Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Saltos para a glória


"Pedro Pichardo é o mais recente português campeão olímpico e é do Benfica!
A prestação do nosso atleta foi absolutamente brilhante, dominando toda a prova e deixando a concorrência a tantos centímetros que mais pareceram quilómetros.
Bastaria o primeiro salto na final (17,61 m) para que Pichardo assegurasse o ouro na prova, mas o português queria mais. Na terceira tentativa chegou a uns impressionantes 17,98 m, conseguindo a segunda melhor marca olímpica e a melhor do ano, além de estabelecer novo recorde nacional.
Na hora dos festejos, foram visíveis a felicidade e o orgulho sentidos pelo atleta. E impressionou a confissão de alguma insatisfação durante a prova por não ter saltado além dos 18 metros, tratando-se de um pormenor imensamente revelador do caráter que faz de Pichardo um grande campeão. Conforme manifestou o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa: "A tua ambição é um exemplo para todos no Sport Lisboa e Benfica."
O ouro de Pichardo foi o primeiro da delegação portuguesa em Tóquio, a quarta medalha para o país neste certame. É o segundo atleta do Benfica a sagrar-se vencedor olímpico nos chamados desportos individuais, depois de Nelson Évora, em 2008. Desde que o Benfica Olímpico teve início, em 2005, são cinco os medalhados. Além dos já referidos, pertencem a este quinteto exclusivo Fernando Pimenta, Telma Monteiro e Vanessa Fernandes, os sucessores de António Leitão, que brilhou em Los Angeles, em 1984, e Uchenna Emedolou, em Atenas 2004.
Noutro palco tivemos também um final de tarde muito satisfatório. A nossa equipa de futebol alcançou na Rússia, frente ao Spartak Moscovo, um resultado que nos coloca numa posição privilegiada para obter o apuramento para a ronda derradeira de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
No primeiro jogo oficial da temporada, o Benfica venceu por 0-2, fruto de uma exibição sólida, assente na consistência defensiva e na inspiração coletiva nos momentos ofensivos. As oportunidades de golo criadas foram-se sucedendo, ficando a sensação de que o triunfo sobre um adversário que demonstrou ter inegável qualidade poderia ter atingido uma margem mais dilatada. Rafa e Gilberto, assistidos, respetivamente, por João Mário e Lucas Veríssimo, foram os autores dos golos benfiquistas, ambos finalizadores de excelentes jogadas coletivas.
Jorge Jesus elogiou o "grande jogo" do Benfica e considerou que "os jogadores merecem, taticamente foram espetaculares". Para o nosso treinador, a exibição foi "melhor do que pensava para primeiro jogo da época", tratando-se, ainda de acordo com o técnico, de uma "vitória de afirmação de uma equipa muito confiante" ante um adversário que tem "uma boa equipa e um bom treinador".
E dedicou o triunfo a Luís Filipe Vieira: "Hoje não posso esquecer uma pessoa que foi muito importante na minha carreira, pelo meu regresso ao Benfica: o Presidente Luís Filipe Vieira. Fez um grande trabalho no Benfica. É meu amigo e continuará sempre a ser meu amigo. Dedico-lhe esta vitória pelo que fez por mim e pelo Clube. Fez de mim treinador, um treinador conhecido. Deixou um grande clube para caminhar com outra estrutura, com o Presidente Rui Costa. Quero partilhar com ele este triunfo."
O triunfo por dois golos coloca-nos numa situação vantajosa, mas Jorge Jesus fez questão de salientar que "estamos apenas na primeira parte da eliminatória, (…) ainda falta um jogo para passar, queremos seguir e estar entre os melhores".
Agora todas as baterias estão apontadas para a deslocação a Moreira de Cónegos. Entrar bem no Campeonato é o objetivo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!