Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Diagnosticar... e seguir em frente!

Nápoles 4 - 2 Benfica


Vai-se falar de muita coisa nas próximas horas, mas o mais importante, é diagnosticar correctamente o que passou esta noite em Nápoles:
- Precisamos urgentemente do regresso dos lesionados. Para consumo interno, até dá para disfarçar, mas na Champions é impossível esconder o défice!
- Ederson tem que ser titular. Na recta final do Tricampeonato, o Ederson foi decisivo, e só não é neste momento titular indiscutível, devido à lesão na pré-época. Ainda por cima, uma das suas melhores características são as saídas da baliza, tanto pelo ar, como aos pés dos avançados... exactamente aquilo que o Júlio César neste momento não tem... Todos podem cometer erros, ninguém é infalível, mas neste momento aquele que dá mais garantias é o Ederson...
- Lisandro está num mau momento de forma. O ano passado, após a lesão do Luisão foi fundamental... Neste momento, tem demonstrado muita desconcentração, tanto no passe, como nas tentativas de antecipação... Já com o Braga tinha estado em destaque pela negativa.
- A equipa está a sofrer demasiados golos de bola parada, especialmente de Cantos... É verdade que a média de altura baixou, mas quando se defende à zona, tem-se que ser mais 'agressivo'...

Em relação ao jogo de hoje, foi uma daquelas partidas onde pude reforçar a minha superstição, especialmente nos jogos 'grandes', onde entrar 'bem' no jogo, dá quase sempre 'mau' resultado!!!!
O Mitro, que tem estado muito bem, desperdiça duas oportunidades nos primeiros minutos... e os Italianos, praticamente nos primeiros 4 remates que acertam na baliza, marcam golo... Sendo que os primeiros 3 foram de bola parada!!! E o outro é 'frango'...
Os números são cruéis, mas a verdade é que o Nápoles pouco fez para marcar golos esta noite... o Benfica acabou por oferecer-los praticamente todos... Um Benfica sem lesões, e sem grandes factores estranhos, ganhará naturalmente na Luz a este Nápoles.

Como também é tradição, as alterações ao 'onze', vão ser muito criticadas. Antecipei na crónica ao jogo de Chaves, que haveria mudanças da equipa em Nápoles: acertei algumas e falhei outras... Mas não condeno, as opções do Rui Vitória! Com tantos ausentes, especialmente no ataque e no meio-campo, as probabilidades de 'falhar' eram muitas!!!
Era óbvio que tínhamos que reforçar o centro do campo, e o Almeida era a escolha 'normal' (o Celis não tem transmitido confiança), apesar do André se calhar, em condições 'normais', com todos os jogadores disponíveis, teria jogada na Lateral... O Salvio tem jogado mal, portanto era esperada a titularidade do Carrillo... A 'subida' do Horta era uma das opções disponíveis...
Com os problemas no jogo aéreo defensivo que temos tido, 'previ' uma possível 'entrada' do Luisão, acabou por ser a minha 'previsão' falhada... Mas repito, os treinadores de bancada (ou teclado) têm o trabalho facilitado!!!

O Benfica deu vários tiros nos pés esta noite, mas a nomeação deste cabrão alemão foi mais uma provocação dos Ladrões da UEFA... Hoje, o Benfica facilitou-lhe o trabalho, mas ficou sempre a sensação, que caso fosse necessário o 'empurrão' ele iria aparecer!!!

Além da derrota a outra má notícia da noite, foi a saída aparentemente por lesão do André Horta! Com o Samaris e o Danilo lesionados, as nossas opções para aquela posição são muito reduzidas! A confirmar-se uma lesão, a única opção parece ser o 'regresso' do Pizzi ao meio... situação que não me agrada!!!

As derrotas são sempre negativas, mas independentemente dos números exagerados, não vai ser por causa da derrota de hoje, que vamos ser eliminados da Champions! Após o empate com o Besiktas, antevi que os jogos decisivos vão ser os dois confrontos com o Dínamo de Kiev... e nada mudou! Aliás a única notícia positiva desta noite, foi mesmo o empate no Besiktas-Dínamo!!!!

Antes da prolongada paragem do Campeonato, temos o jogo de Domingo com o Feirense. Neste momento, e com todos os condicionalismos, vamos ter uma final da 'Champions' no Domingo à tarde na Luz!!!! Aparentemente dos 6 lesionados, ninguém vai recuperar... se o Horta de juntar a eles, será mais um... O Feirense teve um mau resultado na última jornada, mas tem estado bem, nos jogos onde tem menos responsabilidades... jogando em contra-ataque! Antes da 'janela de transferências' de Outubro, é obrigatório ganhar os 3 pontos!!!

4 comentários:

  1. Quando se aposta na "velocidade" e na "bravura" do Carrillo, em detrimento do Guedes ou do Nosso Sálvio, estamos sujeitos a isto!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Caray Ppimenta, mil vezes a velocidade do Carrillo ao "nosso" Sálvio. Espero que o golo de ontem seja o carimbo no 15 ou 30 milhões que alguém dará por ele no Natal... Se alguma coisa o Carrillo mostrou que Sálvio só para segurar resultados no final do jogo, quando a defesa contrária já perdeu lucidez.

    Pizzi no lugar do Horta mete-me menos medo do que Pizzi no lugar do Guedes/Jonas. Sempre que se recorreu a esse expediente o resultado não foi bom e já vamos em dois anos disso. Se tiver de recuar no Campeonato que recue, agora no apoio é deixar estar o Guedes.

    ResponderEliminar
  3. Caro R.B. NorTør
    Respeito a tua opinião, mas não concordo.
    Abraço e

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. A questão do Sálvio, mais do que ontem, são os outros jogos da Liga Portuguesa. No jogo de Chaves, Sálvio foi o principal impulsionador do ataque flaviense com as perdas de bola e más decisões.

    Claro que é diferente um jogador com a capacidade técnica do Sálvio entrar quando a defesa já está cansada ou debilitada, ou entrar de início e ir-se cansando com os adversários.

    Neste momento Cervi ou Carrillo acho que revelam melhor entrosamento com o colectivo e começam a justificar mais a titularidade do que o Sálvio. Essa é a minha opinião. :)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!