Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rafa

Fechou a loja!!!
Finalmente, o Mercado fechou (pelo menos nas principais Ligas...)!
Sendo que é provável aparecerem alguns jogadores livres (sem contrato), estilo Jonas, disponíveis para assinar...!!!

Como era espectável a novela Rafa, só terminou a poucos minutos da meia-noite, tal como já tinha acontecido com o Lima...!!! Muito sinceramente. tenho dificuldade em compreender o facto do Benfica continuar a fazer negócios com o Braga... as más recepções que o Benfica tem sido brindado, repetidamente em Braga, por parte da 'estrutura' (já existiu a tentativa de 'separar' o Salvador dessa animosidade, mas a mim, não me enganam...!!!), parece que não fazem mossa na 'estrutura' do Benfica...!!!
A novela Rafa foi vergonhosa, a constante ameaça e alterações das condições, foi brincadeira de mau gosto, e deverá servir de lição para o futuro...
O Benfica neste defeso, até conseguiu definir o plantel bastante cedo... independentemente do valor do Rafa, tinha sido preferível encontrar outro jogador parecido no Mercado internacional, tenho a certeza que com os €16 milhões, havia jogadores disponíveis... e tínhamos poupado o nome do Benfica, a esta novela...

A tolerância no Benfica é sempre curta, mas a favor do Rafa nesta 'confusão' toda, a vontade do jogador, deve ser realçada! Os jogadores não tem Clube (como hoje ficou provado, noutro negócio...!!!), o Rafa até parece ter tido uma infância 'difícil' como adepto do Sporting... mas, nestes últimos dias, e horas, acabou por manter a sua palavra, e mesmo com a intromissão de terceiros, não mudou de opinião (como outros já o fizeram...)! Independentemente de tudo o resto, esta posição do jogador, é sinal de integridade...

Futebolisticamente falando, o Rafa é claramente um bom reforço. Pode parecer estranho, já que o Benfica tem muitos extremos... mas extremos com rotinas a jogar na esquerda, não temos ninguém!!! O Cervi jogava essencialmente no meio, o Zivkovic sendo canhoto, joga preferencialmente na direita, o Carrillo e o Pizzi nunca jogaram na esquerda!!! Mesmo jogando na esquerda com o 'pé trocado', o Rafa é partir de agora, o jogador com mais rotinas para a posição!
Mais: a utilidade do Pizzi no onze do Benfica, na última época, deveu-se essencialmente ao seu jogo 'interior'! Jogando muitas vezes como falso-ala, aparecendo 'entre-linhas' no meio... dificultando as marcações adversárias, e ajudando muitas vezes a nossa zona central do meio-campo (que joga quase sempre em 'inferioridade' numérica...!). Pois bem, o Rafa pode fazer o mesmo, mas na esquerda... abrindo assim espaço no onze, para ter um Salvio 'encostado' à linha no flanco oposto! Defensivamente, o Rafa dá menos que o Pizzi... mas ofensivamente dá mais!!!
Agora, este jogo 'interior' do Rafa (com o Grimaldo a descer no flanco, até faz sentido...), não pode ser confundido com a capacidade para substituir o Jonas, como alguns expert's defendem!!! Uma coisa é 'começar' no flanco e 'aparecer' no meio, outra coisa é jogar no 'meio' ficando exposto a marcações mais cerradas. Além disso Rafa não tem o 'faro' pelo golo do Jonas (dentro da área...), aliás poucos no Mundo têm... a jogar em 442, o Guedes e o Jiménez são claramente as melhores opções no plantel para o lugar do Jonas.
E mesmo num possível Plano B (um 433, nos jogos mais difíceis...), o Rafa nunca será o 3.º homem do meio-campo! Nessa situação o André Horta é claramente a melhor opção, e dos extremos o Carrillo será aquele com melhor perfil para ser adaptado!

Os detalhes completos da negócio ainda não são oficiais, mas se se confirmar os €16 milhões, por 90% do passe, mais 50% do Rui Fonte, mais o empréstimo do Benitez, acho o valor inflacionado, mas tendo em conta a contra-informação dos últimos dias, temi ser bastante pior!!! Ainda se falou de um possível empréstimo do Celis... É verdade que o Colombiano ainda não me convenceu, mas tendo em conta o potencial de lesões do Fejsa, fiquei contente com a permanência do Celis.

Agora, que terminou as novelas (até Janeiro), em jeito de balanço, considero este defeso um dos melhores para o Benfica, nos últimos tempos!!!
Primeiro resolvemos as contratações, muito cedo...
Em segundo lugar, contratámos bons jogadores...
Em terceiro lugar, e se calhar mais importante, conseguimos segurar: o Ederson, o Lindelof, o Jardel, o Fejsa e o Jonas! Além do regressado à boa forma: Salvio!
Todos jogadores que foram dados como certos fora do Benfica, durante o defeso!!!
Acrescento ainda os nomes de Samaris, Jiménez, Mitroglou, jogadores com mercado, e que são grandes mais-valias no plantel...
Juntamente com o Samaris, ainda ficámos com o Luisão e o Eliseu, jogadores experientes, e com voz de comando no balneário!
A minha posição sobre o Luisão é conhecida, desportivamente acho que já não deverá ser titular no Benfica, mas a liderança no balneário é indiscutível. E tenho a certeza, que não sendo primeira opção, não fará disso, um escândalo! O ordenado já é outra conversa...!!!

