"Tornou-se um clássico, e é com ansiedade que as centenas de jovens do projeto Para ti Se não faltares! aguardam, todos os anos, pelo torneio de Páscoa que se realiza em Ponte de Sor desde o inicio do projeto.
Há muitas razões para isso, porque o torneio é já uma tradição, e os jovens partilham feitos e memórias entre si. O ponto alto é competir em equipa e mostrar valor próprio, mas também conviver com amigos de outras escolas que se reveem nos eventos e atividades-prémio do projeto, mas que mantém contacto regular ao longo do ano letivo e mesmo durante as férias.
Para participar é preciso reunir um conjunto de condições: não ter faltas em excesso, ter um comportamento correto e uma prestação escolar adequada, mesmo que os resultados possam ser assimétricos, como é normal. O que não dá - pelo contrário, impede - acesso ao torneio é fazer o oposto de tudo isto e esperar que as habilidades futebolísticas pro si só garantam uma nomeação. Isso, simplesmente não acontece e, mais que um meio de pressão sobre os jovens, constituí uma oportunidade para sentirem a importância da vida escolar no seu todo e para poderem melhorar a performance enquanto alunos e a atitude enquanto pessoas. Porque há sempre mais e mais torneios, actividades e prémios, e, tal como no futebol, não se pode alterar a falta que se cometeu, mas pode melhorar-se tudo daí para frente. Essa é a verdadeira lição deste projeto com tanto sucesso entre os jovens, mas o que os motiva e traz à liça é o poder do grande jogo das paixões!"
Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!