Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de maio de 2018

O futuro do Sporting

"A crise do Sporting tem várias dimensões, desde logo porque ao miserável ataque de Alcochete se somam as graves suspeitas de suborno de jogadores e árbitros.
Convém anotar que se o primeiro caso, apesar da extrema gravidade, não é exactamente inesperado - à violência nos campos de futebol e imediações, que tem tido vários episódios, é preciso juntar um padrão no clube que conduziu a esta desgraça - já o segundo caso provocou o espanto e (em mim) a indignação: o Sporting de Bruno de Carvalho tem se apresentado como o grande defensor da verdade desportiva liderando mesmo as denúncias sobre más práticas, designadamente no Benfica.
Seria a suprema ironia e -pior - o sinal de que tudo está errado se o Sporting estivesse agora envolvido em casos em que a verdade desportiva é adulterada.
Estas são as duas questões macro e delas decorrem uma série de reflexões. Por partes:
Demissão sim ou não?
A linha chegou ao fim para Bruno de Carvalho, o pedido de uma assembleia geral extraordinária é um expediente. Mais um.
Se Bruno sair pelo seu pé presta um último bom serviço ao clube. Fui crítico severo da sua presidência no início, reconheço o enorme mérito da sua acção em muitas áreas e apoiei por isso a sua reeleição. Agi sempre de acordo com a minha consciência e é esse facto que me deixa liberto para, na condição adepto do Sporting, escrever agora que o seu tempo chegou ao fim.
Não o diabolizo, nem entro em julgamentos sumários. Já estão em marcha e outros se seguirão. O Sporting saberá regenerar se, e é normal que esse processo leve tempo. Que tenha custos.Que seja doloroso. É o preço a pagar.
No imediato é preciso bom senso. Entregar o poder, por exemplo a Carlos Vieira, num momento delicado em termos financeiros e com a preparação da nova época pode ser uma solução a considerar. Solução temporária. Mas é preciso que Bruno de Carvalho dê esse passo. E que Vieira aceite, claro.
O desfile de putativos candidatos que já começou nas televisões (apesar de eles dizerem que não...) não é nada de novo mas é tão triste como sempre.
Agressores e Claques
Os 23 detidos que estão para já entregues às autoridades devem ser julgados é exemplarmente punidos, não apenas no plano social.
Devem ser banidos dos estádios de futebol e dos recintos desportivos em geral. O que fizeram não tem perdão. O Sporting deve identificar esta gente e expulsa la.
Em relação às claques oficiais tem também a oportunidade de redefinir o território de actuação. Se for necessário acabar com o apoio isso deve ser feito sem a menor hesitação.
Política, Federação e Liga
Depois de dois secretários de estado a dizer banalidades, ontem o poder político apareceu em força. 
Entre vexados e chocados que fique claro que o ponto não são as palavras ou os estados de alma. Este Governo (e o Presidente, pela sua natureza) têm andado de braço dado com o futebol quando há festa, mas nunca sujaram as mãos. Chegou a hora. E não é preciso nenhuma nova Autoridade, basta ser rigoroso no cumprimento da Lei. E não ter medo.
Federação e Liga também se ficaram pelas palavras de circunstância num tempo que era de acção. Ouvir Pedro Proença a pedir "reflexão" é penoso.
Jogo, sim ou não?
Com certeza que o Aves nada tem a ver com a situação, mas cancelar e remarcar o jogo era uma decisão sensata - em termos de segurança - e que daria um sinal poderoso de que estamos perante uma situação excepcional que pede uma acção excepcional.
No domingo, e apesar do comunicado dos jogadores, o Sporting estará diminuído, a festa será sempre postiça, a segurança anormal e o ambiente pesado. Ora, nada disso é bom para o futebol nem sequer para a indústria do futebol.
Suspeitas
Neste caso como noutros a investigação jornalística fez se a par da investigação judicial e, vamos ser claros, o problema não está no jornalismo.
O Sporting no comunicado da noite de ontem deveria ter feito uma referência explícita a estes acontecimentos e, mais, deveria ter afastado até conclusão das investigações os dois colaboradores, um deles o líder da estrutura do futebol.
Se o que aí vem é um assunto sério ou não ainda é cedo para responder.
E agora?
Nestes dias de chumbo o mais difícil tem sido explicar ao meu filho pequeno o que está a acontecer. 
Eis aquilo todos temos que pensar - o Sporting e o futuro."


PS: Que azia vai por aqui...!!!

1 comentário:

  1. O futuro do Seportingue, se fosse aqui no Norte, era ir jogar com o Canelas.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!