"Filipa Patão está em rota de colisão com Jéssica Silva e A BOLA noticiou isso mesmo em primeira mão na quarta-feira, dia 20 de março, depois de a avançado ter sido excluída do jogo da Liga dos Campeões com o Lyon. Nesse dia assinei uma notícia a contar a história, depois de confirmar a verdade, ouvindo várias partes envolvidas.
Demos conta de uma reunião que existiu entre a treinadora e a internacional portuguesa, promovida pelo Benfica, para tentar acalmar o impacto que teve no grupo a decisão de afastar Jéssica Silva de um jogo importante, que as águias acabaram por perder. No dia seguinte o Benfica fez sair uma nota informativa no site, dizendo que a jogadora, de 29 anos, estava a realizar tratamento. Não disse que estava lesionada, porque não está. O Benfica sabe que não está e nunca disse que estava.
A verdade é que esta decisão do Benfica de justificar a ausência de Jéssica Silva com um tratamento motivou comportamentos vergonhosos que só refletem que há adeptos a olhar para o futebol feminino com os mesmos olhos errados com que olham para o masculino. Tenho sido inundada com mensagem insultuosas a chamarem-me de «vaca mentirosa» por noticiar que a ausência de Jéssica Silva da competição se deve a opção técnica de Filipa Patão e tenho a certeza de que a treinadora do Benfica e a própria jogadora recebem muitas mais mensagens semelhantes nas suas redes sociais.
Só me entristece, e certamente também entristece ambas (que conheço e com as quais já falei sobre a projeção que pretendem que o futebol feminino tenha), é que se ofenda desta forma mulheres que só estão a fazer o seu trabalho. O meu é, apenas e só, o de cumprir o meu dever como jornalista: informar com verdade. E sim, Jéssica Silva não está lesionada. Está a treinar com as restantes jogadoras do Benfica e, para além de não ter jogado com o Lyon, também não vai jogar este sábado com o SC Braga porque Filipa Patão não quer e excluiu-a, uma vez mais, das convocadas. Não o pode fazer? Claro que pode!
Como treinadora, Filipa Patão tem todo o direito de convocar quem entende que está em condições de dar o melhor pelo Benfica. Jéssica Silva tem todo o direito de ficar magoada com as atitudes da treinadora, porque também ela quer dar o melhor pelo Benfica. Não há é necessidade de não o assumir, porque isso só faz com que nos ofendam, a todas, e nos carreguem com mensagens vergonhosas. Isto é só futebol!"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!