantida durante todo o campeonato, valeria 63 pontos nas contas finais, o que representaria um tranquilo quarto lugar. Um treinador a merecer ser visto com atenção!
(...)

Duque
Iker Casillas
Noite de grande inspiração na Luz, a mostrar que continua a pertencer ao lote dos melhores guarda-redes do mundo. Desta vz não fez nenhuma defesa impossível, mas fechou as redes e disse não ao triunfo do Benfica. Porém, o momento em que mandou calar os adeptos do Benfica não lhe fico bem. De Iker espera-se mais.

José Manuel Meirim sobrinho do pato Donald?
«Nenhum escuteiro-mirim me vai calar e nenhum escuteiro-mirim, telecomandado, vai travar o rumo do Sporting Clube de Portugal»
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting
O presidente do Sporting enviou uma série de indirectas a José Manuel Meirim, presidente do Conselho de Disciplina da FPF, usando metáforas do universo Disney onde Huguinho, Zézinho e Luisinho, sobrinhos do pato Donald, fazem parte dos escuteiros-mirim de Patópolis. Para além do lado folclórico da querela, vale a pena seguir este assunto porque tem tudo para acabar muito mal...

PSG impôs a lei da experiência ao Mónaco
Na hora da verdade, o PSG mostrou mais estaleca que o Mónaco e levantou em Lyon (onde Portugal foi tão feliz...) a Taça da Liga. Que consequências terá este golpe de autoridade na luta pelo título gaulês? A verdade é que a equipa de Leonardo Jardim sentiu demais as ausências de Fabinho e Falcao...

Grande vitória
Portugal fez uma campanha sensacional no Europeu de sub-20 em râguebi e, depois de vencer a Roménia e a Espanha, venceu o torneio e garantiu um lugar no Mundial B da categoria, que se disputará em Agosto, no Uruguai. Como será aproveitada esta geração? Vão continuar a jogar ou acabarão por optar pela carreira académica, uma situação recorrente com os mais promissores jogadores portugueses? É de facto pena que as condições de progressão continuem a ser tão incipientes. Um abraço especial ao João Bernardo e ao Jorge Abecassis..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Várias questões:
- Não percebo a forma 'delicada' como o Delgado continua a tratar Lourenço Pinto e a FPF em geral!!! Já não é primeira vez que isto acontece...
- Extraordinária a forma como este comentário ignorou o facto do agressor ser um elemento destacado dos Super-Drgays, ex-membro do SPDE e um dos 'invasores' do Centro de Treinos dos Árbitros da Maia!!! Além de 'membro' da famosa claque da FPF!!!
- Recusei transcrever a 'critica' ao Jonas!!! Criticar o Jonas, sem criticar o treinador do FCP que 'também' podia ter-se desviado, ou pior ainda, não falar do encosto/cotovelada intencional do Maxi nas costas do Jonas... é demasiado hipócrita!
- Já agora... apesar da critica ao comportamento do Iker... seria interessante recordar que o Maxi fez o mesmo, neste jogo; que o comportamento do Iker foi repetido durante a 2.ª parte...; e já agora, também seria interessante recordar aquilo que foi dito quando o Semedo em Guimarães, após ser alvo de insultos racistas, reagiu, e levou Amarelo...!!!

1 comentário:

  1. Ainda não ouvi ninguém referir o facto de que o Nuno estava fora da área técnica! Fica o pormenor!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!