Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2019

As 5 melhores contratações do SL Benfica nos últimos 10 anos

"Uma nova temporada está prestes a começar e há várias entradas e saídas no plantel dos encarnados, mas vamos falar das cinco melhores contratações do SL Benfica nos últimos 10 anos.
Ao longo deste tempo, o Glorioso teve vários jogadores de classe mundial e, por isso, nem todos estarão mencionados neste artigo. Nomes como Grimaldo, actualmente no plantel; Ramires, um dos melhores médios na história recente do SL Benfica; Salvio, que se transferiu neste defeso e até Rodrigo Moreno poderiam constar nesta lista de verdadeiros craques.
1. Jonas – É um daqueles casos indiscutíveis no seio do clube encarnado. É a melhor contratação de sempre do SL Benfica. Corria o ano de 2014, quando o Valência dispensava Jonas. Sem clube, viu no SL Benfica uma oportunidade de prosseguir a carreira. E foi aí que o conto de fadas começou. Jonas Pistolas havia chegado a Portugal. Era de pé direito, pé esquerdo, cabeça, simplesmente era golo toda a bola que tivesse a sorte de ser tocada por Jonas. Em partidas oficiais, Jonas disputou 182 jogos, tendo balançado as redes das balizas adversárias por 137 vezes. Fez ainda 35 assistências para golo. Um jogador que chegou ao Benfica a custo zero, mas que nos deu tantas, mas tantas alegrias. Obrigado Jonas!
2. Gaitán – Nico esteve no clube encarnado por seis temporadas. Muitos golos, muitos passes para golo e muita magia. O esquerdino fez a Catedral se levantar vezes sem conta, fez-nos rir e fez-nos chorar, com a sua saída. Transferido do Boca Juniors por 8,40 milhões de euros, o argentino acabou, ao fim de seis temporadas, por ser vendido ao Atlético de Madrid por 25 milhões. Ao serviço do Benfica, realizou 253 jogos, tendo marcado 41 golos e 88 assistências.
3. Ederson – O jovem guarda redes brasileiro conquistou os adeptos benfiquistas com as suas fantásticas defesas, a sua tranquilidade, competência entre os postes e os seus passes precisos. Formou-se no Caixa Futebol Campus, acabando por sair para equipas como Ribeirão e Rio Ave. O Benfica acabou por resgatá-lo dos vila-condenses por um valor absurdamente baixo: 500 mil euros. Hoje, é um dos melhores guarda redes do mundo e atua ao serviço do Manchester City, clube que pagou ao Benfica qualquer coisa como 40 milhões de euros pelo passe do guardião.
4. Axel Witsel – Este jogador belga é, sem qualquer dúvida, das melhores contratações do SL Benfica. Chegou à Luz proveniente do Standard de Liège por 9 milhões de euros. Saiu por 40 milhões após 52 jogos de águia ao peito. Realizou apenas uma época em Portugal, mas a sua qualidade desde cedo lhe abriu mercado por toda a Europa. Um médio capaz tanto defensiva como ofensivamente, um jogador que tinha lugar num colosso europeu. Ainda assim, acabou por se transferir para a Rússia, para o Zenit, a troco de 40 milhões de euros, valor que fez dele a maior transferência da história do clube encarnado na altura. Chegou a Portugal como uma promessa, e cumpriu!
5. Matic – É uma das figuras da década do SL Benfica! Possante fisicamente (os 1.94 cm conferem-lhe vantagem nesse sentido) e com uma capacidade de passe fora do comum. Subia no terreno e era capaz de levar a “equipa para a frente”. Era o Matic no Glorioso. A verdade é que o sérvio brilhou nos relvados da Luz e fez valer os 5 milhões de euros que o Benfica pagou ao Chelsea pelo seu passe. Mais tarde, seria de novo vendido ao Chelsea por 25 milhões de euros."

3 comentários:

  1. Sacrilégio não constar nessa lista Óscar Cardoso.

    ResponderEliminar
  2. E Di Maria, e o Aimar, e o preud homme, e... E... ettantos mais...


    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar
  3. O autor que não me leve a mal, mas o subrendimento do Jonas nos jogos grandes fazem-me ter muitas reservas no que se refere a colocá-lo à frente de um Cardozo ou até de um Lima.

    Isto claro, não fazer referência a um Di María ou a um David Luiz, mas é a sua opinião e há que respeitar, até porque objectivamente não há um único "cepo" nos 5 escolheu.

    O dado positivo é que será possível fazermos os melhores 5 dos últimos 10 anos num lote de uns talvez 20/25 jogadores, o que dá um total de alguns bons milhares de combinações, bem mais de 10.000 até.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!