"Será mais logo, às 17 horas, que terá início o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no qual, infelizmente, o Benfica é o único representante português.
Será a décima presença consecutiva nesta fase da prova, um feito apenas conseguido por Benfica, Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid, o que demonstra inequivocamente a consistência do trabalho realizado.
O objectivo da nossa equipa já foi definido e assumido publicamente no início da temporada pelo nosso técnico Bruno Lage: “Temos a noção de que necessitamos de fazer uma boa campanha para passarmos à fase seguinte, esse tem de ser o nosso grande objectivo. Essa é a história do Benfica”.
O nosso historial na prova é assinalável. Às duas Taças dos Clubes Campeões Europeus conquistadas, junta-se a presença em mais cinco finais. E, desde que a competição foi denominada Liga dos Campeões, o Benfica faz parte de um grupo restrito constituído por 16 clubes que já garantiram o direito a participar na fase de grupos pelo menos 15 vezes.
É de realçar que, nas últimas oito épocas, o Benfica disputou duas finais da Liga Europa e chegou duas vezes aos quartos de final e uma vez aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Nesta temporada, a presença no pote 2 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões significa que a nossa equipa não defrontará Ajax, Atlético Madrid, Borússia Dortmund, Nápoles, Real Madrid, Shakhtar e Tottenham.
No pote 1 encontram-se alguns velhos conhecidos que o Benfica já defrontou em fases adiantadas das competições europeias. Desde logo o Barcelona, o adversário na final da nossa primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada. Também o Chelsea, que defrontámos na final da Liga Europa em 2013. O Bayern e o Liverpool, com os quais já disputámos dez partidas nas competições europeias (só superados por Manchester United, com onze). Sobram Juventus, nosso oponente nas meias-finais da Liga Europa que resultou no nosso apuramento para a final em 2014, PSG, Zenit e Manchester City, que conta com as pérolas do Seixal Bernardo Silva, Ederson e João Cancelo.
Nos restantes potes há, entre as 16 equipas, dez que já defrontaram o Benfica anteriormente nas competições da UEFA. Nomeadamente o Inter por três vezes, incluindo a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1965. Olympiacos, com 7, Leverkusen, 6, D. Zagreb e Galatasaray, com 5, são os clubes que mais vezes se encontraram com o Benfica. Estrela Vermelha, Leipzig, Lille, Lokomotiv Moscovo e Lyon disputaram cada duas partidas com o nosso clube.
Sobram seis que, se o sorteio assim o ditar, terão a honra de visitar o nosso Estádio pela primeira vez em competições oficiais e poderão, assim, sentir o forte apoio habitualmente dedicado à nossa equipa pelos nossos adeptos: Atalanta; Brugge; Genk; Salzburgo; Slavia Praga; Valência.
Terminamos desejando boa sorte ao Sporting de Braga e ao Vitória de Guimarães que, hoje ao final da tarde, acreditamos que ultrapassarão, respectivamente, Spartak Moscovo e Steaua Bucareste. O sucesso destas equipas será o sucesso do futebol português."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!