Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de março de 2016

Sem margem para deslizes

"Com um ponto a separar Sporting e Benfica na liderança do campeonato, o dérbi de amanhã promete ser um jogo de emoções, mas também de muito calculismo. Frente a frente estarão a melhor defesa e o melhor ataque da Liga, com ambas as equipas conscientes de que uma vitória pode significar um passo muito importante para a conquista do título.
Será a quarta vez que leões e águias vão encontrar-se esta temporada. Nas três vezes anteriores o Sporting levou a melhor e parte para este jogo com a confiança anímica de já ter batido o rival sempre que o defrontou. No entanto todos os jogos têm a sua história e o Benfica estará certamente interessado em mudar a tendência das partidas anteriores, pelo que motivação não lhe faltará.
Tendo o Sporting ainda de visitar FC Porto e Braga (as deslocações mais difíceis no calendário que lhe resta cumprir), este jogo ganha grande relevo estratégico. Uma vitória permitirá uma almofada de quatro pontos para os próximos desafios e representará uma prova de força e injecção anímica na candidatura ao título dos leões.
Na verdade, se alguém sair vencedor do dérbi, partirá para a reta final do campeonato como grande favorito à conquista do ceptro. Dos três grandes, o Benfica é quem tem o calendário mais acessível tendo já passado por Dragão, Guimarães e Braga. Pelo que uma vitória em Alvalade, ainda mais numa fase em que a equipa se apresenta em boa forma, pode embalá-la para o tricampeonato.
Duas equipas que se encontram praticamente no máximo do seu potencial, podem ajudar ao espectáculo. No entanto, é de prever que a estratégia das equipas possa ser mais pragmática. Num jogo onde ninguém quer perder, a vontade de anular o adversário pode imperar e resultar numa partida muito dividida, onde nomes como William Carvalho, Adrien, Renato Sanches e Samaris se podem destacar na batalha do miolo do terreno.
Um Sporting de grande produtividade atacante, que gosta de ter a bola, mas que tem marcado poucos golos, vai encontrar um Benfica que, pelo contrário, tem sabido aproveitar com tremenda eficácia o seu vendaval ofensivo. No entanto, e apesar das várias mexidas que têm sido forçados a fazer na defesa, os leões parecem mostrar maior segurança defensiva do que as águias, que perderam Luisão e Lisandro por lesão.
Como curiosidades do jogo de Alvalade, esta será a derradeira oportunidade da época para Rui Vitória vencer o seu primeiro clássico, e falta saber como se apresentará o Sporting de Jorge Jesus, que tem tido algumas exibições tremidas nos jogos disputados em casa. Além disso, o duelo de goleadores entre Slimani e Jonas também promete ser um excelente aperitivo.
Fora de campo, o dérbi já começou a aquecer com a guerra de palavras entre intervenientes afectos aos dois clubes. E a conversa ainda não chegou aos treinadores, que esta época se deixaram envolver entre provocações e 'mind games' desnecessários. Confesso que o dérbi tem muito mais interesse dentro de campo do que fora dele. E são os jogadores que fazem da modalidade o espectáculo que todos apreciamos.
Atento aos acontecimentos do dérbi estará o FC Porto. Mas para tal terá de cumprir a sua parte no outro grande jogo da jornada. Os dragões têm pela frente um jogo extremamente difícil em Braga (antevendo o obstáculo que terão na final da Taça) e sabem que uma vitória lhes permitirá aproximarem-se de um dos rivais, ou até dos dois em caso de empate em Alvalade. Todos partem sem margem para deslizes."

2 comentários:

  1. "Fonseca poupa titulares na recepção ao dragão" na capa do record.
    Em Braga está tudo controlado, Salvador está lá para dar uma ajudinha ao seu clube do coração.

    ResponderEliminar
  2. Pois!...
    As usual,... "noblesse oblige"!...

    Por muito que "o Salvador & afins" tentem "mostrar os dentes"...
    ... "vão sempre lamber a mesma tigela"!...

    Mais do que nunca, "o PDI ameaça o Vaticano"...
    ... "há que ir juntando as espingardas"!...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!