Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O que valem os jogos de preparação

"Além de contribuírem para a construção das equipas, os jogos de preparação são também fundamentais para identificar carências...

Sei que corro o risco de provocar uma sensação de déjà vu com o que vou a seguir escrever. Esta é uma opinião que, provavelmente, já terei manifestado em princípios de época anteriores, mas que, atendendo ao aquecimento deste defeso, interessará repetir. Os jogos de preparação servem para isso mesmo, não há campeões na pré-época e aos treinadores cabe a responsabilidade de começar a formatação do disco rígido das suas equipas, sem demasiadas preocupações resultadistas.
É verdade que as vitórias mesmo contra os Étoiles Carouges desta vida, animam os adeptos e aumentam os índices de confiança dos jogadores. Mas os olhos devem estar postos no objectivo principal e esse é, sem margem para dúvidas, construir uma equipa forte e coerente, analisadas, em tempo útil, as várias hipóteses.
Dito isto, há também que dizer que, mesmo sem ter o resultado como objectivo principal, os jogos de preparação servem para identificar as carências. Aliás, creio mesmo que sem o desastre competitivo que foi, há um ano, a participação do Benfica no torneio do Arsenal, o clube não teria ficado tão sensível como acabou por mostrar-se à contratação de Júlio César e Jonas, que acabaram a época premiados pela Liga de Clubes como melhor guarda-redes e melhor jogador do campeonato.
Até ao próximo dia 31 de Agosto (e mais alguns dias para casos excepcionais), o desenho dos plantéis não deixará de sofrer alterações significativas; e até a bola começar a rolar em jogos a doer, o melhor mesmo é não tirar conclusões absolutas de verdades relativas.
Fora das quatro linhas, uma votação e uma eleição açambarcam as atenções dos próximos dias.
A AG da FPF vai pronunciar-se sobre o sorteio dos árbitros, num contexto em que surgem agora notícias de pareceres que apontam para a inadequação deste desejo da maioria dos clubes, com os estatutos federativos. Veremos como isto acaba, sabendo-se que nem jogadores, nem treinadores, nem árbitros querem o dito sorteio...
E a seguir haverá eleições na Liga de Clubes. Luís Duque, apesar de ter sido louvado pela generalidade dos clubes vê o FC Porto virar-se para Pedro Proença. E aqui radica a principal dúvida. Pedro Proença para o dirigismo da arbitragem? Seria uma hipótese interessante. Mas para a Liga de Clubes? Não é um peixe fora de água?


Mou faz aviso à navegação portuguesa
«O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Imbula, paga um salário fantástico a Casillas. O Sporting paga milhões a treinador e jogadores...»
José Mourinho, treinador do Chelsea
O treinador do Chelsea, sempre atento à realidade portuguesa, apontou a contradição entre os tempos, marcados pela austeridade, que o nosso País tem vivido, e a disponibilidade de dois dos maiores clubes nacionais, FC Porto e Sporting, para investirem na época que agora está a dar os primeiros passos. Mourinho conclui que o futebol não tem lógica. Até um dia, até um dia...

Em Espinho, sem espinhas
Portugal é campeão do Mundo da FIFA em futebol de praia. Uma aventura que começou há muitos anos com a geração de Nunes e Hernâni, vê-se agora coroada de êxito, com a conquista de ceptro mundial, graças a esses globetrotters da areia que são Madjer, Alan e Belchior, chefes-de-fila de uma equipa com enorme talento e igual personalidade. Quem não se viu em Espinho, para entregar o troféu, foi Sepp Blatter, presidente demissionário (?) da FIFA que entendeu ser mais seguro não sair da Suíça, não fosse o diabo tecê-las...

ÁS
Madjer
Foi baptizado como João Víctor Tavares Saraiva mas o mundo do futebol de praia conhece-o por Madjer. Este português nascido há 38 anos em Luanda é o porta-estandarte dos novos campeões do mundo que a FPF lhe concedeu por altura do centenário, ao considerá-lo o melhor se sempre na areia.

ÁS
Mick Fanning
Foi com horror que se viu o brutal ataque de um tubarão branco de que foi vítima, em Jeffreys Bay, África do Sul, durante a etapa do mundial de surf. E foi com espanto que se soube que escapou ileso por ter afastado, ao murro o devorador de homens. Tricampeão mundial de surf, Fanning é agora campeão mundial do sangue frio.
(...)

A morte voltou a bater à porta da F1
Jules Bianchi não chegou a fazer 26 anos. A morte levou-o duas semanas antes e pôs fim a nove meses de escassa esperança e muito sofrimento, depois do acidente que sofreu no GP do Japão de F1, disputado em Suzuka, em Outubro de 2014. É a primeira fatalidade no Circo depois da morte de Senna, em 1994."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: O Blatter não veio a Espinho, mas foi recebido na Suíça com muita alegria e muito 'dinheiro' falso!!!



MAFIFA
Posted by Papoila Saltitante on Segunda-feira, 20 de Julho de 2015

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!