Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Temos de reagir... (estou a estranhar tanto silêncio)

"Como não tenho dúvidas da superioridade da máquina do Benfica, que me perdoem os que não são, desta vez... vamos ganhar nós.

Ainda o Marítimo - Benfica
Na Madeira, com o dilúvio... eis que o mundo do futebol português veio abaixo. Dez meses, o Benfica perdeu um jogo. Nesse jogo, em que o Marítimo inaugurou a última bancada de um Estádio que há muito merecia, houve, talvez por essa mesma razão, um adicional de alma para os verde-rubros. Nada de anormal, pois então!
Nada de anormal numa equipa que se agigante e que ganhou ao maior de Portugal.
Especialmente numa data festiva. O problema não residiu aí... mas antes numa arbitragem que tudo fez (porventura involuntariamente... acrescento eu...) para que o Benfica não ganhasse na Madeira!
E nem o facto de o Benfica não ter conseguido atingir os níveis exibicionais de outras partidas, pode desculpar esses 'empurrões'. Porque, para além de permitir todo o jogo violento aos nossos adversários, deixou-os 'gozar' com a nossa cara, ao inventarem sucessivas e caricatas lesões que não passavam de simulacros de dores, sem que essas interrupções tivessem uma real contrapartida no tempo final extra concedido.
Uma vergonha que começou o ano passado quando tentaram impedir-nos o tri, depois da vitória em Alvalade. Pois este ano, os abusos começam mais cedo...
E não haverá ninguém com coragem para dar 10, 12 ou 15 minutos a mais, por ser o que corresponde à realidade?
Eu sei que isso só acontece a quem - como o Benfica, na Madeira - jogou menos bem...
Mas, a jogar o que jogamos, com tanta oportunidade perdida, se o tempo concedido fosse idêntico ao passado pelos jogadores adversários em assistências a lesões simuladas, teríamos tido tempo suficiente para empatar e, até, ganhar, tantas foram as oportunidades perdidas no pouco que se conseguiu jogar nos Barreiros!
 E o que dizer de tanta entrada à margem das leis, sem qualquer amarelo... por cada jogador? Temos de apontar o dedo e acusar quem, depois de entradas tão duras, chama o jogador que vai repetindo o jogo violento e lhe diz que da próxima é que é!!!
Porque, para além de permitir, uma,... duas,... três,... quatro,... cinco vezes entradas à margem das leis, o árbitro que assim age, para além de perder mais tempo, ainda avisa o jogador que, a partir daquela momento, não pode agredir mais os adversários, deixando essa função para outro colega. Ou seja, como que aconselhando que tem que ser outro a 'bater'. Para que comece a contagem de novo.
Béla Gutmann, naquele seu jeito de explicar de forma simples o que alguns teóricos de hoje tanto complicam, costumava dizer: «Quando se está em dia não, luta-se pela sorte; quando se está em dia sim, basta aproveitá-la».
Com quem ele e nós não contávamos - e é bom que também não contemos daqui para a frente e que nos insurjamos de forma clara e pública contra isso - era com uma arbitragem permissiva e complacente de Vasco Santos. Se calhar a maior culpa nem será dele. Então para o jogo da jornada nomeiam um árbitro que esteve parte da época passada sem actividade, por lesão, e, consequentemente, sem classificação? E ainda querem que não falemos?

Combater o critério deles na nomeação dos árbitros... já no próximo jogo
Como diria José Manuel Delgado, na crónica de sábado passado, ao jogo do Funchal - e cito - «A última meia hora dava para escrever um manual de antijogo, com prefácio do árbitro». Pois dava... como deu!
Mas, atrevemo-nos a perguntar, com aquela escolha não saibam ao que iam?

Outros houve que se deram ao luxo, na nossa ida ao Dragão, de terem escolhido o árbitro. Os dois co-presidentes do clube anti-Benfica - de não dada - vão fazer tudo, a cada jogador, para nos pressionar. Pois, por mim, não quero, mas não posso aceitar outra escolha 'dirigida'... do Presidente do clube onde jogam os filhos de alguns Pais!!!
Temos de reagir a esta dualidade de critérios!

Estou no Brasil, por razões profissionais, desde a passada terça-feira e só chegarei na segunda depois do jogo. E gostaria que pelo menos, para o próximo jogo não inventassem novas nomeações...
Ou melhor, gostaria que o árbitro de cada um dos nossos próximos jogos não fosse quem se diz que os nossos adversários querem...
Eu estou a avisar e só me espanta tanto silêncio...
Porque seria fácil - para designar o árbitro do próximo Benfica-Sporting - ter olhado para a classificação do ano anterior e escolher um dos internacionais bem colocados... E bem colocado queria dizer 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º... Perceberam?

Podem ir por outro lado! Podem até escolher outro árbitro que o ano passado tenha estado sem apitar a maior parte da época, por razões físicas... e, por isso, em baixa de forma! Poder, podem! Mas não nos 'comam por parvos'!!!


Benfica-Sporting? Vai ganhar o mais determinado
Porque, sendo o árbitro imparcial, ganhará o jogo a equipa que for mais determinada.
Ou o que aliar, a essa determinação, a capacidade - demonstrada pela respectiva estrutura - de manter o 'grupo de trabalho' afastado das 'guerras' da semana e... dos resultados das respectivas noites europeias! Ou seja, será um derby em que muito se jogará nessa capacidade de perseguir os objectivos que cada estrutura demonstrará.
E como não tenho dúvidas da superioridade da máquina do Benfica, que me perdoem os que não são, mas, desta vez... vamos ganhar nós!!!
Com a certeza de que em vez de... não há duas sem três... à terceira é de vez!!!
Mas que os homens andam cheios de fé, lá isso andam... Uns e outros!

Uma (má) noite Europeia
Até porque foi muito importante a passagem aos 1/8 de final da Liga dos Campeões.
Não vi o jogo com o Nápoles (por estar em S. Paulo) como não vou ver o jogo contra o Sporting (por estar no Rio, depois de ter passado por Curitiba), mas li as mensagens que me enviaram!!! E percebi que o bom da noite de terça... foi o apuramento!
Pelo que significou para a nossa continuidade na Liga dos Campeões e para o adicional de alma que nos deu para o jogo do próximo domingo.
Porque, também aí, cada um cumpriu o seu destino. O Benfica na Liga dos Campeões!
Os outros... onde o 'karma' deles os quis!!!!
Embora sempre ouçamos dizer que o destino não é mais que o resultados das nossas decisões. E como decisões é lá com eles...
Apesar de estar no Brasil, soube agora que:

A FPF decidiu abrir guerra ao antijogo
Finalmente...

Jorge Sousa apita o Benfica-Sporting
Surpreendentemente..."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!