Tal como o ano passado, a grande 'esperança' de muitos Benfiquistas para este final de mercado, era a contratação de um '8' !!! Mas isso não aconteceu (apesar da hipótese Hernanes ainda não estar totalmente descartada, já que o mais provável é o Brasileiro rescindir com a Juventus, e ficar livre...!!!)... Tal como tenho escrito nas crónicas dos jogos, tenho muitas esperanças no Danilo... mas este 'treino' invisível está a deixar-me nervoso!!!
Recordo também, que aquela que considero a melhor contratação do defeso, foi a do Zivkovic! Jogador que ainda não jogou devido a lesão...!!!

GR: Ederson, Júlio César, Paulo Lopes
DC: Jardel, Lindelof, Luisão, Lisandro, Kalaica
DD: Almeida, Semedo
DE: Grimaldo, Eliseu
MD: Fejsa, Samaris, Celis
MC: Danilo, Horta
ED: Salvio, Zivkovic, Pizzi, Carrillo
EE: Rafa, Cervi
AV: Jonas, Mitroglou, Jiménez, Guedes

Este será o plantel para atacar o Campeonato, prevejo alguns 'sacrificados' para entrar na Lista da Champions...!!!

Das saídas confirmadas hoje, destaco o Carcela! Fez uma boa época, demonstrou profissionalismo, quando foi chamado, jogou bem... foi mesmo decisivo em alguns jogos, e sempre com 'boa cara'!!! Falta-lhe alguma 'chama' para ser um jogador de altíssimo nível, desportivamente a saída não me afecta, mas deixa boas recordações...

Infelizmente, o maior cancro na nossa folha salarial, ficou (para já...), e temo que vai ficar por muito tempo... A situação do Taarbat é grave, e não sendo advogado, acho que o Benfica deveria tomar medidas mais radicais...!!!
Além do Franco-marroquino, ainda ficámos com várias situações indefinidas, com o Jovic à cabeça!!! Mas também Vera, Bilal, Romário, Lima, Scholl, Amorim... e o lesionado Pelé! Creio que alguns serão integrados na equipa B, mas seria importante encontrar colocação para os outros...


8 comentários:

  1. E o Hernanes?
    Estamos fracos na posição 8.
    Ainda por cima os cabrões carneiros levaram o Marko!
    Fiquei fod...do com isso!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mendes impingiu o Danilo e convenceu o Vieira de que podia ser o 8 que o Benfica precisava, tanto que o mesmo apareceu a dizer que tem jogado mais como 6 mas ele gostava de jogar numa posição mais ofensiva.

      Eliminar
    2. Teremos de nos contentar a ver o Pizzi regressar a 8.

      Apesar de tudo, temos um grande plantel para atacar o Tetra.

      Eliminar
    3. O Hernanes se ficar livre ainda é hipótese.

      Abraços

      Eliminar
  2. O marko disse isto sobre o jejum e trinca bolotas

    http://noticiario.pt/2016/07/21/lazar-markovic-arrasa-sporting-estrutura-bruno-de-carvalho-e-jorge-jesus/

    Duvido que o xaval esteja contente, acho que foi mais por falta de opções. Nos últimos 2 anos não jogou grande coisa e lesiona-se mais que o Sálvio. Desejo-lhe sorte menos contra o Glorioso e que em maio, esboce um sorriso por nós..com o 36 no bucho.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Companheiro Abidos,

    Finalmente, caramba!
    Finalmente ... encontro mais alguém que, ao que parece, tem a mesma opinião que eu sobre o André Carrillo: com a cultura tática que já tem, basta que lhe consigam incutir um verdadeiro compromisso defensivo (não vai ser fácil, eu sei), para que ele se torne num "oito" de nível mundial.

    A forma como ele trata a bola, lembra-me tanto o Witsel que impressiona. E a forma como a protege e defende de tentativas de desarme ... são idênticas.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano passado, na Supertaça, quando jogou contra nós, notava-se que o Judas, queria que ele jogasse no meio... se ele tem ficado nos Lagartos, era isso que ia acontecer... uma adaptação estilo Enzo!

      Abraços

      Eliminar
  4. Amigo Abidos, Rafa até poderá jogar um ou outro jogo numa ala, seja direita ou esquerda. Mas na minha opinião não foi contratado para tal. É que Rafa rende mais atrás do Ponta de Lança fixo, e foi para aí que foi contratado, jogando solto e podendo cair nas alas, ou seja, também ajudar a fazer a gestão da condição fisíca de Jonas. Rafa pode ser muito importante, principalmente nos jogos da Liga dos Campeões, e em jogos fora em que tenhamos que defender mais, devido á muito superior velocidade de Rafa em relação a Jonas, e assim aproveitar as transições de contra ataque quando a equipa recupera a bola e o adversário está muito subido no terreno, aproveitando as costas da linha defensiva.
    É a minha opinião, respeito quem pense de outro modo.
    Saudações Leais e Benfiquistas.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!