Últimas indefectivações

sábado, 4 de julho de 2020

Bruno Lage

"No auge da veneração a Lage e ao seu trabalho, pensei que faltava ver ainda duas facetas do nosso treinador para se aquilatar definitivamente a sua competência, conforme possível distanciada e amadoristicamente. Como lidaria com o eventual insucesso, que quase não conhecera até então (a eliminação da Liga Europa criou alguma renitência, mas secundarizada face à extraordinária campanha no campeonato), e como planearia a época e construiria o plantel.
Não o escrevo para exibir supostos dotes de adivinhação ou uma pretensa capacidade invulgar de antecipação. Primeiro, porque as dúvidas por mim colocadas eram meramente hipotéticas, eu admirava Lage. Segundo, porque a nossa equipa iniciou a época brilhantemente e reagiu muito bem ao desaire caseiro com o FC Porto.
Na Liga dos Campeões, encarei o início titubeante como uma consequência, sobretudo, de lacunas competitivas do futebol português. Afinal de contas, passeávamos a nível nacional, apesar da tal derrota, e o desempenho na Europa até melhorou significativamente ao longo da fase de grupos.
O quase ano e meio de Lage deveria ser caso de estudo. Pela positiva e negativa, houve macas significativas. O percurso é inusitado, com a extraordinária ascensão seguida de uma derrocada sem precedentes. Por exemplo, 18 triunfos nos primeiros 19 jogos do campeonato nesta época, superado só pelo pleno de vitórias em 1972/73. Mas só dois triunfos nos últimos 13 jogos em competições oficiais, igualando os piores registos. E mesmo apenas com duas vitórias nas últimas dez jornadas, Lage ainda é o 3.º melhor treinador de sempre do Benfica, em percentagem de vitórias, com mais de 30 jogos nesta prova. Há uns meses, ninguém adivinhava este desfecho."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!