Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tento e tentos

"No futebol, à semelhança desta mesmo palavra e de muitas outras, adaptámos vocábulos ingleses. Um deles, por sinal e mais fascinante, é golo, importado do goal/inglês, que quer dizer objectivo ou alvo. Tal como no idioma francês (but) ou, mais forçadamente, no alemão (tor), mas nestes casos sem sombras de anglicismo.
De facto, o golo é o propósito, o fim a alcançar. Com os pés, cabeça, joelho, barriga, costas, excepto com a parte do corpo, por sinal, a mais apetrechada: mãos e braços.
Curioso é que, de vez em quando, ainda que em decrescendo, se diz também tento em substituição de golo. Até acho interessante este termos que tem várias e diferentes significações. No futebolês, tento está associado a um instrumento que se usava para marcar pontos num jogo. Já com outra origem etimológica, e enquanto substantivo, tem outros sentidos. Por exemplo, ter tento ou, em versão mais anatómica, ter tento na língua. Ou, com ar crítico, sem tento nem propósito.
O interessante é que nestas últimas acepções, o tento (ou falta dele) também está muito presente no futebol. Observem-se as fartas declarações de jogadores, treinadores, presidentes para ver como poderíamos medir o superávite ou o défice de tento. Aliás, o tento na língua dos protagonistas varia na razão dos tentos a menos na baliza.
Passando do substantivo para o verbo, há jogadores que dizem «eu bem tento» no período de jejum entre dois tentos. Uma versão semelhante ao «quase». O problema é que não há «quase tentos». Só lhes resta «levantar a cabeça» à espera de tentar um novo tento. E nestes casos, há adeptos que só se acalmam com um golo, ainda que seja de água..."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. E há adeptos que diziam que o Tacuara não jogava nada só sabia marcar golos, isto é, tentos. E agora é o Talisca, não tem intensidade e a única coisa que fez durante o jogo foi marcar o tento da vitória.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!