Últimas indefectivações

quinta-feira, 6 de março de 2014

Tentação de Jesus

"Terão os acontecimentos das duas últimas épocas servido de lição para Jorge Jesus? Conseguirá o treinador do Benfica manter a ideia (e o discurso) de que, este ano, o Campeonato é o objectivo supremo, para cuja luta está disposta a sacrificar competição europeia e taças de Portugal e da Liga? Mesmo com vantagem de nove pontos para o FC Porto e de cinco para o Sporting, resistirá o técnico encarnado à legítima tentação de voltar a olhar para a Liga Europa como meta igualmente a alcançar, agora que já está nos oitavos de final e depois de, há menos de um ano, ter perdido de forma inglória a final diante do Chelsea?
Até agora, e pela primeira vez desde que chegou à Luz, Jorge Jesus parece estar a resistir a todas a tentações. De forma algo surpreendente, apostou numa segunda linha nos dois jogos frente ao PAOK, poupando os principais craques para os desafios da Liga interna. Resultado: quatro vitórias, somando as duas europeias e as duas do Campeonato. Objectivo, portanto, cumprido e cumprindo o prometido: «O Campeonato é o que queremos realmente conquistar!»
Mas, agora, segue-se o Tottenham, um gigante Inglês, e o prémio é a presença nos quartos de final, ali cada vez mais perto da final de Turim. E Jesus dá-se bem com os Ingleses. E... resistirá à tentação de tudo querer? Seguirá os passos do seu homónimo de há dois mil anos, quando este, após o baptismo, foi jejuar por 40 dias e 40 noites no deserto da Judeia e resistiu a todos as tentadoras ofertas que o Diabo lhe foi fazendo?
Sempre que tudo quis, Jesus, o do Benfica, tudo perdeu. Aconteceu há duas épocas quando voou até aos quartos de final da Champions (caiu diante do Chelsea e com queixas sobre a arbitragem) mas, em parte pelo sacrifício extra na Europa, viu voarem os cinco pontos de vantagem que chegou a ter sobre o FC Porto na Liga; aconteceu na época passada, quando voou até à final da Liga Europa (novamente o Chelsea como carrasco...) mas, de novo, viu voarem cinco pontos de vantagem que tinha sobre os dragões, à beira do fim... Em breve, veremos."

João Pimpim, in A Bola

PS: Uma rectificação: na época que fomos eliminados da Champions pelo Chelsea, os pontos perdidos que nos custaram o Campeonato, foram perdidos muito antes dos jogos com os Ingleses, e a responsabilidade principal foi dos Xistras, dos Hugos Migueis, dos Proenças e dos Soares Dias e até dos Capelas...!!!

4 comentários:

  1. Concordo com o PS.
    É natural que JJ tenha aprendido pois toda a gente minimamente inteligente aprende até ao fim dos seus dias. JJ não é excepção.
    Para além disso o plantel é muito melhor e tem muito mais escolhas pelo que é muito mais fácil de rodar.

    ResponderEliminar
  2. Continuo a não entender estas opiniões... até parece que só podemos ambicionar a uma coisa ou outra.

    Porque não termos ambição de querer as duas?!

    Na época passada, não faltaram os "velhos do Restelo" a dar na cabeça do Jesus. Ele é isto, ele é aquilo, ele é gabarola, ele pinta o cabelo, ele leva do Cardozo, ele bate na polícia,... enfim!

    Eu pessoalmente sou um crítico do Jesus, mas apenas daquilo que faz no terreno do jogo.

    Também sei que neste momento o Benfica tem plantel para jogar com o melhor Porto e o melhor Sporting ao mesmo tempo e em campos diferentes, se o quisesse. E isto atesta a qualidade da nossa equipa, mas também um enorme capital de segurança para ambicionarmos a algo mais...

    ... mesmo que isso roa de inveja alguns "velhos do Restelo".

    Depois há algo que ninguém percebe: o Jesus treina uma equipa que joga 3 vezes em 6 dias... o Paulo Fonseca demonstrou o quão é difícil estar à altura desse desafio... no Estoril, o jovem Marco Silva, também já teve um sabor amargo do que é treinar nessas condições esta temporada, quando esteve na Liga Europa... enfim, isto não é para todos. É preciso ser muitíssimo competente.

    E verdade que há opções que o Jesus toma e no qual eu discordo totalmente e até já antevejo a "merda" que vai dar, também é bem verdade que o Jesus tem conseguido levar água ao seu moínho e tem ensinado muitas coisas aos olhos mais atentos.

    Por fim, dizer à equipa que não dá para conquistar tudo, é limitá-los logo à partida. Neste plantel encarnado, com a consciência da qualidade que possuem, a confiança e ambição que têm... é dar um tiro no pé.

    Desafiante para o Jesus é conseguir conciliar as duas coisas!

    Penso que este ano, haverá troféus... até porque os outros concorrentes nacionais, nem têm merecido assim tanto... mas já sabemos que justiça no futebol... ;)

    ResponderEliminar
  3. culpar só o Jesus por ter desejado tudo e não ter conseguido não ~´e realista nem justo.

    a direcção, os jogadores e os adeptos são tão ou mais culpados, porque pressionaram e desejaram o mesmo

    ResponderEliminar
  4. Muito bem o PS.
    Sendo Benfica e a equipa que tinha e tem, era e é legítimo tentar tudo.
    Lá fora é quase impossível cá dentro está tudo dito no PS.
    E para o jogo de amanha, o mesmo apitadeiro da época passada.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!