Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de julho de 2019

ACF Fiorentina - SL Benfica

"Vitoria por 2-1. Bruno Lage repetiu boa parte do 11 do jogo com o Chivas. As únicas mudanças foram as entradas de Zlobin e Rafa para os lugares de Odysseas e Caio Lucas. A Fiorentina apresentou-se com um 4-4-2, com vários dos titulares a entrarem só ao intervalo. O jogo propriamente dito não foi muito diferente do jogo contra os mexicanos. Benfica com algumas dificuldades a construir na primeira parte. Segunda parte ligeiramente melhor. O Rafa criou e teve boas oportunidades, mas nunca conseguiu finalizar. O golo do vitória acaba por aparecer, caído do céu, num balazio de Caio Lucas já nos descontos. Lage só mexeu na equipa já perto do minuto 75. Umas notas sobre o jogo.
1. Rafa. O nosso melhor em campo. Com muita jogada individual, muitas combinações e com as duas-três melhores oportunidades que tivemos. Rafa tem uma combinação muito boa que culmina com um remate de fora de área a rasar o poste, tem um remate na sequência de um canto muito bom e tem uma jogada onde aparece isolado na cara do guarda-redes.
2. Pizzi. Ainda não está na forma fantástica do ano passado. Teve algumas falhas técnicas que não são normais nele. Mas boa parte das melhores combinações que tivemos envolveram o Pizzi. as falhas a curto prazo vão desaparecendo.
3. Gabriel. Jogo a fazer lembrar o seu ano passado, com passes teleguiados para o ataque muito certeiros. A nível de pressão e reação à perda da bola pode melhorar.
4. RDT e Seferovic. Voltaram a entrar no onze titular e até estão na jogada do primeiro golo - um assistiu, outro marcou - mas depois a equipa teve muitas dificuldades em chegar à baliza adversária. Privilegiámos o jogo directo, com bolas bombeadas nas costas da defesa italiana ou cruzamentos para a área, e até tivemos algumas oportunidades, mas a qualidade do jogo e a facilidade da finalização não é a mesma. Jogamos melhor com um avançado mais móvel por de trás de RDT ou de Seferovic. Esta solução não é nem eficaz, nem atrativa, pelo menos para já.
5. Florentino Luís. Foi titular. Entrou bem, depois falhou algumas marcações, mas a seguir já esteve um grande corte. Foi uma verdadeira montanha russa de emoções neste jogo. Ainda não revi o jogo, mas ficou-me a sensação que por várias vezes a Fiorentina conseguiu criar perigo porque furou a nossa linha do meio campo. É aquela falta de agressividade.
6. Ferro e Rúben Dias. Acumularam vários erros hoje. Foi dos piores jogos que já os vi fazer em conjunto. Por vezes não tiveram culpa porque apareciam em 3 vs. 2 sem que eles pudessem fazer muito melhor.
7. Ivan Zlobin. Foi titular. Sofreu um golo onde fica a sensação que não vê a bola partir - passou pelo meio das pernas do Rúben. Tem lá um momento às aranhas num canto. De resto foi uma metade tranquila.
8. Mile Svilar. Foi a única substituição ao intervalo. Teve duas ou três defesas. Não o incomodaram muito.
9. Caio Lucas. Quando já só faltavam 10 minutos para o fim do jogo, Bruno Lage decide meter Caio, Chiquinho e Jota. O jogo não revolucionou, mas já no caiur do pano, o Benfica consegue criar um desequilíbrio com a bola a vida da direita para a esquerda, aproveitando a superioridade numérica momentânea para permitir a Caio Lucas fuzilar o guarda-redes da Fiorentina sem oposição, marcando o golo da vitória. Mais uma vez, o Caio foi fundamental.
10. Fejsa. Jogou 15 minutos. Não se deu por ele. Mas o Samaris nem saiu do banco.
Ganhar é importante, mas jogar bem também é. Fica a sensação que não jogamos melhor porque não metemos os melhores. Se temos uma maneira de jogar e essa maneira de jogar é bastante boa, para quê inventar algo com o mesmo sistema mas com ideias completamente distintas - jogo directo. Talvez seja apenas Bruno Lage a querer testar as coisas, mas quando falta apenas uma semana e uns dias para a Supertaça esperava um onze base e umas ideias base mais bem definidas. Como é a sua primeira pré-época ainda é difícil perceber o que quer de cada jogo."

1 comentário:

  1. Acho que não teremos visto o mesmo jogo! A segunda aparte foi melhor que a primeira em que planeta?
    A primeira trintena de minutos foram muito bons e só não chegamos à meia hora com 2 ou 3 de avanço porque realmente não calhou...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!