Últimas indefectivações

domingo, 12 de dezembro de 2021

A frio


"No momento em que escrevo, desconheço o desfecho da jornada europeia de quarta-feira. Obviamente, não será indiferente para a avaliação da temporada benfiquista o apuramento, ou não, para os oitavos-de-final da Champions League - como não o foi o apuramento para a fase de grupos desta mesma competição, primeiro e importante objectivo da época, conseguido em Agosto com brilhantismo.
Uma derrota num dérbi, ainda por cima na Luz, deixa naturalmente os adeptos devastados. A mim também deixou.
Nestas situações a racionalidade desaparece, dando lugar a manifestações de emotividade extremadas, que mais não são do que formas de deitar fora a frustração do resultado. É compreensível, sempre assim foi e, sendo o futebol o brinquedo de emoções que tanto nos apaixona, sempre assim será. O contraponto é a euforia na hora da vitória, que compensa tudo o resto.
Se procuramos olhar a realidade com alguma frieza, vemos, porém, outras coisas. Vemos, por exemplo, que o Sporting que nos derrotou no dérbi tem o enorme mérito de se ter tornado num dos melhores Sportingues de que me recordo (e vejo futebol há quase 50 anos), o que nos obriga a melhorar mas não pode servir de argumento para deitarmos a casa abaixo. Vemos também que a sorte do jogo nada quis com a nossa equipa em vários momentos-chave da partida. Vemos, ou recordamos, que este mesmo Benfica, nesta mesma época, já chegou a parecer imparável. Vemos, por fim, que faltam 21 longas jornadas para terminar o campeonato, e muita coisa ainda pode acontecer até Maio.
Há que serenar e, jogo a jogo, unidos, encetar a recuperação.
Eu acredito!"

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!