Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Finalmente!

"Finalmente! Após uma série de títulos nacionais falhados por bem pouco em diversas modalidades, eis que, naquela com que menos se contaria, alcançámos uma difícil, sofrida, mas brilhantíssima vitória. Finalmente, ao fim, de 15 anos, o Benfica voltou a sagrar-se Campeão Nacional de Atletismo.


No decorrer da decisiva estafeta final de 4x400, resolvida na recta final(!), lembrei-me das derrotas que averbámos recentemente noutras modalidades, até nos desempates por grandes penalidades. No Atletismo não há penalties, mas se tivéssemos perdido a estafeta, ficaríamos em igualdade pontual com o Sporting e o desempate far-se-ia pelo número de vitórias. E o simples facto do Marítimo ter optado por colocar o melhor especialista nacional de obstáculos a correr os 3000m planos levou a que o Sporting tivesse então mais um título que o Benfica. Com tantos azares esta época, era só mais um... Felizmente, não foi.


No final, na festa benfiquista que se registou na pista do Estádio Universitário, não pude deixar de recordar a alegria vivida há já 44 anos, quando, como (modesto) atleta do Clube, tive a grande alegria de ter ajudado a quebrar uma série de 12 títulos consecutivos do Sporting. Foi um dia inesquecível!


Este título do Atletismo do Benfica tem um mérito muito especial. A equipa foi fruto de um trabalho de vários anos, durante os quais o Benfica se sagrou diversas vezes Campeão Nacional de Juvenis, Juniores e Sub'23. E, dos 20 elementos que alinharam, a maioria são Juniores(3) ou Sub'23(8)! O mais velho é Marco Fortes, com 28 anos.


Mas há mais. O projecto da equipa feminina é bem mais recente e, depois de 10 anos de ausência, o Benfica voltou ao Nacional de Clubes na época passada, sendo então 4.º com a mesma pontuação da 3.ª equipa. Este ano saltou para um destacado 2.º lugar, com uma equipa formada por 2 Juvenis, 10 Juniores, 6 Sub'23 e apenas uma (uma só) sénior!


Nos anos 80 meados dos 90, o Benfica foi 12 vezes Campeão Nacional masculino (em 17 anos) e 12 vezes Campeão Feminino (em 13). Perder depois a liderança. Recuperou-a agora nos rapazes. Se a Direcção continuar a apoiar como até aqui, o futuro pertence-nos!"




Arons de Carvalho, in O Benfica




PS: Reforçando o título absoluto da semana passada, este fim-de-semana, o Benfica venceu o Nacional de Sub'23, em Masculinos e Femininos. Mesmo abdicando de vários atletas, que participaram num Meeting em Mannheim, o Benfica venceu categoricamente... em masculinos quase dobrámos a pontuação do segundo classificado!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!