Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Macacos chineses

"Há muita gente que não sabe onde fica Valongo. É perfeitamente natural, não é terra muito importante. Eu, por exemplo, sei bem melhor onde fica Valongo do Vouga, ali para as minhas berças, terra de gente de bem.
De há uns anos a esta parte, qualquer aglomerado de casas com dois prédios no meio e uma farmácia na esquina passou a ser cidade. Não fazia a mínima ideia que Valongo era cidade, como não fazia a mínima ideia de que Alfena era cidade (Alfena??? Logo Alfena???), embora desconfiasse que Ermesinde era cidade porque também de há uns anos a esta parte virou moda transformar todos os abortos suburbanos nascidos da ganância dos empreiteiros em cidades de Portugal. Enfim... Calculo que, tendo em conta a tal sabedoria popular tão endeusada por aqueles que são mais ou menos populares conforme as conveniências, Valongo (e Alfena, e Ermesinde e o Sobrado e todas as outras freguesias locais) seja uma terra de gente ordeira e hospitaleira que sabe receber quem a visita com a distinção devida.
Em redor de um rinque de Hóquei em Patins é que parece que a tal hospitalidade mais própria de hospital deixa de ser ordeira e passa a ser de hordas... Valongo não é caso virgem.
Os maus hábitos multiplicam-se, e este ano já vamos num nunca mais acabar de poucas vergonhas que não olham às modalidades que se disputam. Curiosamente, o talvez não, as tais poucas vergonhas têm tendência a arrumar-se geograficamente a norte do Douro, ou se não a norte, pelo menos nas imediações. Talvez porque lá, a polícia faça como os macacos chineses: não vêem, não ouvem, não falam. E os jornais também."

Afonso de Melo, in O Benfica

12 comentários:

  1. A cidade de Valongo tem cerca de 24mil habitantes, o concelho tem quase 100 mil habitantes, faz parte da área metropolitana do Porto, é concelho desde 1836 e já é cidade à quase 23anos. A maior parte da ardósia exportada e mesmo no pais é originaria de Valongo, terra tambem conhecida pelo bom pão, mais concretagens a regueifa. Aqui fica bem provado que quem vive na capital é so Lisboa que interessa...
    Relativamente à violência, e o que se passou na ida do Valongo à luz na srgunda volta do campeonato, nao convém tambem contar o que se passou? Fica aqui a dica...

    ResponderEliminar
  2. ha pessoas que nao tem mesmo mais nada que fazer... e quando falarem de Valongo labem a boca, inveja é lixada, as cidades como a de Valongo é de louvar.
    como ja disseram a cima os incidentes na luz tambem foi uma vergonha e num entanto nao andaram a fazer esta publicidade!
    Tenham vergonha...

    ResponderEliminar
  3. Podes bem chupar a gaita ao argentino, porque ele representa bem as cores de alguns de voces. Elê e forte e bravo a jogar em casa, porque fora nem um feijão no cu lhe cabia. Cambada de paneleiros, até beijos na boca dão. Equipa de rotos.

    ResponderEliminar
  4. Tens tão mau perder, Afonso de Melo. O Norte de facto dá-te cabo do juízo e faz vie ao de cima a tua ignorância. Será que em Valongo, quando ganharam apagaram as luzes e ligaram os jatos de água? Não ouvi falar em nada disso. Muda de clube, se queres ser um homem feliz.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite senhor palhaço pois agora já sabe onde fica Valongo graças a uma vitória limpinha do meu clube faça para nunca cá vir pois pessoas como você só interessa mesmo é aos porcos do seu clube.
    Já agora não comente coisas ao qual não sabe onde começaram,mas eu vou lhe explicar na segunda volta do campeonato de hóquei o Valongo vou visitar o clube dos galinácios e nesse jogo um tal de boi Carlos Lopez deu com o stick na cabeça ao capitão do Valongo onde esse mesmo jogador teve de sair e não jogar mais pois teve de ir ao hospital nesse mesmo jogo outro jogador do Valongo também lhe racharam a cabeça os adeptos que lá foram tiveram de sair com escolta policial e vem me falar de hospitalidade pois até lhe digo que foram bem recebidos aqui e que o porco desse vosso jogador só é forte em casa pois fora tem medo e foge cobarde e os adeptos que cá vieram saíram com o rabinho no meio das pernas e com a cabeça mais uma vez a inchar sem ser preciso policia para os proteger por isto tudo cala-se e tome Rennie que azia passa.Força Valongo Orgulho,Raça e Tradição.

