Últimas indefectivações

domingo, 14 de outubro de 2018

Onze notas bem soltas

"Aquela nossa 'asa direita' - criada no Benfica - é 'do outro mundo'. O único sector que exige 'novas descobertas' é o eixo da defesa

1. Na passada quinta-feira frente à Polónia a nossa Selecção Nacional fez, na minha modesta opinião, um dos melhores jogos dos últimos tempos. Foi um colectivo impressionante. Trocou a bola com mestria, congelou o jogo polaco com sabedoria e combinou jogo bonito com momentos de elevada nota artística! Acredito que temos valores que nos darão imensas alegrias até, pelo menos, o Europeu de Alemanha! Aquela nossa asa direita  - criada no Benfica! - é do outro mundo! O único sector que exige novas descobertas é o eixo central da defesa. Pepe e Rúben Dias são indiscutíveis. Mas a idade de Pepe - e agora até a sua indisponibilidade para o próximo jogo - determina a busca de outras opções. Mas, aqui, Fernando Santos continuará a mostrar-nos a sua sabedoria e a sua ousadia. O que é, em si, um factor acrescido de muita confiança.

2. Acredito que a Federação Portuguesa de Futebol irá acolher a final four da primeira edição da Liga das Nações. Concebida a partir de um projecto do nosso Tiago Craveiro a final desta edição inaugural será atribuída, em razão das candidaturas existentes, ao vencedor do nosso grupo. E, assim, se hoje a Polónia e a Itália empatarem serenos, sentados no sofá, os vencedores do grupo. Em caso contrário teremos que fazer dois pontos nos dois jogos que nos falta realizar. E, logo, os organizadores da inédita fase final. Temos estádios que cumprem os requisitos exigidos. Só faltará decidir se será Lisboa ou Porto a receber outras três grandes selecções europeias em Junho próximo. E, já agora, os prémios são bem interessantes. E estimulantes para uma Federação que tem projectos e conquistas, é referência de excelência e tem, também, presença relevante nos principais palcos do futebol europeu e mundial.

3. Depois deste tempo de 'selecções' regressamos às competições domésticas e, agora, à primeira participação dos clubes da Liga principal na Taça de Portugal. E, aqui, o que se sente é que a bondade regulamentar que prevê que eles sejam sempre visitantes é transformada, por múltiplas circunstâncias, numa impossibilidade, seja objectiva ou mesmo subjectiva. Teremos jogos a partir da próxima quinta-feira para alegria da RTP e de todos aqueles que anseiam por jogos em canal aberto. A Taça de Portugal transformou-se, assim, não na referência do futebol de todos mas a competição que permite, desde uma precoce eliminatória, que todos vejam o futebol que opõe grandes marcas a emblemas do Portugal inteiro. Da Sertã a Loures, de Pedras Salgadas a Vila Real, de Felgueiras a Fátima, de Vildemoinhos a Mirandela esta eliminatória visita muitas localidades que vibram com o futebol e com muito fervor.

4. Leonardo Jardim foi despedido do Mónaco e para a nova equipa técnica entra João Tralhão. Sai do Benfica após anos de dedicação total e vendo crescer meninos que são grandes nomes do futebol português e europeu. Não esqueço o final de um jogo, na Liga jovem, em Istambul em que Renato Sanches fez uma exibição extraordinária. Se os olheiros que estavam perto de mim ficaram maravilhados não esqueço o sorriso concordante, mas diplomático, de João Tralhão quando lhe disse, à porta do balneário, que aquele menino chegaria, em breve, à equipa principal. Tal como Rúben Dias ou João Félix, entre tantos outros que o Seixal formou e continua e bem, a formar.

5. Convém acompanharmos o processo de corrupção que varre o futebol belga - 19 arguidos e nove deles em prisão preventiva - e a suspeita de viciação de resultado no jogo da Liga dos Campeões entre PSG e o Estrela Vermelha. Um alto dirigente do clube sérvio apostou bem alto na derrota da sua equipa e, logo, pela diferença de cinco golos. O resultado final foi 6-1... Coincidências... Esperemos pelo próximo dia 18 para sabermos o que decide o Comité Executivo da UEFA.

6. A Benfica SAD é a única que apresenta resultados económicos-financeiros positivos. Teve lucro, tem capitais próprios positivos e é aquela que, em relação a Futebol Clube do Porto e Sporting, tem os menores encargos com o pessoal. São números que importa realçar num momento em que a indústria do futebol em Portugal tem, com urgência, de repensar a sua estratégia de médio prazo. E o nervosismo que saiu da última Cimeira de Presidentes é só o primeiro sinal público. De um nervosismo que se sente e pressente.

7. Importa acompanhar a discussão no Parlamento da proposta de lei acerca da violência no desporto com atenção a acrescido cuidado. Tenho para mim, desde há muito, que inserir os GOA (Grupos Organizados de Adeptos) neste tipo de diplomas é entender, com todas as suas consequências, que os GOA nascem e organizam-se para actuarem violentamente. E a ser assim a solução legal só deverá ser como, com sagacidade salienta um ilustre, conhecido e conceituado jurista, a «sua óbvia proibição»!

8. Há precisamente cinquenta anos, nestes dias de Outubro, decorriam os Jogos Olímpicos do México. Da Cidade do México que havia vencido a disputa com Lyon, Detroit e Buenos Aires. Foi a primeira edição a ser transmitida por televisão e a cores. E foi também a primeira vez que houve controle anti-doping. Importa recordar momentos que ficam na história. Com a consciência que, na altura, alguns não queriam «uma olimpíada mas sim uma revolução»! E, em frente, do outro lado do Oceano, em Paris, continuavam os efeitos do Maio de 1968!

9. Arrancou, ontem, o Nacional de hóquei em patins. E hoje haverá um Sporting - Benfica. São catorze equipas e será uma competição continental já que não há representação das Regiões Autónomas. É, igualmente, um campeonato que atrai grandes nomes estrangeiros de uma modalidade regionalizada. Espanha, Argentina e Itália são referência e resistência de uma modalidade cuja atractividade, entre nós, é bem singular e evidência que a tradição desportiva deve ser acarinhada e ajudada. É que, também, no desporto, há localismos que não podem ser ignorados!

10. Ontem realizou-se um jogo particular de futebol bem sugestivo. Um China - Índia. Dois Estados que representam 2.800 milhões de habitantes. Foi um jogo de preparação para a Taça da Ásia. Cada um deles, na sua especificidade, está a descobrir o futebol. O jogado diria eu. Já que o apostado há algum tempo foi descoberto. Basta olharmos para as receitas mensais de algumas casas de apostas. Incluindo, na sua dimensão, algumas portuguesas... E, no final, empate!

11. Cristiano Ronaldo fora dos relvados tem de ser bem paciente e muito resistente. E ter presente uma máxima: «Não basta detectar o problema, é preciso agir para o resolver». Tendo presente o tempo, o espaço, o momento e as circunstâncias. Com a consciência que «ser fiel a si próprio é o maior dos êxitos»!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!