Últimas indefectivações

sábado, 30 de novembro de 2019

77 anos cumpridos

"Do que está cumprido até aqui, podem restar as memórias inertes mas preservadas, dos grandes momentos de vitória, como dos sinais de infortúnio: essa é a essência do Jornalismo - não falhar no registo e na descrição pura do que aconteceu; não ignorar os protagonistas que se diferenciam dos restantes; dar notícia do que sucedeu, a quem não esteve lá ou a quem venha depois.
Os leitores veem os jornalistas como testemunhas e reconhecem que os jornais são pontes que em cada Presente estabelecem a ligação entre o Passado e o Futuro. Ou não. Tudo depende do cumprimento de códigos escritos que o tempo apurou quanto à conduta dos próprios jornalistas e do comprometimento que cada um deles assume, por si e no seio de cada Redacção, com os princípios e modelos de mediatização da Informação, conformes ao ambiente profissional em que operem.
No Jornal O Benfica, durante os setenta e sete anos que ontem se completaram e logo desde o primeiro dia em que, sob a ilustre pena do Director fundador José de Magalhães Godinho, o 'Semanário Oficial do Sport Lisboa e Benfica' viu a luz, em 28 de Novembro de 1942, escolhemos dedicar-nos à mesma rigorosa matriz de serviço informativo e jornalístico guiada pelos desígnios primordiais ratificados no Estatuto editorial que publicámos em 11 de Novembro de 2016 (edição #3785).
Aqui nos mantemos, assim, no mesmo caminho e com a mesma determinação. Ou seja, 'de acordo com os princípios da Constituição da República Portuguesa', os jornalistas do nosso Jornal 'procuram agir no respeito pela pessoa humana e pelos valores éticos do Desporto, mediante o constante exercício da liberdade de expressão e sempre de acordo com a Lei de Imprensa e com o Estatuto do Jornalistas', sendo certo que o 'Jornal O Benfica se dedica fundamentalmente à publicação de conteúdos desportivos eminentemente consagrados à vida interna do Clube (...), considerando todas as temáticas dedicadas ao universo dos Sócios, adeptos e simpatizantes' do nosso querido Benfica.
Por isso, setenta e sete anos cumpridos, nos sentimos orgulhosos com o que recebemos de volta, da parte dos nossos leitores: eles fazem-nos sentir que escolhemos bem esta via do rigor com que aqui são reportados e publicados os registos das performances, marca, testemunhos, imagens e gráficos relativos a todas as modalidades.
Considerado interna e exteriormente um ícone indispensável na vida do Grande Clube, o nosso Jornal há de permanecer muitos novos setenta e sete anos como referência da livre expressão, no qual todos defendemos os mesmos princípios da verdade desportiva, sabendo analisar a diversidade dos contextos sociodesportivos nos planos nacional e internacional.
É mediante o permanente compromisso com estes fundamentos essenciais que o Jornal o Benfica sempre servirá e continuará a defender a grandeza ímpar do Sport Lisboa e Benfica."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!