Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Objectivamente (equipas B)

"Arranca esta época mais um novo projecto para equipas 'B' nos principais clubes. A ideia é magnífica porque será mais uma tentativa de incrementar a formação e a promoção de jovens jogadores. Espera-se que sejam portugueses na sua maioria e que as academias demonstrem toda a sua utilidade e coloquem na rota da titularidade os melhores jogadores destas equipas de suporte. Ainda não há muito tempo foi feita esta experiência com segundas equipas. Desta vez a formula é mais consistente e pode ter sucesso. Assim os treinadores e dirigentes dêem sequência à teoria que esteve na origem desta nova tentativa.
Eu sou dos que nunca compreendeu a política de aquisições que de um modo geral tem afligido o futebol na Europa. O porquê de tanto investimento na formação e depois o desperdício quando os jovens atingem a idade de transição para os seniores e o profissionalismo! Só um clube, o Barcelona, tem contrariado esta filosofia e com resultados tão fantásticos que não percebo porque ninguém segue essa política!
Nunca entendi porque é que não se dá sequência à formação nas academias com tantos e bons atletas. O Benfica tem sido, desde sempre, um clube formador por excelência. Recordo as épocas gloriosas que tiveram como base jogadores que chegaram muito jovens ao Clube - Shéu, João Alves, Humberto Coelho, Chalana, Eurico, os irmãos Bastos Lopes e José Luís e Jorge Silva, Artur, Jordão. Foi com gente desta estirpe que se lançaram as sementes para equipas de sucesso. Agora é aquilo que se espera que consiga Norton de Matos, ele próprio um dos jovens que se formou no Benfica e que teve de sair para fazer sucesso na Bélgica onde atingiu estatuto de internacional de grande valor a ponto de ser chamado à Selecção.
Foi campeão júnior no Benfica. Subiu a sénior, em 1974, e depois saiu. Por isso ele sabe bem como deve ajudar estes jovens no seu percurso. Espera-se grande sucesso neste projecto e a garantia de uma boa gestão de recursos."

João Diogo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!