Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de maio de 2019

Conquistar, decidir e afundar

"Conquistar
Conquistar já não tem desde há muito o significado bélico que no tempo do fascismo ensinavam aos alunos na escola. No entanto, Game of Thrones, ou, em português, Guerra dos Tronos, é das séries de televisão com maior audiência.
Isto só vem provar que se mudam os nomes, mas não se mudam as vontades!
Existe em todos nós uma vontade de sermos 'agradecidos e recompensados', pelo que consideramos os nossos méritos, que na maioria das vezes não o são.
No momento em que escrevo este artigo, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou que as classificações dos árbitros e árbitros assistentes da I Liga e II Liga em 2017/18 são ilegais. Ora, desconhece-se o citado acórdão salvaguardou efeitos jurídicos já produzidos, nomeadamente que os árbitros que agora viram a sua classificação mudada não tinham competência para arbitrarem jogos que entretanto apitaram.
Este tipo de preservação de efeitos jurídicos é um principio jurídico universal, e por isso espera-se que o mesmo tenha sido salvaguardado. É que, caso não o tenha sido, podemos ter aqui um problema quanto ao nosso título, que foi obtido de forma totalmente legítima, justa e merecida. E os 'lobos' espreitam tudo para comer a carne!
A conquista do 37.º título por parte do SL Benfica deverá resultar num encaixe de, pelo menos, 70 milhões de euros, com a entrada directa na Liga dos Campeões, a verba relacionada com o mercado televisivo de cada clube, aumento da receita de bilheteira e de marketing, assim como os contratos comerciais e de patrocínio.
(...), as receitas do Benfica desde 2009/2010 até 2017/2018.
(,,,), apenas as receitas dos prémios das competições europeias. A melhor época foi 2015/2016, e a pior foi 2008/2009. Não temos ainda dados da época 2018/2019.
Se o melhor resultado até agora foi na ordem dos 35 milhões de euros, e se a previsão para a époac de 2019/2020 é de 70 milhões no mínimo, acho que está tudo dito.

Decidir
Decidir nos tempos que correm é realmente das coisas mais difíceis de fazer.
Ele é porque surge logo uma chuvada de críticas, que criticam não sabem bem o quê, ele é pelos anticorpos que se criam pela mais pequena coisa, gerando imediatamente reacções de ódio e inveja, seja mesmo pela estupidez humana, que entre outros encontramos bem explicada no livro História Natural da Estupidez!
Por essa razão, sempre admirei quem tem os ditos no sítio para tomar decisões e, mais corajosamente ainda, para assumir que as tomou e dar a cara por essas decisões.
Um decisor sabe que ao tomar uma decisão arrisca toda a sua vida e a sua credibilidade, mas em nome da instituição toma-a, obviamente pensando ser a mais acertada, e a verdade é que foi mesmo.
É bom que ninguém esqueça quem teve coragem de assumir decisões e enfrentar oposições dominadas pelo ódio e pela inveja e, claro está, pela estupidez. É bom que ninguém esqueça que quando um navio se está a afundar, existe um comandante que fica lá, para tentar salvar o navio. É bom que nenhum de nós tenha memória curta e veja o que tem vencido nestes anos todos pelo facto de ter um comandante com 'eles no sítio'! Esquecer é feio, muito feio, para não dizer estúpido!

Afundar
Sabem o que é afundar?
Não, não é o que os basquetebolistas costumam fazer quando saltam para o cesto. É antes um grande clube português ter de ficar sem meio plantel para poder cumprir o financional fair play. Isso é que é afundar!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!