Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aves natalícias

"O período natalício (que não necessariamente o Natal) e o futebol têm em comum uma certa ligação às aves. Desde o peru que se imola para deleite gastronómico ao que se tem de engolir quando o guarda-redes sofre um frango em versão superlativa. Desde o galo enaltecido na meia-noite natalícia e amaldiçoado nos dias em que a bola é atraída pelo íman dos postes.
O que não imaginava era que, na Luz, este Natal ficasse associado a outra ave: a águia Vitória que se costuma exibir no prelúdio dos jogos. No passado sábado, no jogo com o Rio Ave (outra vez a ligação à ave), não houve o voo do passarão, embora tivesse havido o voo das águias que ressurgiram como campeãs. Por este andar e pelas notícias conhecidas, a dita águia vai acabar os seus dias no Desportivo das Aves, travestida de ave de arribação!
Por falar em aves e em futebol, há outras espécies que, de quando em vez, aparecem exuberantes: o abutre e o milhafre, aves de rapina em momentos cirurgicamente escolhidos; o papagaio e o cuco que exprimem toda a sua verve em conferências de imprensa ou fora delas; as aves canoras sempre chilreando para o lado (dos problemas); as aves agoirentas espalhando toda a sorte de desgraças; e a avis rara que, messianicamente, se auto-intitula salvadora de qualquer coisa a começar por ela.
Ultimamente, surgiu também uma nova versão de pavão: jovem, insinuante, enfatuado, com uma visão algo distorcida pela longa plumagem azulada e que gosta de entretenimento dos silvos (ou falta deles) nos relvados. Garantiram-me que, afinal, é um garnisé (geneticamente modificado) que, como o nome indica, é oriundo da ilha de Guernsey e por isso tem ascendência britânica."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. Na ‘especial’ qualidade de Presidente do Conselho de Administração (ando a procurar um ex-seleccionador de um país de leste <span> </span>para o cargo de Director-Geral) do blog http://benfiliado.blogspot.com/ <span> </span>venho desejar aos que Produzem, Realizam, <span> </span>Escrevem e Publicam <span> </span>este blog os votos de um Santo e feliz Natal.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!