Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2019

AC Milan - SL Benfica

"Último jogo da International Champions Cup. Último jogo da pré-época. O Benfica apresentou-se num 4-2-3-1 com Adel Taarabt a fazer de 10, Fejsa no miolo e tudo o resto igual ao último jogo. Voltámos a criar boas oportunidades. Temos 5-6 momentos muito bons. Defensivamente o Milan conseguiu criar-nos problemas como nenhuma equipa até agora criou. Vencemos com um golo de Adel Taarabt e ficamos agora à espera do resultado entre Milan e Manchester United para saber se ganhamos ou não esta prova. Umas notas sobre o jogo.
1. Odysseas Vlachodimos. Se o Odysseas ficasse desmotivado por o Benfica andar à procura de outro guarda-redes, então garantidamente não era guarda-redes para nós. Tem utilizado a pré-época para mostrar que venha quem vier é uma alternativa para Bruno Lage e hoje foi um grande exemplo disso. Fez várias defesas incríveis, saiu bem dos postes e controlou bem a profundidade. Está a lutar por um lugar e a superar-se. Gostei também do pontapé de baliza inovador a fazer lembrar o futebol de praia para sair a jogar à mão. Melhor em campo.
2. Adel Taarabt. Tem sido dos melhores nesta pré-época e com o cansaço de RDT que tem sido noticiado, Bruno Lage hoje deu-lhe este prémio. Joga sempre com passes muito simples mas que desequilibram bastante. Seja para o lado ou num jogo mais vertical, Taarabt consegue sempre decidir bem e fazer de uma jogada banal uma grande jogada. Para mim, está a chegar aquele nível em que a preocupação dos jogadores tem que ser colocar a bola no Taarabt à entrada da área e deixá-lo decidir porque o sair dali vai ser muito bom. Acaba por marcar um golo num remate na sequência de um canto que é desviado por um defesa do Milan.
3. Gabriel. Apareceu muito cansado, o que é normal, visto que provavelmente ainda anda com treinos bidiários nas pernas. Para a Supertaça acredito que já esteja mais recuperado.
4. Rafa. Não esteve mal, mas as coisas simplesmente não lhe saíram tão bem como é normalmente saem. Voltou a ter boas arrancadas, teve até as nossas melhores oportunidades nos pés, mas ou Donnarumma foi segurando o jogo. A melhor de todas foi na sequência de um passe de primeira do Taarabt que o deixa desmarcado na cara do guarda-redes.
5. Fejsa. Para o Lage o estar a meter em jogo é porque o Fejsa conta mais do que inicialmente se poderia pensar e isso muito provavelmente resulta de uma grande pré-época do sérvio. Na prática e no jogo jogado, eu não consigo ver uma grande mais valia naquele que já foi um grande médio defensivo do Benfica. O Fejsa não recupera tantas bolas como já recuperou, entra muitas vezes à queima e ofensivamente a sua contribuição é nula. A equipa ressente-se muito quando tem o Fejsa em campo porque é sempre menos um apoio que temos. Bruno Lage de certeza que tem uma ideia para ele. Por isso é que está a jogar. Eu é que até agora ainda não a consegui ver.
6. Nuno Tavares. A brincadeira de o meter a lateral direito já começa a não ter piada nenhuma. É que ofensivamente nem como apoio serve. Está sempre a travar as jogadas para puxar a bola para o pé esquerdo porque o pé direito é para subir o autocarro e pouco mais. A culpa não é dele e provavelmente Bruno Lage não tem uma solução melhor, mas isto não está a funcionar nada bem e limita muito a nossa construção (e o jogo do Pizzi). Quando passou para a esquerda foi outra coisa completamente diferente. O Grimaldo que se cuide.
7. Ferro e Grimaldo. Foi um jogo muito complicado para os dois. O Castillejo estava a jogar meio a apoio do avançado, meio a médio direito mas entrava sempre nas costas da nossa defesa pelo centro do terreno, permitindo que o Calabria, defesa direito, subisse. Como o Rafa não baixava muito para acompanhar o Calabria, o Grimaldo ficava sempre de olho no lateral e deixava muitas vez o Castillejo para o Ferro. Isto passava-se tudo numa fracção de segundos. Muitas vezes a bola entrava do meio do campo para as costas do Ferro em vez de na ala direita e valeu-nos o Odysseas que fez 2-3 grandes defesas. Na segunda parte a coisa melhorou e conseguiram apanhar o Castillejo várias vezes em fora de jogo, mas estivemos muito expostos ali.
8. Substituições. Depois do golo do Taarabt, Bruno Lage fez a primeiras substituições. Ninguém entrou especialmente bem, mas também ninguém esteve mal. Florentino teve um ou dois bons corte. Chiquinho teve detalhes interessantes. Caio Lucas criou boas oportunidades mas não decidiu muito bem. Zivkovic teve uma boa oportunidade mas não finalizou. Samaris continua a ser um caso estranho para mim. Foi dos melhores jogadores do Benfica na época passada. Sempre a um nível muito alto. Mas agora não tem jogado muito. Não sei se é por não estar a 100% ou outra coisa qualquer. É só estranho. Principalmente porque nos poucos minutos que teve nos EUA, pareceu-me encaixar-se melhor na equipa que o Fejsa.
Tendo em conta a temperatura, o estado do relvado (regado à mangueira durante o intervalo) que estava cheio de areia, o cansaço acumulado dos jogadores, não foi um mau jogo. A equipa tem capacidade para muito mais e noutras condições (jogadores devidamente repousados, outro relvado) acho que o nosso futebol vai fluir de outra maneira. Há aquelas desatenções defensivas que me preocupam um pouco, até porque apesar do Sporting não ter a qualidade do Milan, tem um grande jogador no meio campo que com 3 metros de espaço é capaz de fazer golo de qualquer lado no último terço do campo. Ofensivamente e tendo em conta que o Sporting ainda não teve um jogo que não tenha sofrido dois golos nesta pré-época, acho que pode ser uma Supertaça muito boa. Vamos ver como corre.
Neste momento, já só duas equipas podem ganhar a ICC. Nós e o United. Para sermos nós o United tem que perder, empatar ou ganhar por 1 ou 2 golos contra o AC Milan na última partida. É verdade que não jogámos contra Bayern, Barcelona, Atlético, Juventus ou Tottenham, mas estivemos bem acima da média nesta prova. Agora é dar continuidade.

PS: Que belo equipamento do AC Milan. Fiquei com inveja, Adidas."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!