Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A graçola de Pinto da Costa

"Há uma estratégia clara do FC Porto, que usa, como instrumento dessa estratégia, o Sporting. É a história do... Cavaleiro da Triste Figura.

A sorte nos últimos minutos
Não fujo do problema: o BENFICA perdeu um jogo. Mas perdeu, onde, nas últimas seis épocas, apenas tinha ganho uma vez para o Campeonato.
Perdeu, outra vez, nos últimos minutos.
Que nos sirva de lição, para tudo o que resta da época.
Porque, como sempre disse, seria um jogo que contaria para a história do futebol, mas não vai contar para a história deste Campeonato.

Compras por atacado sem ganhar nada
Sabem o que penso sobre o grau crescente de conflitualidade no futebol português. E mesmo quando ninguém contribuiu, antes do jogo de domingo, para isso, a necessidade do Porto provocar o BENFICA, mesmo depois de ter ganho, atesta o quanto estou certo.
Nem sequer será preciso invocar Voltaire - «Quem se vinga depois da vitória, é indigno de vencer» - para os classificarmos na hierarquia do género humano (porque, sobre isso, estamos conversados).
Confirmando o que penso, já depois do jogo de domingo, Pinto da Costa afirmou que «o que falta ao Benfica, sobra ao Sporting - Jorge Jesus».
Não passa de mais uma graçola, mas confirmando tudo aquilo que tenho denunciado nos últimos tempos: há uma estratégia clara do Porto, que usa, como instrumento dessa mesma estratégia, o Sporting.
Numa versão portuguesa e (muito pouco) moderna do livro de Miguel de Cervantes: El Ingenioso Hidalgo de Don Quijote de la Mancha... ou a história do Cavaleiro da Triste Figura...
É público e notório que o Porto precisa de ganhar... pelo investimento feito nas últimas 2 épocas, em particular, e pela aposta, pessoal, do seu Presidente, num treinador que teima em pôr os cabelos em pé aos fiéis adeptos daquele emblema.
É público e notório que o Porto - e, muito em particular, o seu Presidente - terão de provar que todas as contratações feitas nestas três últimas épocas, sem nada ganhar, só serão justificadas com o Campeonato, este ano.
É, ainda, público e notório - do que se tem visto, neste início de época e ao longo de toda a temporada passada - que o Porto não convence com o seu jogo, sendo disso exemplo as opções do seu treinador, que, não raras vezes, são veemente contestadas pelos seus adeptos.
Por esses motivos - públicos e notórios - e como precisa urgentemente de ganhar, o Porto tem de apostar fortemente na estratégia em que tem vindo a insistir, desde o fim da época passada.
Só não vê quem não quer ver ou... quem anda distraído!
Por diversos meios (declarações, entrevistas, blogues, etc.), a estratégia passa, essencialmente, por ataques violentos à arbitragem, por tudo e por nada, mesmo quando são beneficiados, como aconteceu no domingo. 
Estão contra os árbitros e contra Vítor Pereira, em particular, porque sonham com as nomeações de outros tempos.
Mas, perceberam que uma estratégia deste tipo só condiciona se tiver a participação e o empenho do seu dirigente máximo.
Por isso o Presidente fala, sempre, para enquadrar as escolhas, para anunciar o que quer e o que espera quem não quiser o que ele anuncia.
Essa estratégia, imoral nos seus pressupostos, é capaz de tudo e do seu contrário: não é escrutinável porque no futebol não há memória.
Por isso se admite, sem qualquer contraditório de jornalistas e analistas que temem a violência, que Artur Soares Dias tenha passado de árbitro muito contestado, incompetente mesmo, a... árbitro adorado.
Não estranhei a ausência de críticas à sua nomeação, como não estranhei a ausência de cartões vermelhos quando Maxi e Maicon recorreram à mais pura agressão.
O que estranharia era eles terem ficado em campo, se fossem... do BENFICA!!!
Na verdade, fiquei com a certeza de que eles, como jogadores do Porto, sabiam o que podiam fazer... 
Porque sabem até onde podem ir... E podem ir muito longe, porque nenhum dos seus comportamentos - nenhum, mesmo - é sindicável (como o seria no BENFICA e, diga-se, em abono da verdade, no Sporting). 

