Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Fundação Benfica


"A pandemia tem sido desafiante para todas as instituições de solidariedade, incluindo a Fundação Benfica, que logo se prontificou a implementar diversas iniciativas com vista à mitigação de problemas e desigualdades dos domínios da saúde pública, social e económico, causados ou acentuados pelo surto pandémico.
Uma das consequências da pandemia menos focada está relacionada com a agudização de problemas dos necessitados, além do próprio aumento de pessoas em situações carenciadas, agravado pela crescente escassez de recursos.
A Fundação Benfica tem estado muito atenta a este fenómeno, reforçando a sua ação onde e quando possível, sem nunca descurar os projetos em curso, tendo, para isso, inclusivamente, que proceder a algumas alterações no seu funcionamento devido à pandemia.
As recentes condições climatéricas extremamente adversas, com temperaturas muito baixas, expuseram ainda mais as pessoas em situação de sem-abrigo, acrescido da vicissitude de o apoio que lhes é habitualmente prestado por particulares e instituições poder ser seriamente afetado, agora que houve a necessidade de decreto de novas medidas de confinamento e vivemos o maior período de pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde.
Neste contexto, a Fundação Benfica empreendeu a iniciativa "Vaga de frio", que consiste na oferta de 450 kits compostos por saco-cama, luvas e máscara reutilizável a pessoas em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, sinalizadas e acompanhadas pela Comunidade Vida e Paz, a qual apoia diariamente a população sem-abrigo da cidade de Lisboa, num trabalho contínuo de enorme mérito e solidariedade muito assente na ajuda de centenas de voluntários.
Este é um projeto com a marca Fundação Benfica que surge na sequência de vários outros desde que a pandemia foi decretada em março do ano passado.
Recordamos que o Sport Lisboa e Benfica, através da sua Fundação, constituiu-se como uma das primeiras entidades a associar-se ao Estado na linha da frente do combate à pandemia. Tratou-se de uma colaboração significativa e efetiva envolvendo mais de um milhão de euros tendo permitido a aquisição e oferta ao Serviço Nacional de Saúde de um milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis, 173 500 máscaras de proteção FFP, 9005 máscaras de proteção FFP2 com respirador, 1 milhão e 800 mil pares de luvas descartáveis, 2620 óculos de proteção, 2620 fatos de proteção, 778 termómetros infravermelhos e dois ventiladores.
Destaque ainda para a iniciativa "Juntos cuidamos de Si", através da qual a Fundação, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, distribuiu cerca de três milhares de packs alimentares de emergência a idosos isolados e em contexto de elevada vulnerabilidade social já previamente sinalizados pela GNR. 
Também a colaboração entre a Fundação e o Futebol Profissional que permitiu oferecer 5,5 toneladas de alimentos à Comunidade Vida e Paz no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo num momento particularmente difícil em que escasseavam os apoios e o voluntariado em função do início do período de confinamento.
E a nova oferta de milhares de máscaras e viseiras junto de Hospitais e Escolas já no decorrer da segunda vaga e em função de uma parceria com a empresa do setor, Oxray/Active Capital. Assim como de cerca de cem cabazes de Natal a famílias devidamente sinalizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Estes, como outros apoios de inúmeras instituições, são relevantes, mas insuficientes. A todos os que puderem ajudar ou contribuir, apelamos que o façam. Vivemos um momento difícil para todos, mas ainda assim mais difícil para uns do que para outros. Sejamos solidários!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!