Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O Super-Guilherme Espírito Santo!


"Num mês, o Benfiquista bateu três recordes nacionais de Atletismo

Guilherme Espírito Santo encantou, desde cedo, os adeptos do futebol e do atletismo. Os seus primeiros passos no atletismo encarnado foram em 1937 e, logo no ano seguinte, causou sensação com a conquista de três recordes nacionais no espaço de um mês!
O mês de Julho de 1938 iniciou-se com a disputa do Campeonato Nacional de Juniores. Espírito Santo, com os seus jovens 18 anos, 'consagrou-se oficialmente não um curioso, mas recordista sólido', ao bater o recorde nacional de salto em altura. A 3 de Julho, elevou-se 1,825m acima do solo, que destronou uma marca que durava havia 23 anos. Nesta prova, também se classificou em 1.º lugar no salto em comprimento, com a distância de 6,59m, sendo um prenúncio do que viria a seguir.
Uma semana depois, no Campeonato Regional de Seniores, Guilherme Espírito Santo superou um novo recorde nacional de... salto em comprimento. A 10 de Julho, o 'atleta-prodígio' atingiu os 6,89m, ultrapassando uma marca com sete anos. Devido a estes impressionantes resultados, o 'aparecimento de Espírito Santo, nas pistas de atletismo, veio de vez empurrar o marasmo em que se debatiam estas duas especialidades'.
Na segunda jornada desta competição, a 17 de Julho, Guilherme Espírito Santo demonstrou ser um atleta completo, ao fixar o seu nome na lista dos recordistas nacionais de triplo salto, logo na sua 'primeira experiência' nesta especialidade, 'tri-«recordistas» de saltos', alcançou 14,015m, substituindo um recorde de 10 anos, e ficou novamente no lugar mais alto do pódio.
Estes feitos ganham ainda mais relevo perante o facto de que Guilherme Espírito Santo não treinaria atletismo, a não ser por modo próprio nos seus momentos livres, 'pois, segundo nos dizem, o seu 'sapientíssimo' treinador de foot-ball é de opinião de que o atletismo prejudica aquele desporto...'. E também são valorizados porque tinha - 'em conjunto com estas qualidades atléticas - uma correção impecável, um espírito de verdadeiro desportista'.
Saiba mais sobre este formidável atleta na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!