Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Às tantas, Rui Costa vai votar em Noronha Lopes


"No fundo, Rui Costa admite que Noronha Lopes tem um bom programa, tanto é que se desobrigou de elaborar um. Apresentou um PowerPoint de apenas 15 slides, o que faz sentido - na sua presidência, não tem sido frequente o Benfica ter um dia positivo

Restam apenas dois dias para o fim da campanha para as eleições do Benfica e o candidato que tem falado menos de propostas para o clube é o atual presidente. A principal mensagem eleitoral de Rui Costa assenta na antiguidade: "os benfiquistas conhecem-me desde que tenhooito anos.” É um facto. Contudo, será que Rui Costa conhece o Benfica desde que tem oito anos? Se retém na memória o Benfica dos anos oitenta, lembrar-se-á de um treinador sueco que afirmava que "o segundo lugar não existe. Se não vencermos com o Benfica, é um fracasso". É precisamente por se recordarem desse Benfica, que não banalizava a derrota, que os sócios não vão querer Rui Costa a presidente durante oito anos.
As tentativas de se diferenciar da concorrência têm sido, todavia, mais audazes. A principal arma de arremesso contra João Noronha Lopes foi o facto de o gestor ter investido numa cadeia de frango desossado. Rui Costa aqui superiorizou-se, posicionando-se como homem que prefere quando o frango vem inteiro: no passado, até disse aos benfiquistas que não lhe podiam cortar as pernas. Durante esta campanha, Rui Costa e Luís Filipe Vieira estiveram juntos na desinformação. Querem gerir o Sport Lisboa e Benfica, mas firmaram uma União de Lamas. Foi um esforço colaborativo para se chegar à mistura que origina o lodaçal: Vieira desenterra a sujeira; Rui Costa, como de hábito, mete água.
Luís Filipe Vieira também insulta Rui Costa. No entanto, não tem direito a comunicados-relâmpago de retaliação. Rui Costa não só reage com pusilanimidade às acusações que Vieira lhe dirige, como ainda o protege. O aprendiz parece guardar tanto carinho pelo mestre que, no debate na BTV, é possível que Rui Costa abrace Vieira, entre lágrimas de saudade. Será uma boa estratégia: Rui Costa costuma marcar pontos quando se emociona em encontros amigáveis. Quanto a Vieira, acredito que possa alcançar um resultado insatisfatório. Os apoiantes que o acompanharam nas últimas Assembleias Gerais não devem ter disponibilidade de agenda para ir votar, uma vez que a 25 de outubro se celebra o Dia Mundial do Karaté.
É possível que Rui Costa sinta falta de Vieira, porque tem estado muito sozinho. Os benfiquistas que têm vindo defender publicamente o legado do atual presidente são o Rui, o Manuel, o César e o Costa. Como jogador, isolava avançados. Como dirigente, está isolado com os seus avençados. A exceção foi Fernando Tavares, vice-presidente cessante, que quis auxiliar a candidatura de Rui Costa, o candidato que tem criticado a “campanha suja”. De que forma? Chamando burro a outro candidato. Falamos de um dirigente que esteve menos preocupado em defender as modalidades do clube e mais preocupado em defender as modalidades de pagamentodo clube. É estranho que Tavares esteja tão alarmado com a possibilidade de derrota do projecto que integrou - o homem já admitiu numa Assembleia Geral que está confortável com o segundo lugar.
Voltando às propostas. Depois de ter acusado Noronha Lopes de plágio, Rui Costa admitiu não ter lido o seu programa. Estamos perante uma novidade refrescante. Pela primeira vez, Rui Costa admite ter responsabilidades num documento que não leu. No fundo, Rui Costa assume que Noronha Lopes tem um bom programa, tanto é que se desobrigou de elaborar um. Apresentou um PowerPoint de apenas 15 slides, o que faz sentido - na sua presidência, não tem sido frequente o Benfica ter um dia positivo. De resto, aposta na continuidade do trabalho desenvolvido no mandato - mandato esse em que conquistou um único campeonato, com um treinadorsugerido por um candidato a vice-presidente da lista concorrente.
Às tantas, Rui Costa vai votar em Noronha Lopes. Afinal de contas, Costa é benfiquista e está farto de sofrer. Arrisco supor que partilha com muitos de nós a urgência de resolver isto na primeira volta. É como me diz, com incontida frustração, a minha nutricionista: quanto mais cedo se mudar de regime, melhor - para quê esperar duas semanas? Se ainda sentir o Benfica como nós, Rui Costa, no sábado, dirigir-se-á para os pavilhões da Luz assim que acordar. Um banho rápido, Ventil e às 14h30 em ponto estará na fila para votar na mudança.
De 25 para 26 de outubro, o relógio atrasa, mas o Benfica progride. É a mudança da hora e a hora da mudança. Ocorrerá outra importante alteração no calendário: a data de fundação do Benfica volta a ser o ano de 1904. Será o fim da ideia de que o clube foi inventado por Luís Filipe Vieira. Os sócios vão provar que o Benfica não tem de ser uma mera plataforma de contactos profissionais, plena de gente duvidosa, que foi fundada em 2003 - isso é o LinkedIN. Um site que se revelará muitíssimo útil àqueles que tentaram tornar o Benfica numa monarquia: vão ter mesmo de começar a enviar CVs."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!