Um aliado tipo 'pau para toda a obra'
A estratégia poderá, de facto, ter sido urdida com cuidado. Mas peca por defeito! Porque nada chegará para disfarçar a grande falha do Porto e que desde a época passada se tem tornado no maior dos seus problemas: a contratação daquele treinador.
Não querem (ou não podem) reparar directamente essa falha.
Pelo que tentam, apenas, disfarçá-la, com um investimento louco e desesperado e com constantes ataques e condicionamentos da arbitragem.
Por muito que isso custe, a quem (situando-se nos meus antípodas) vive o Porto com paixão de adepto (mesmo aqueles que perdem tempo a insultar-me, o que aqui, publicamente lhes agradeço).
Como se tem visto, neste início de época e ao longo de toda a temporada passada, o Porto não tem um treinador como... eles gostariam!
Por isso, como disse e repito, durante esta época (como no fim da de 2014/15) ao mínimo deslize ou imprevisto - é só uma questão de tempo - a culpa será de Vítor Pereira, preparando, assim, a segunda vaga de assalto; tipo wehrmacht alemã (confesso não ser piada aos 6-1 de Munique da época passada).
Mas essa estratégia precisa de um amigo em Lisboa... embora com um problema existencial entre mãos: um treinador que se acha maior do que tudo onde está - quase maior que o seu próprio ego - e um Presidente que pensa, para com os seus botões: «Com aquilo que lhe pago, até com os juniores tem que ser Campeão.»
O Sporting, ao contrário do Porto, não me parece ter qualquer estratégia.
Limita-se a seguir os acontecimentos, a cavalgar as ideias que surgem, o que, algumas das vezes, merece a simpatia e a complacência que temos para com os... românticos (em termos literários, como é evidente). 
Mas quase se confunde com o Porto, na ânsia de, juntos, evitarem a conquista do Tricampeonato pelo BENFICA!
A luta pelo campeonato - nunca é demais repeti-lo, para que esteja bem presente nas nossas mentes - não é a três, como seria suposto, mas, evidentemente, a dois.
Porque, para os outros dois, a nossa derrota serve... só depois se preocupando em cuidar de quem ganha. 
O que levará - não se admirem dentro de poucos dias a que o Sporting também culpe... Vítor Pereira (até do caso Carrillo ou dos desaires na Europa)!

A organização do Benfica
Perante tudo isto... «parece que o mundo inteiro se uniu para nos tramar», como canta Rui Veloso? Não acredito, e mesmo que assim fosse, temos de vencer esse mesmo mundo.
Não numa afirmação contra a conspiração de mais uma guerra das estrelas (cadentes e decadentes) mas com a capacidade e a organização do BENFICA.
Se assim não for, eles ganharão.
Mas - pior - voltaremos ao princípio, com mais dificuldades e menos tempo para recuperar.
Por isso, o melhor é ganhar.
Pelo BENFICA."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

7 comentários:

  1. .....PARABENS DR RUI GOMES DA SILVA.....GENIAL MAIS UMA VEZ.....COM CLASSE DESMONTA ESSA ESCUMALHADA JAVARDA E CORRUPTA DE CONTUMIL DO FREIXO OU LÁ O QUE É.....não tarda, e os CAGÕES DIÁRIOS, vão atacar SEM ARGUMENTOS,FERIDOS DE MORTE COM A CLASSE QUE O DR RUI OS DESMASCARA,E VÃO PARTIR PARA O INSULTO PESSOAL.....PORQUE NÃO CONSEGUEM DESMENTIR COM ARGUMENTOS TUDO O QUE O DR AQUI ESCREVE.....ESTE PAIS É PEQUENO DEMAIS PARA A GRANDEZA DO BENFICA,AQUI SÓ OS CORRUPTOS E OS LAGARTOS DE CÓCORAS POR UM PRATO DE LENTILHASÉ QUE RESPIRAM ESTE AR PODRE......APETECE-ME DIZER QUE SE O BARCELONA FICAR NO NOVO PAÍS EM ESPANHA,CATALUNHA,PORQUE NÃO O GLORIOSO BENFICA PARTICIPAR NO NOVO CAMPEONATO DO NOVO PAÍS QUE VAI NASCER EM ESPANHA.....AQUI EM PORTUGAL, METE NOJO OS PROENÇAS,XISTRAS JORGES SOUSAS ARTURINHOS,,,,,ESTA CAMBADA DE CORRUPTOS SEM COLUNA VERTEBRAL......

