Últimas indefectivações

domingo, 4 de março de 2018

Siga o dinheiro

"A primeira parte do Benfica teve momentos de alta nota artística. E os golos de Jonas e Zivkovic são instantes para rever e recordar.

1. Quando faltam nove jornadas para o final do campeonato - em rigor desta Liga NOS - e em razão dos resultados já ocorridos, podemos dizer que o Futebol Clube do Porto alargou significamente a distância para o Sporting - oito, que são nove pontos, já é muito! - e que o Benfica, com a saborosa vitória face ao Marítimo, se distanciou, num momento importante da época, da equipa de Jorge Jesus e manteve a diferença pontual face ao colectivo liderado por Sérgio Conceição. Com o resultado do disputado jogo no Dragão da passada sexta-feira, o Benfica também sabe que tem nove finais mas, entre elas, uma verdadeira finalíssima na Luz quando receber o Futebol Clube do Porto. Até à trigésima jornada - que se disputa do fim de semana de 15 de Abril - o Benfica e Rui Vitória sabem que terão que conquistar, com a alma que os invade e o fervor que os impele, doze pontos. E nos dois jogos na Luz - com o Aves e o novo Guimarães de José Peseiro - e nos outros dois fora de casa - face a Feirense e ao Setúbal - é fundamental o permanente colinho dos adeptos. Eles são, neste concreto tempo e nestas especificas circunstâncias, mais do que o décimo segundo jogador. São mais do que as contas estimulantes esta semana apresentadas pela Benfica SAD. Eles são a força e o estímulo necessários para os instantes de superação que decerto ocorrerão. Já Sigmund Freud dizia que «o homem enérgico e o que é bem sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo»!

2. Sem que muitos se apercebam estão a correr grandes mudanças e sérias transformações no planeta futebol. E deixemos para próximo artigo algumas outras que se preparam no nosso rectângulo. Sabemos, de múltiplas leituras, que descobrir as coisas como elas realmente são é transformador. Mais do que isso, é libertador! E o mundo real do futebol está em mutação. O VAR é um dos seus elementos. Com a sua oficial aprovação ontem por parte da FIFA, este dia 3 de Março de 2018 - também dia em que nasceu, para orgulho de milhares, o 'nosso Colégio Militar'! - entra como um dia marcante para a história do futebol. Gianni Infantino disse, talvez com algum exagero, que «o futebol será quase perfeito a partir de agora». Mas que há mudanças a partir do VAR sabemos nós por experiência vivida e conhecida. E, por vezes, bem discutida! Também ocorreram esta semana relevantes mudanças no formato e nos horários da Liga dos Campeões. Cada vez mais afunilada para as Ligas periféricas e com claro reforço dos grandes nomes e das grandes Ligas. E, por conexão, surge a pergunta e logo a resposta à pergunta onde ver a Liga dos Campeões. Sim na próxima época desportiva parece que não teremos Liga dos Campeões em sinal aberto em Portugal. E acredito que o bom acordo celebrado entre a FPF e a RTP acerca da transmissão dos jogos da Taça de Portugal é o primeiro sinal de uma mudança estrutural nas transmissões televisivas do futebol em Portugal. Alguma das respostas que poderemos ter - a essência da descoberta das coisas como elas realmente são - irá repousar, afinal, numa famosa frase desenhada na década de 1970 pelos jornalistas que acompanharam e denunciaram o escândalo Watergate nos Estados Unidos: «Siga o dinheiro»! E o dinheiro aí está. Na Europa exige já, tal como na Liga Europa, dois horários para os jogos da Liga dos Campeões. Um na hora do jantar na Europa central - 18.55 - e um outro na hora de quase deitar, as 21 horas. Menos uma hora em Portugal e em Inglaterra! E, desta forma, aumentam os preços dos pacotes televisivos exclusivos e o futebol passa a ser, para muitos, ou um bem «com impacto no orçamento familiar» ou um momento de partilha num espaço para convívio e consumo. Ou, então, e como já acontece entre nós, com o apaixonado relato - e o simultâneo comentário - em canais de noticias no cabo. É o regresso à rádio, agora uma rádio cantada e com rostos e as suas expressões e apreensões. E, por vezes, bem apaixonadas! Mas nada, nada mesmo, como o «follow the money»! Que leva, por exemplo, a que no México não haja descidas de divisão na próxima época desportiva. A Liga mexicana passa ser uma Liga fechada de vinte clubes! E com o argumento financeiro a ser determinante: «dar maior solidez às equipas da primeira divisão»! Siga o dinheiro!

3. Passada sexta-feira. Estádio do Dragão. 60 minutos de um jogo bem disputado. Fábio Coentrão, ávido de tempo, procura a bola junto à linha lateral. Um socorrista esconde-a com a subtiliza do adepto apaixonado. Fábio, com a sofreguidão do mar revolto, reage e empurra-o. Porventura o VAR é utilizado e escutado. E, aqui, e ao contrário do lance de Doumbia, acompanhado. Dois socorristas são expulsos. Acredito que o Conselho de Disciplina terá um trabalho suplementar já que terá que notificar, para efeitos da possível repreensão prevista em normas disciplinares, aqueles dois socorristas. E até avaliar toda a situação com recurso às imagens televisivas. Que servem, e bem, para despenalizar jogadores - como Petrovic - e, também, e muito bem, para punir atitudes graves. Umas vistas e outras escritas. E o propósito de escrita nada como acompanhar o importante jornal espanhol El País. Publicou esta semana um duro artigo acerca do futebol português. Em rigor acerca dos «incendiários do futebol português». E o texto é bem demolidor: «Provavelmente não há no mundo um País com futebolistas mais pacíficos e dirigentes mais violentos. Falamos de Portugal»! Talvez fosse conveniente - e urgente - o mundo do futebol português, da Federação à Liga, do poder político aos actores do futebol, começarem a preocupar-se seriamente com o que se diz lá fora acerca do que se passa cá dentro! Bem sabemos que os mágicos - os verdadeiros - sabem que o segredo de todo o truque é desviar a atenção dos espectadores para o que não importa, para que não percebam quando o truque é feito, a hora que realmente importa. Enquanto a nossa atenção é atraída a todo o instante para o que não importa, distraídos, bem distraídos, não percebemos, nem nos apercebemos, o que é feito connosco. Siga o dinheiro! Também por cá!

4. Este jornal teve a ousadia esta semana - na quinta-feira - de dar nota - nota é notícia - de uma denúncia anónima. Durante horas foi muito atacado. Depois apanhou-se a verdade. Mas já Virgílio Ferreira, no seu Escrever, nos dizia que «a verdade primeiro ama-se, depois demonstra-se». E o Lessing acentuava que «não há grandeza onde não há verdade»! Houve, aqui, grandeza e verdade! Houve, aqui, ousadia e liberdade. Agora siga-se o dinheiro!!!

5. A primeira parte do Benfica, ontem, na Luz, teve momentos de alta nota artística. E os golos de Jonas e Zivkovic são instantes para rever o recordar. A jogar com esta força e com este prazer é legitimo sonhar com o penta. E um verdadeiro adepto de futebol gosta de ver este espírito colectivo e estes talentos individuais. E eu tive o prazer de ver este jogo e de saborear estes golos ao lado do campeão da Europa e melhor do mundo em futsal, o nosso Ricardinho. Que noite!"

Fernando Seara, in A Bola

1 comentário:

  1. Fernando Seara e vitor serpa, ambos campeões da BAJULAÇÃO , da VACUIDADE e da VISCOSIDADE. O jornal onde "escrevem"...merece-os inteiramente .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!