Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Uma mulher de muitos títulos

"Isabel Rocha chegou, venceu e contribuiu para fazer do Benfica 'a maior referência' do badmínton dos anos 60 e 70.

No final da década de 1950, o badmínton chegou ao Sport Lisboa e Benfica. Então ainda pouco divulgada em Portugal, a modalidade teve no clube 'encarnado' um pilar preponderante para a sua implementação. De 'águia ao peito' equiparam alguns dos nomes mais marcantes da história do badmínton nacional e, com eles, o Benfica tornou-se 'a maior referência' dos anos 60 e 70.
Maria Isabel Rodrigues Rocha foi um desses nomes. Mais conhecida simplesmente por Isabel Rocha, foi, a par de Alegre dos Santos e José Bento, a atleta mais representativa da secção de badmínton do Clube, em actividade entre 1957 e 1979. Isabel começou a praticar badmínton aos 1 anos quando, como referiu a própria, 'a brincar com uma raqueta e um volante (...) verifiquei que não era desajeitada de todo'. Aos vinte e um anos vencia o seu primeiro Campeonato Nacional de singulares femininos e, daí em diante, foi um constante somar de títulos ao seu palmarés.
Chegou ao Benfica em Janeiro de 1964 e, poucos meses depois, Isabel já figurava na imprensa como 'a primeira benfiquista como 'a primeira benfiquista campeã nacional de badmínton'. Sairia em Dezembro de 1973, depois de quase dez anos ao serviço das 'águias'. Ao longo da sua carreira representou também emblemas como o Lisboa Ginásio Clube e o Grupo Desportivo Estoril Praia, entre outros, mas foi de 'encarnado' que equipou mais tempo e conquistou mais títulos. Pelo Benfica venceu diversas provas, entre elas 23 campeonatos nacionais (4 na categoria equipa-mistas, 6 em singulares-senhoras, 5 em pares-senhoras e 8 em pares-mistos). Foi também como atleta do Benfica que integrou a primeira selecção nacional em Março de 1972 em Lausanne, na Suíça.
'Considerada (...) a melhor jogadora nacional', a antiga atleta do Benfica e dirigente da Federação Portuguesa de Badmínton dá nome a troféu do Campeonato Nacional de Equipas Femininas Seniores - a Taça Isabel Rocha - desde 1985.
Na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião encontraram-se expostos os troféus referentes a títulos colectivos conquistados pelo Sport Lisboa e Benfica no Campeonato Nacional de badmínton. Entre eles, os Campeonatos Nacionais de equipas mistas de 1966/67, 1968/69, 1971/72 e 1972/73, em que, Isabel Rocha integrou as equipas vencedoras."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!