Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de julho de 2022

6 argentinos que brilharam pelo SL Benfica


"A boa relação entre jogadores argentinos e o SL Benfica já não é de agora. Tudo começou em 1994, quando Claudio Caniggia assinou pelas águias, tornando-se assim no primeiro argentino a envergar o Manto Sagrado. Agora Enzo Fernández chega para ser o 23.º atleta do país sul-americano a representar os encarnados.
Enquanto Enzo vai tendo direito aos primeiros minutos de águia ao peito, chegou a hora de relembrar alguns nomes emblemáticos provenientes da Argentina, que representaram o SL Benfica.

1. Pablo Aimar
Não há melhor maneira de fechar este top do que com “El Mago”. Foi um dos melhores jogadores de todos os tempos a pisar os palcos do futebol nacional e não é à toa que é o ídolo de Lionel Messi. Esteve na Luz durante cinco temporadas (2008-2013), tendo realizado 178 jogos, marcado 17 golos, feito 49 assistências e conquistado cinco troféus.
A alcunha que lhe foi atribuída espelha com total reverência a magia que deixava em campo. Se para ele o SL Benfica “é incrível e enorme”, para os benfiquistas, Aimar foi um autêntico colosso. A cumplicidade que tinha com Saviola era notável, entendiam-se até de olhos fechados. O número 10 entrava em campo para brilhar, deixando rendidos todos os fãs do desporto rei. Não há como esquecer Aimar, muito menos o fascinante futebol que tinha nos pés.

2. Javier Saviola
Se há jogadores que marcaram a história do SL Benfica, independentemente da nacionalidade, Saviola foi um deles. A verdade é que não foi só o argentino que escreveu uma linda página na história dos encarnados, mas o clube também preencheu a vida do jogador, de tal forma que é bastante elogiado no seu livro, intitulado de “Para ti, Cacho”.
Chegou em 2009/10 e saiu em 2012/13, com 121 jogos, 72 golos e 31 assistências envergando o Manto Sagrado. “El Conejo” encontrou “o prazer de jogar no SL Benfica” e quando saiu deixou na retina dos adeptos encarnados vários momentos que ainda hoje são nostálgicos.
O argentino pisou grandes palcos, como Santiago Bernabéu e Camp Nou, mas confessa que foi na Luz onde viveu os melhores momentos, momentos esses que nunca serão esquecidos por aqueles que tiveram o privilégio de o ver jogar. “O SL Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia. Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém que passou pelo Real Madrid CF ou FC Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os atores principais de uma grandiosa encenação. No SL Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno.”

3. Ángel Di María
Mais um jogador que não é esquecido no universo benfiquista. Jogou de águia ao peito entre 2007/08 e 2010/11, tendo rumado ao colosso do Real Madrid CF nessa mesma época. Foram 119 jogos, 15 golos e 28 assistências, que ainda hoje são recordadas como algo fascinante.
Jogadas e golos como o famoso golo de letra frente ao AEK de Atenas, na fase de grupos da Liga Europa, em dezembro de 2009, que deu a vitória às águias, são apenas dignos de grandes jogadores. Tendo a Catedral como palco principal, foram muitos os momentos em que os adeptos benfiquistas, ou até mesmo os das equipas rivais, se levantaram para aplaudir o argentino.

4. Nicolás Gaitán
Se quisermos falar em grandes nomes do futebol argentino, não podemos de todo esquecer o Nico. Tal como Salvio, chegou à Luz em 2010/11, onde permaneceu até se despedir em lágrimas em 2016/17. Salvio veio do Club Atlético de Madrid e rumou ao CA Boca Juniors, Gaitán fez o percurso inverso.
Antes de rumar a Espanha, deixou magia em campo como poucos e com a magia ficou também a saudade. O argentino festejou três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça, contando também com 252 jogos, 41 golos e 89 assistências, entre as quais a mítica jogada ao primeiro toque com Lima, que resultou no segundo golo dos encarnados frente ao Sporting CP, na jornada 26, em 2012/13. Para além desse lance, temos também o livre marcado à Panenka, na Liga Europa, em 2014.

5. Eduardo Salvio
O argentino chegou ao SL Benfica em 2010/11 por empréstimo do Club Atlético de Madrid. As boas exibições de “El Toto” convenceram os encarnados a pagar 13,5 milhões de euros por ele, tendo sido, na altura, a contratação mais cara da história das águias.
Foram 266 jogos, 62 golos e 56 assistências ao longo de oito temporadas. Salvio foi penta campeão e conquistou 14 troféus na Luz, deixando ainda hoje um rasto de saudade nos adeptos benfiquistas. Sempre que volta “a casa”, como o próprio chama ao estádio da Luz, é recebido com aplausos e muita emoção à mistura. Afinal de contas, foi um amor mútuo que perdura até aos dias de hoje, quer no estádio, quer nas redes sociais, onde o jogador continua a apoiar fervorosamente o clube.

6. Enzo Pérez
O médio chegou à Luz em 2011/12, tendo feito um total de 117 jogos ao serviço dos encarnados. Ao longo dessas partidas marcou 10 golos e fez 19 assistências. Foram 8885 minutos de puro talento dentro das quatro linhas. Em 2014/15 foi vendido ao Valência CF por 25 milhões de euros.
Ao longo dessas épocas venceu uma Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga. Para além disso, disputou ainda as duas presenças na final da Liga Europa (2012/13 e 2013/14). Na memória dos adeptos ficam assistências e golos, muitas vezes importantes e até mesmo surpreendentes, como o célebre golaço marcado aos leões em fevereiro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!