Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de abril de 2014

Uma velha Julieta e um Romeu negro

"O interesse da Juventus em Eusébio em 1962 foi um caso que encheu páginas de jornais. Dinheiro grande! Dinheiro gordo! Vinte mil, trinta mil, cinquenta mil, cem mil contos!!!!

JUVENTUS outra vez. A semana passada falei daquele golo extraordinário de Eusébio à Juventus em Turim para a Taça dos Campeões, um pontapé quase de meio-campo, livre directo e imparável. Isso em 1968. Hoje falo da paixão que a Juventus sempre teve por Eusébio. Talvez não tão grande como a do Inter, e do histórico presidente Moratti, mas uma paixão que durou anos a fio.
Franklin Foer: jornalista norte-americano, editor no «New Republic», escreveu um livro interessantíssimo - «How Soccer Explains the World».
Franklin Foer: «A Juventus é conhecida pela alcunha da 'Velha Senhora', um nome estranho para uma equipa governada com tanto estilo por Gianni Agnelli. Exceptuando algumas 'estrelas' estrangeiras de grande qualidade que lhe deram, em certas ocasiões, uns laivos de futebol espectacular, a Juventus tem um estilo de jogo que não é mais do que a extensão dos seus maçadores uniformes pretos e brancos. A sua obsessão por tácticas defensivas deixa uma pequena margem para o erro e muito na mão dos árbitros».
Ah! Quem diria?
Por isso a Juventus é das equipas mais detestadas no Mundo. Sempre envolta em escândalos, em polémicas, condenada a descer de divisão por via de resultados combinados. Uma mancha muito negra num emblema a preto e branco.
A Juventus está aí, a jogar com o Benfica outra vez. E está também na memória de muitos de nós.
Por isso recordo. Recordo a paixão intensa de uma velha Julieta pelo Romeu negro Eusébio.
Vamos até 1962, por exemplo...

A propaganda italiana saiu de graça
FEVEREIRO. Fevereiro de 1962.
O Benfica era convidado para jogar em Itália, frente à selecção italiana. Cachet: 700 contos; despesas de deslocação e estada pagas para vinte pessoas durante três dias. Valores impressionantes. O jogo fica marcado para Milão, no dia 14 de Março. Os italianos vão ver Eusébio ao vivo. Afiança a imprensa que emissários da Juventus e do Inter estarão presentes, talvez com propostas em branco no bolso dos casacos.
Uma súbita febre de milhões parece trepar no mercúrio dos termómetros da Juventus, do Inter e dos jornais italianos e portugueses.
Como distinguir a verdade da mentira; a realidade da mistificação?
«Vinte mil contos, oferece a Juventus por Eusébio», diz-se à boca cheia.
Maurício Vieira de Brito, presidente do Benfica: «Fantasia. Nada mais do que fantasia. Já ouvi de tudo: oito, dez, quinze, vinte mil contos. Pois eu digo: o Benfica exige cinquenta mil. E se continuam com essa história, nada me custa passar para cem mil».
A Juventus desmente. Desmente de forma categórica.
Mas a seguir já não desmente tão categoricamente.
Depois, confirma. Finalmente revela, com requebros de Velha Senhora: tem interesse em Eusébio, mas Eusébio é caro demais.
Entretanto deixa correr tinta numa jogada publicitária. É um dirigente do clube de Turim, Barone Mazzonis, que confessa a estratégia: «Tenho que reconhecer que sim, que a Juventus gostaria de assegurar o concordo de Eusébio porque sabemos que se trata de um grande jogador. Mas não fizemos junto do Benfica nenhuma tentativa para negociar a sua transferência. O facto de os jornais portugueses, franceses, ingleses, espanhóis e italianos afirmarem que a Juventus está disposta a pagar vinte mil contos por um jogador, constitui uma tremenda propaganda para o nosso clube, pois só um clube muito rico e muito poderoso poderia pagar tão importante soma por um futebolista. De mais a mais, é uma propaganda que não nos custa um centavo. Logo, por que haveríamos nós de nos dar ao incómodo de o desmentir? Falem de trinta, quarenta, ou cinquenta mil contos. Quanto mais, melhor! Não mexeremos um só dedo para o desmentir».
Valores extremos para um tempo de pobreza. Eusébio no topo do Mundo. Namorado por uma senhora velha e rica..."

Afonso de Melo, in O Benfica

2 comentários:

  1. olá amigo

    e video desse golo de livre do Eusebio contra a Juventus lá em Turim em 1968?
    não existe me parte nenhuma?

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Já vi imagens do jogo da 1.ª mão em Lisboa, mas do jogo de Turim, nunca vi qualquer imagem...

    https://www.youtube.com/watch?v=nncUSXfgRi8

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!