Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Inesquecível !

"Os Jogo Olímpicos de Roma tinham terminado havia um ano. Muito embora a sensacional saída de blocos do Alemão Armin Hary, que valera a primeira medalha de ouro europeia na prova rainha dos Jogos, os 100 metros, me tivesse quase deslumbrado e haveria de marcar as minhas futuras opções desportivas, naquela altura o meu mundo desportivo girava em torno do futebol.
Estávamos a 5 de Setembro de 1961. A equipa de futebol do Benfica, utilizando ainda o onze que lhe dera o título europeu, vencera, na véspera, o Peñarol, na primeira mão da Taça Intercontinental, e partia para um particular na Bélgica.

Encontrava-me acidentalmente no aeroporto quando vejo, ali a dois passos, todos aqueles que se tinham recentemente sagrado Campeões Europeus. Quase não dava para acreditar!
Guardo ainda, qual preciosidade, o conjunto de autógrafos conseguidos daqueles ídolos dos meus 13 anos.


Entre eles o de um jovem ainda pouco conhecido, o qual escreveu, com uma linda caligrafia, uma palavra que, dentro em pouco, seria mágica: Eusébio!
Na Portela, naquela tarde, digamos que me encontrei com o futuro do futebol Português. Em Amesterdão, meses mais tarde, os magos  futebolistas do Real Madrid haveriam de o conhecer também, abrindo-se-lhe, desde então, as portas do Mundo.

No Mundial de 1966, em Inglaterra Eusébio maravilhou-nos, atingindo, talvez, o expoente máximo de uma carreira plena de pontos altos e muito altos, que o transformaram num verdadeiro mito.
Haveria de me cruzar com ele, muitos anos mais tarde e por diversas vezes. Nomeadamente em Paris, na sede da UNESCO, quando o Comité Internacional de Fair Play, em face da sua conduta no desporto e na vida sempre no mais elevado espírito de Fair Play, lhe concedeu o seu máximo troféu, ou quando a Confederação do Desporto de Portugal, em 2010, o distinguiu como uma das figuras do século.
Nada é perpétuo, mas o Senhor Eusébio é inesquecível!"

Carlos Cardoso, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!