Últimas indefectivações

domingo, 17 de fevereiro de 2019

As balas disparadas sobre JFK

"A descoberta da penicilina foi em 1928, mas quem a descobriu nasceu apenas 44 anos mais tarde. Estranho? Nada disso...

Reza a lenda que terá sido Alexander Fleming, a 3 de Setembro de 1928, a descobrir a penicilina. Deixou alguns estafilococos à solta no laboratório e, quando voltou, uma série de fungos tinha sido destruída. Diversas infecções bacterianas começaram, então, a ser combatidas com êxito superior. A lenda, porém, não é verdadeira. Quem descobriu a penicilina foi Bruno de Carvalho (BdC). Ele só nasceria 44 anos depois? Não é uma impossibilidade. Foi BdC quem descobriu os raios-X em 1885. E a fórmula da Coca-Cola em 1886. E a insulina em 1889. E o Viagra em 1998. Foi em BdC que Charles Darwin se inspirou quando escreveu, em 1859, a Origem das Espécies. Quem deu a dica a Galileu Galilei, no século XVII, de que era a Terra que girava em torno do Sol (e não o contrário) foi BdC. Foi ele quem inventou o pontapé de bicicleta. Higuita, por exemplo, inspirou-se em BdC para fazer a famosa defesa de escorpião. O primeiro português a executar o pontapé de moinho não foi Artur Jorge, mas sim BdC. O penálti à Panenka foi inventado em 1976, sim, mas por BdC (Panenka já o reconheceu). Está nos registos da FIFA que foi por sugestão de BdC que cada vitória passou a valer três pontos. Os números nas camisolas? BdC. Os nomes nas camisolas? BdC. O spray dos árbitros para marcar a distância das barreiras? BdC. O 4.º árbitro) BdC. O VAR? BdC. Quem inventou o fosbury flop no salto em altura? Sim, foi ele. Usain Bolt treinou-se com BdC antes dos Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016. Os treinos longos de Carlos Lopes antes da Maratona de Los Angeles foram feitos na companhia de quem? BdC. A mota de Miguel Oliveira foi afinada por quem? Claro. E as raquetas de João Sousa? Evidente. Só não há certeza de que tenha sido BdC a inventar a roda. Mas foi ele quem descobriu a pólvora.

Não é apenas nesta série de invenções que a história está errada. Há demasiados detalhes que não correspondem à verdade. A 30 de Abril de 1945, por exemplo, quando Adolf Hitler e Eva Braun cometeram suicídio, foi Jorge Jesus quem cedeu a bala para o disparo do ditador. E foi Frederico Vatandas quem tirou da mala de médico a cápsula de cianeto e a cedeu à namorada de Adolf. A história, aliás, deveria ter lugar de maior destaque para Jorge Jesus. Quase quatro meses de pois a 30 de Agosto de 1945, JJ meteu-se num bombardeiro B-29 baptizado de Enola Gay, rumo a Hiroshima, com uma bomba a bordo chamada Little Boy. E deixou-a cair. Menos de dois anos depois, a 30 de Janeiro de 1948, Jorge Jesus foi até Nova Deli e, depois de pegar numa Beretta, disparou três tiros sobre Mahatma Gandhi. Foi também Jorge Jesus quem, a 22 de Novembro de 1963, subiu a um prédio de Dallas e, após afastar do local um jovem mal vestido chamado Lee Harvey Oswald, disparou meia dúzia de balas sobre John Fitzgerald Kennedy, uma das quais a célebre mágica, que andou em ziguezzague por tudo quanto era corpo de JFK. Pouco mais de quatro anos depois, a 4 de Abril de 1968, num hotel de Memphis, Jesus esmurrou James Earl Ray e disparou sobre Martin Luther King. JJ merece, pois, outro lugar na história. Tal como Frederico Varandas. Foi ele quem, às 22.55 horas de 24 de Abril de 1974, tentou impedir, nos estúdios dos Emissores Associados de Lisboa, que alguém pusesse a tocar a música E Depois do Adeus. Lá fora, no carro de Frederico Varandas, estavam Marco Silva, William Carvalho, Rui Patrício, José Maria Ricciardi (de joelhos), Octávio Machado, Jorge Mendes, Nélio Lucas, Jaime Marta Soares. E ainda o cortador da relva, a senhora da limpeza, a vizinha do 2.º direito, o dono da papelaria da esquina e o leão da Porta 10-A."

Rogério Azevedo, in A Bola

2 comentários:

  1. WTF!!!!

    Isto é o que se chama de liberdade literária, ou então imaginação delirante e egocêntrica, um pouco de Jorge Jesus misturado com o produto que alegadamente faz parte da dieta de Bruno de Carvalho...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Que patetada completa !...Um plumitivo a armar ao pingarelho.

    Já agora a data correcta de lançamento da bomba atómica sobre Hiroshima foi a 6 de Agosto de 1945 e três dias depois sobre Nagasaqui !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!