Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A história como ela é

"A patética ideia do presidente do Sporting de reivindicar mais uns quantos títulos para o seu clube é fantasiosa, e nem mereceria, sequer, estas linhas de texto.
A história foi o que foi. Os factos são conhecidos. Chame-se Campeonato Nacional, Liga, 1ª Liga, 1ª Divisão, Superliga, ou a marca de qualquer patrocinador passado, presente ou futuro, títulos nacionais são títulos nacionais, e contam-se desde 1934-35 - altura em que foi criada a prova que encaixa nas características daquela que, até hoje, determina o campeão nacional. O Benfica venceu 35 vezes, o FC Porto 27, o Sporting 18, o Boavista e o Belenenses uma cada. Não constam da lista Olhanense, Carcavelinhos ou Marítimo. Mas vivemos num país livre, e cada um pode dizer as baboseiras que quiser. Gritem então que têm 22, 44 ou 88… É indiferente. O que conta é a verdade. Ponto final quanto a isto.
Este revisitar da história das competições lusas levanta, porém, uma outra questão, essa sim pertinente. Não entendo o motivo de nunca terem sido agregados os Campeonatos de Portugal às Taças de Portugal, prova que, com todas as evidências, lhes sucedeu no tempo, no formato, e até no desenho do troféu. Face à relação directa com os nossos rivais ficaríamos com menos um troféu? Paciência. Factos são factos, e no próximo mês de Maio podíamos acertar a conta.
Cabe à FPF acabar de vez com este equívoco, o qual abre espaço a confusões desnecessárias, e alimenta devaneios absurdos. Mas também devemos fazer a nossa parte: chegar à final do Jamor, e, ao erguermos a Taça de 2016-17, inscrever um gordo número 29 nos adereços da festividade."

Luís Fialho, in O Benfica

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os dirigentes do Benfica não estão muito interessados em contabilizar os Campeonatos de Portugal conquistados em 1929/30, 1930/31 e 1934/35 como Taças de Portugal, também eles sempre estiveram na expectativa onde aqueles troféus realmente se encaixam... o silêncio do Benfica em relação a este assunto é para mim um 'vamos ver o que isto vai dar', reparem que o FC Porto também não contabiliza as suas conquistas de Campeonatos de Portugal ás suas Taças de Portugal, porque será?

    Em relação ao Sporting... eles só vieram agora com esta conversa porque têm medo que o Benfica os dobre em conquista de Campeonatos Nacionais, sinceramente eu tentei perceber a teoria dos dirigentes do Sporting e eles até têm lógica até um certo ponto, mas depois a inveja ao Benfica acaba por os cegar e decidiram defender que o Benfica ganhou uns quantos campeonatos 'experimentais' que não podem ser contabilizados... enfim, a FPF já podia ter acabado com esta história de uma vez por todas mas também ela prefere o silêncio porque existem alguns factos históricos que sustentam a teoria dos lagartos, menos naquela loucura quando dizem que os campeonatos 'experimentais' conquistados pelo Benfica não contam!

    Eu pessoalmente estou tranquilo em relação a este assunto pois não me preocupam as conquistas passadas dos nossos rivais, estou é curioso para ver onde é que se encaixam de uma vez por todas aqueles três troféus que não estão contabilizados nem como Taças de Portugal, nem como Campeonatos Nacionais, no site oficial do Benfica são apenas e só três Campeonatos de Portugal, tal e qual como no site oficial do FC Porto!
    Saudações.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!