    ResponderEliminar
  6. Perderam 6 - 5 e agora tao todos fudidos filhos da puta. Valongo é simplesmente muito melhor que voces ... mas que cabeça a vossa. Despeço me com o dedo do meio que foi o dedo que a nossa equipa vos mandou fuder... VALONGO melhor de sempre.

    ResponderEliminar
  7. Para quem não sabia onde ficava Valongo, falou do concelho com algum conhecimento (pelo menos serviu para ficar a conhecer quase todas as freguesias do concelho). Fico contente que tenha tido o trabalho de ficar a conhecer este concelho, nomeadamente a freguesia de Valongo que tem no Hóquei um dos seus ex-libris. Sei que não podemos combater a capacidade financeira do seu clube, mas já reparou como um clube com um orçamento infinitamente menor que o do seu clube, lutou e venceu? Pois é, caro Afonso de Melo, nós até podemos não ser muito hospitaleiros dentro do nosso pavilhão, mas repare que nunca matamos ninguém com very lights, nunca pusemos um jogador de hoquei em coma (Filipe Santos), nunca usamos a claque para crime organizado (no name boys), nunca incendiamos autocarros de clubes adversários (FC Porto), etc, etc, etc. Portanto, termino com um conselho. Quando não sabemos perder, por vezes mais vale estar calado, pq como diz o ditado, quem tem telhados de vidro, não pode andar à pedrada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. olha o azeite a mais
    olha a cabeça,olha a cabeça, olha a cabeça do lampião continua a inchar continua a inchar

    ResponderEliminar
  9. oh seus grandes fdp , não têm vergonha na vossa cara ? vieram aqui perderam e aziaram de todo , vôces são as maiores anedotas de sempre , em vez de andarem aí a mandar vir , venham aqui para o ano e ganhem , mas não têm grande capacidade para isso ficou bem provado quem deveria de ser campeão da europa . OLHA A CABEÇA , OLHA A CABEÇA , OLHA A CABEÇA DO LAMPIÃO , CONTINUA A INCHAR CONTINUA A INCHAR ! VALONGO <3

    ResponderEliminar
  10. Eu sinto vergonha de ler isto, sendo eu benfiquista residente no concelho de Valongo. Obviamente que foi inaceitável o que se passou mas esta generalização, só revela a ignorância e mau perder deste indíviduo. Tenham vergonha

    ResponderEliminar
  11. Para quem não sabia onde ficava Valongo, falou do concelho com algum conhecimento (pelo menos serviu para ficar a conhecer quase todas as freguesias do concelho). Fico contente que tenha tido o trabalho de ficar a conhecer este concelho, nomeadamente a freguesia de Valongo que tem no Hóquei um dos seus ex-libris. Sei que não podemos combater a capacidade financeira do seu clube, mas já reparou como um clube com um orçamento infinitamente menor que o do seu clube, lutou e venceu? Pois é, caro Afonso de Melo, nós até podemos não ser muito hospitaleiros dentro do nosso pavilhão, mas repare que nunca matamos ninguém com very lights, nunca pusemos um jogador de hoquei em coma (Filipe Santos), nunca usamos a claque para crime organizado (no name boys), nunca incendiamos autocarros de clubes adversários (FC Porto), etc, etc, etc. Portanto, termino com um conselho. Quando não sabemos perder, por vezes mais vale estar calado, pq como diz o ditado, quem tem telhados de vidro, não pode andar à pedrada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!