Últimas indefectivações

sábado, 1 de junho de 2019

A questão da baliza

"Com Bruno Lage o Benfica foi, de longe, a melhor equipa em Portugal. Foi um domínio que já não se via há muitos anos. Fomos a equipa que precisa de menos remates para marcar golos e fomos também a equipa que precisa de mais remates para sofrer golos. Portanto, é normal que seja difícil aumentar a qualidade do plantel sem mexer muito com a química da equipa ou a sua essência (ter espaço para jogadores novos). Por isso acredito que haja poucas posições para mexer e melhorar. Mas uma delas é a baliza.
O Benfica precisa de ter um guarda-redes da qualidade do Ederson e do Oblak. Nem mais, nem menos. O Odysseas faz umas defesas e vale pontos, mas não é, e dificilmente vai ser, um guarda-redes do nível do Ederson e do Oblak. Para termos um guarda-redes deste nível, temos que fazer como fizemos antes. Contrata-lo antes dele ter chegado a esse nível.
A aposta da estrutura do Benfica neste momento é Mile Svilar que, como todos sabemos, tem tido mais momento "à Roberto" do que "à Ederson". No entanto, a estrutura do Benfica descobriu dois dos seis melhores guarda-redes do mundo. Se apostasse em alguém para descobrir mais um, apostava na estrutura do Benfica. Se eles acreditam no Svilar, nós temos todos os motivos para acreditar também. O Benfica tem portanto duas alternativas:
1. Arranjar alguém por empréstimo. O Frankfurt teve este ano o Kevin Trapp por empréstimo. Não é um Oblak/Ederson, mas para a Champions League chega e sobra. Vai haver guarda-redes do nível do Trapp no mercado. O Ron-Robert Zieler desceu à Bundesliga 2. Deve andar à procura de clube, provavelmente. Se a aposta é realmente Svilar, emprestem o belga durante um ano a uma equipa onde jogue e tragam um guarda-redes de categoria por empréstimo. No próximo verão, tudo se avaliaria consoante a performance do Svilar no seu empréstimo.
2. Mudar a aposta. A outra alternativa viável é mudar a aposta. Emprestar Svilar na mesma, mas contratar um guarda-redes jovem com potencial para ser um Oblak/Ederson. Há bons nomes espalhados aí pelo mundo fora. Temos direito de preferência sob o Wuilker Farinez. Eu gosto especialmente do Andriy Lunin, ucraniano que o Real Madrid emprestou ao Leganes mas que jogou pouco. Acho que o poderíamos conseguir num negócio à Rodrigo, onde o Real Madrid garantia um preço de recompra. Com o Thibaut Courtois (27 anos) na baliza dos merengues, tenho as minhas dúvidas que o Lunin tenha espaço no Real Madrid nos próximos 5-6 anos, no mínimo.
É por isto que para mim foi um alívio que o negócio do Cillessen tenha caído. Primeiro porque não é um Ederson/Oblak. Segundo porque era muito dinheiro por um guarda-redes que tem jogado pouco e que não tem assim tantos anos top de sobra (se bem que o período do auge de um guarda-redes seja mais extenso). E terceiro porque por menos dinheiro podemos arranjar um guarda-redes muito melhor, se é que já não temos."

1 comentário:

  1. O Benfica já contratou um guarda redes na senda do Oblak ou do Ederson. O Cellissen não é o tal. Ainda bem que não veio.
    Mas guarda redes destes não se encontram aos pontapés, até porque os outros clubes também têm scouters.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!