Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O breve adeus de Vanessa

"Fui um dos muitos portugueses que receberam com estupefacção a notícia da suspensão, por tempo indeterminado, da brilhante carreira de Vanessa Fernandes. Segundo o comunicado difundido pela atleta, é um problema de saúde que se encontra na origem desta interrupção inusitada.
É, como cidadão e como benfiquista, que lamento esta paragem, por certo incontornável, pois, para além dos magníficos resultados desportivos alcançados numa modalidade de elevadíssima grau de exigência, Vanessa, que não conheço pessoalmente, sempre me pareceu ser uma pessoa muito autêntica, combativa e dotada de um invulgar espírito de sacrifício, certamente também herdado do grande ciclista que foi o seu pai, Venceslau Fernandes. O que está na origem desta decisão pertence ao foro da atleta e da equipa que a treina e apoia, mas é legítimo que aqueles que a veêm deixar as competições de forma tão abrupta não consigam esconder a sua surpresa e desconsolo.
Não é preciso ser especialista em Desportos de Alta Competição para se saber que só com um imenso trabalho e, sobretudo, com um inimaginável grau de sacrifício se consegue chegar até onde Vanessa chegou.
Tudo havia ainda a esperar desta carreira brilhante, desde logo nas próximas Olimpíadas, em que ela estaria, naturalmente, entre os candidatos às medalhas. Para Vanessa, e para quem trabalha com ela, esta decisão terá sido das mais difíceis das suas vidas. Só nos resta esperar que ela possa, e queira regressar, apta a completar um ciclo de triunfos que tantas alegrias nos trouxe.
Mas o importante para a jovem atleta é também perceber que, seja qual for a evolução do seu, existe vida para além da Alta Competição e que quem é jovem tem direito a escolher o seu destino, ainda que ele não passe pelos pódios da glória que nos exalta. As carreiras terminam e a vida continua. Aconteça o que acontecer, Vanessa Fernandes já figura na história do Atletismo português, num lugar difícil de igualar. Essa glória já ninguém lhe tira."
José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!