Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Na crista da onda encarnada


"O Benfica revelou o seu lado aventureiro ao tornar-se o primeiro clube europeu a praticar Surf

Quer seja a rematar uma bola, a pedalar uma bicicleta, a deslizar com uns patins ou nas ondas com uma prancha de surf, o Benfica esteve presente e pode orgulhar-se de ter vivido todas estas experiências, mantendo vivo o seu ecletismo.
O Clube reforçou a sua presença nos desportos radicais ao criar o projeto Benfica Aventura, em Dezembro de 2005, com o intuito de proporcionar atividades e programas associados ao bem-estar de praticar desportos ao ar livre. Deste modo, pessoas de todas as idades podiam ter aulas de surf e de skate, fazer passeios de BTT, praticar hipismo, golfe, desportos náuticos e de escalada, entre outras atividades. Além disso, a sua área de ação expandia-se para a realização de festas de aniversários para os mais jovens e programas de team building; faz parte dos Campos de Férias Polidesportivos de Verão do Benfica; e organizou tours pelas escolas, para divulgar estas e outras modalidades encarnadas.
Desde o início, um dos desportos que mais se destacaram foi o surf, sendo o Benfica, curiosamente, 'o primeiro clube europeu' a praticar estas modalidade. Em Julho de 2006, a Escola de Surf foi apadrinhada por Eric Rebiere, 'um dos melhores surfistas europeus da atualidade', e, no ano seguinte, foi construída uma equipa, com atletas de ambos os géneros.
Três anos depois como 'o surf já é uma das modalidades mais populares, especialmente junto dos mais jovens, que têm aderido entusiasticamente', o Clube voltou a 'apostar em força nesta modalidade', com a nova vertente Benfica Surf, desenvolvida em parceria com a empresa Vício de Praia. Para além das aulas de shortboard, longboard e bodyboard, das em Carcavelos e Costa da Caparica, foram criados quatro surf camps do Norte ao Sul do país (Porto, Ericeira, Costa de Caparica e Algarve), em conjunto com o Insurf Camp. Esta iniciativa daria frutos com o Benfica a inscrever 'a equipa pela primeira vez no campeonato nacional', organizada pela Federação Portuguesa de Surf, em 2010.
Por força das circunstâncias, tanto o Benfica Aventura como o surf foram uma experiência fugaz, mas as memórias destas actividades permaneceram, sendo ainda um exemplo do vasto leque dos desportos praticados pelo Clube ao longo dos tempos.
Saiba mais sobre as modalidades encarnados na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!