Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Vermelhão: Ambição...

Benfica 4 - 2 Rio Ave


Remontada, com muitos golos e muita alegria...!!! Foram dois os treinos dados por Bruno Lage, se alguém estaria à espera de uma alteração radical, não percebe muito como isto funciona... Se alguém quiser usar o exemplo do Mourinho no Manchester United, desengana-se, pois lá por Inglaterra o problema era claramente 'pessoal' entre o treinador e a 'estrela' da companhia, algo que não aconteceu no Benfica!!! No Benfica, os 'problemas' são mais complicados de debelar... E não são dois treinos que iriam mudar tudo...

Mas mudaram alguma coisa, principalmente a ambição. Ao apostar num 442, o Bruno Lage deu imediatamente uma indicação clara: jogar para a frente... sem medo! Sempre defendi que o Benfica tem que jogar em 442; deve existir um plano B, mais conservador, mas o plano A, tem que ter dois avançados na frente... O Bruno com tão pouco tempo de preparação, podia-se ter refugiado na 'continuidade' táctica, mas não... e nem no final, depois do 4-2, regressou' ao 433.
Notou-se hoje, a vontade de mudar os processos ofensivos. Houve menos bola longa sem sentido (houve algumas mudanças de flanco intencionais...). Houve mais saídas de bola 'controladas'. Houve mais jogadores em zonas de finalização. Houve jogo 'entre-linhas' no meio, com o Félix: para se aproveitar as alas, têm-se que criar potencial perigo no meio, senão fica fácil defender...!!!

Defensivamente, voltámos a cometer muitos erros. O principal 'problema' do 442 são os equilíbrios no meio campo, e neste momento a equipa não tem os mecanismos posicionais para fazer bem esse trabalho... E no início da 2.ª parte, antes do 3-2, abriram-se demasiados 'buracos' na zona central... Com o Fejsa a sair na pressão, e o Pizzi a não conseguir compensar... Mas os problemas são mais profundos: a equipa tem que apreender a defender novamente...
É verdade que o Rio Ave ao jogar com 2 avançados fortes fisicamente, colocou-nos problemas que 'raramente' temos no Tugão, mas temos que melhorar... Creio que a 'cassete' deste jogo, será muito útil na revisão deste jogo, para fazer entender aos jogadores quais os movimentos que têm que fazer, a defender... A 'linha' defensiva praticamente não existe: o 'famoso' jogador 'coberto, 'jogador' descoberto, que o Benfica era especialista deixou de funcionar!!!
A equipa entrou com a intenção de pressionar alto, retirar a bola ao Rio Ave, mas quando fomos obrigados a recuar as linhas, a nossa má defesa 'posicional' ficou exposta.
Haverá alguns a recordar os seis golos ao Braga, para dar a entender que esta 'fome' goleadora na Luz não é nova. Mas eu realço a ausência do Jonas!!! Nas últimas épocas, sempre que o Jonas não jogou, a nossa média de golos baixou. Esta época, sem o Jonas, só em Salónica marcámos muitos golos... A dinâmica ofensiva que a equipa demonstrou foi novidade... E com este esquema, o talento do Jonas ainda terá mais espaço...!!!

Se o nosso 3-2, foi um pouco contra a corrente do jogo, naquele momento, o 0-2 no início também tinha sido contra a corrente, pois foi o Benfica que entrou melhor no jogo...

O MVP para o Seferovic foi totalmente justo (esteve nos 4 golos!!!)... mas o Félix também fez um grande jogo, fazendo de Jonas, no jogo entre-linhas e marcando!!! Eu sei que não serei consensual, mas o Pizzi mesmo falhando algumas marcações defensivas, fez um dos melhores jogos da época: foi dele a recuperação de bola, e ainda fez a assistência para o 4.º!!!
Excelente entrada do Zivkovic...
Em sentido contrário, o único erro que o Bruno Lage cometeu foi não substituir o Salvio mais cedo!!! Fez um jogo horrível... Vem de uma longa paragem, em Portimão, até tinha entrado razoavelmente bem, mas... A questão do 442, expõe em demasia o Fejsa, que mesmo melhorando nos últimos jogos, está longe do Fejsa de outras épocas... Noutros jogos, provavelmente será necessário, outra 'companhia': como o Gedson... ou o Gabriel com boa atitude!!!
Tem feito boas exibições, mas hoje também esteve mal: o Odysseas podia e devia ter feito mais nos dois golos... a bola devia ter sido interceptada, nas duas ocasiões, principalmente no 1.º... pois no 2.º a bola faz uma trajectória 'complicada'!!!

Impossível não falar do Godinho: não são os erros que me irritam, todos erram... Agora, a intenção do Godinho durante os 90 minutos foi clara: três expulsões perdoadas, Nadjack e Bruno Moreira. além do Matheus Reis... Mas onde a 'premeditação' foi mais clara, foi na marcação dos locais das faltas ou dos lançamentos laterais: o Rio Ave chegou a marcar lançamentos 10 metros à frente do local correcto; ao Benfica chegou a marcar faltas 2 metros 'atrás' do local onde a falta foi efectivamente cometida!!!
Ainda não vi na televisão, mas não preciso, porque aconteceu à minha frente: no lance do 1.º golo do Rio Ave, no inicio da jogada, existe uma falta clara sobre o André Almeida... é empurrado, pelas costas, quando tenta cortar uma bola de cabeça... mais uma vez o VAR 'desligou-se'!!!
Sempre apreciei o Bruno Lage, ainda antes de ir para as Arábias, quando estava nos Juvenis. Um dos problemas desta mudança de treinador foi o momento do calendário. Estamos numa sequência extremamente complicada, com pouco tempo para treinar... e com jogos fora de casa, de elevado grau de dificuldade. Pessoalmente, acho que o Bruno deveria ser o treinador, pelo menos até ao final da época... Mas isso tem que ser assumido, deixar a 'moer' nos media um autêntico 'rodízio' de putativos treinadores, é extremamente negativo...

1 comentário:

  1. Na 1ª hora joga o Jonas; na última 1/2 hora o Félix.

    Com Seferovic a jogar assim tem de ser efectivo.

    O 433 tb tem de estar mecanizado para os jogos mais difíceis.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!