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Dr Rui Gomes da SIlva,isso vai para ai uma podridao com essa cambada de porkos que lideram o futebol Portugues nao importa quem seja melhor o que importa e passar por cima do Benfica ganhar a qualquer custo por isso nao topo o SCP Nem a corruptada estao tao bem um para o outro,como diz ai o anonimo acima se o Benfica puder que deixe essa liga de merda e fosse para outra mais competente mais sadia,iriam ver como o futebol Portugues sem o Benfica iria pelo esgoto abaixo.

    ResponderEliminar
  3. Caramba que povo dócil que não se cansa com tanto atropelo,na bola e no resto.

    ResponderEliminar
  4. este homem é um senhor, carago!
    continue assim que aqueles androides a norte precisam de ouvir (e ler) umas verdades para perceberem que o ladrar do dono já é outro e agora é um ladrar do estilo (ou engoles ou levas porrada)!

    ResponderEliminar
  5. Pinto da Costa terá escolhido o árbitro da final da Taça de Portugal em 2003 ..

    vergonhoso e uma vergonha !!!

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, terá escolhido o nome do árbitro que devia apitar a final da Taça de Portugal na época 2002/2003. A notícia é avançada hoje pelo jornal Público, que cita escutas do processo "Apito Dourado".

    ResponderEliminar
  6. Pinto da Costa terá escolhido o árbitro da final da Taça de Portugal em 2003 ..

    vergonhoso e uma vergonha !!!

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, terá escolhido o nome do árbitro que devia apitar a final da Taça de Portugal na época 2002/2003. A notícia é avançada hoje pelo jornal Público, que cita escutas do processo "Apito Dourado".

    entre Pinto da Costa e o presidente do Conselho Superior de Arbitragem da Federação, Pinto de Sousa, foi objecto de escuta telefónica, a 26 de Maio de 2003.Na altura, o presidente do FC Porto indicava o nome do árbitro Pedro Henriques, de Lisboa, para a partida. O teor da conversa foi uma das razões pelas quais Pinto da Costa foi indiciado e que motivaram a sua detenção, até ser ouvido em interrogatório, em Dezembro de 2004, refere o Público. Nessa escuta, que antecedeu a final FC Porto - União de Leiria, o presidente do Conselho de Arbitragem deu conta a Pinto da Costa da possível nomeação do árbitro Isidoro Rodrigues e que esta não agradava ao presidente do União de Leiria, João Bartolomeu, que ameaçava fazer um escândalo. O presidente do FC Porto sugere o árbitro António Costa e depois Pedro Henriques, sobre quem acaba por recair a escolha, por Pinto da Costa entender ser o árbitro ideal, uma vez que é o primeiro classificado pelo Conselho de Arbitragem, de acordo com a escuta telefónica transcrita no processo principal do "Apito Dourado". "Mas Pinto da Costa diz também a Pinto de Sousa que pode mudar o nome, se assim o entender", escreve o Público. A escuta telefónica levou o procurador de Gondomar a entender que havia indícios de crime, por considerar que o presidente do FC Porto estava a influenciar a escolha do árbitro, tentando obter benefícios para o clube.

    ResponderEliminar
  7. Dr. Sardoeira Pinto (Presidente da A. F. Porto): à data
    Actualmente Pres. da Mesa da Assembleia do F.C.P

    “- É preciso que a Direcção da Federação aconselhe a Comissão Central a que tenha mais cuidado com as nomeações dos árbitros, para que não aconteça como na final do último “Nacional” de Juniores, F.C.Porto-Sporting, que foi arbitrado por um Borrego qualquer. Eu considero tão legítimo que se abata a tiro, na estrada, um assaltante, como o público aplicar sanções, por suas mãos, ao homem vestido de preto.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!