Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

República

"A mudança da Monarquia para a República, no campeonato de Lisboa de futebol, significou a deslocação da liderança do Carcavelos para o Benfica. Com cinco aninhos de idade, no ano da República, o 'Glorioso' conquistou o seu primeiro título na Associação de Futebol de Lisboa. Vencedor crónico, o Carcavelos não resistiu à ultrapassagem e desistiu do campeonato. E a primeira década da República - cujo centenário agora se comemora - é a primeira década de Glória do Glorioso Benfica.
Na década entre 1910 e 1920, o Benfica venceu sete dos dez campeonatos de Lisboa. Eram os tempos de Cosme Damião, treinador, centro-campista e capitão do Benfica nos primeiros cinco anos da década, simplesmente treinador até ao final dos primeiros dez anos da República. O clube destinado a ser Glorioso jogou no emprestado campo da Feiteira, em Palhavã e em Benfica nos primeiros dez anos da República.
Disputando, em casa e fora, um total de 86 jogos, o Benfica venceu 70, marcando uma média de quatro golos por encontro e sofrendo uma média de meio golo por desafio!
O que aconteceu ao futebol, com a implantação da República, foi a passagem do testemunho do aristocrático e very british Carcavelos para o popular e Lisboeta Benfica, clube com nome escrito e prenunciado com uma letra no final. Aliás, o futebol era uma prática das elites, associadas no Carcavelos, no Internacional, no Sporting, até que o Benfica implantou a República no reino da bola. Nunca mais nada foi como dantes. E agora, no centenário da República o Benfica ostenta a faixa de campeão e tem no seu historial mais títulos e troféus que qualquer outro clube."
João Paulo Guerra, in O Benfica

2 comentários:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!