Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Porto que foi à Luz não era de boa reserva

"Pior do que ser derrotado por um rival directo na luta pelo título – desfecho que ditou a queda para o terceiro lugar na classificação –, o FC Porto saiu da Luz sem ser capaz de exibir um pouco que fosse do futebol que nas últimas temporadas o tem ajudado a dominar a principal competição nacional.
O desempenho portista foi tão atípico que, no final, a equipa comandada por Paulo Fonseca tinha estabelecido (ou igualado) vários dos seus recordes negativos na actual edição da Liga. Terá sido apenas um jogo menos conseguido e, como tal, para esquecer? Ou, por outro lado, esta cinzenta exibição deve ser encarada como (mais) um sinal de que algo não funciona como esperado no reino do Dragão e, assim sendo, há que recordar e analisar ao pormenor o que se passou? A resposta, claro, será dada pela própria equipa nos próximos compromissos...
Certo é que, na Luz, o FC Porto não marcou golos (só tinha ficado em branco na derrota com a Académica, em Coimbra); viu a sua baliza ser violada duas vezes (algo que somente se verificara no empate no Estoril); rematou escassas quatro vezes (o mínimo anterior era nove no embate caseiro com o Sporting);beneficiou apenas de dois pontapés de canto (apresentava como pior registo os quatro no Estoril); cometeu 25 infracções (o recorde eram 22 na deslocação à Amoreira); viu sete cartões (ostentava como máximo quatro no Estoril e na recepção ao V. Guimarães) e pela primeira vez esta época teve um jogador expulso (Danilo).
O FC Porto esteve tão longe do rendimento habitual – nem parece que estamos a falar da equipa que mais remates (233) ou cantos (121) tem na prova –, que o jovem esloveno Oblak acabou por ter uma serena estreia a titular no campeonato, já que raramente foi chamado a intervir, bastando-lhe acompanhar com atenção os lances nas imediações da sua baliza.
Mais trabalho (e menos eficácia) teve o experiente brasileiro Helton que, a exemplo do que sucedeu com os guarda-redes de todas as restantes 14 formações participantes na prova, não logrou impedir que os encarnados acertassem na sua baliza. O Benfica, saliente-se, marcou em todos os encontros da Liga, bem como nos restantes jogos referentes às competições internas.
De resto, a partida da Luz ficou também assinalada por ter sido a que mais faltas teve em toda a primeira volta da competição. O portuense Artur Soares Dias – que até se esqueceu de apitar em algumas infracções evidentes... – sancionou 44, marca que ultrapassa as 43 verificadas no V. Guimarães-Marítimo, embate respeitante à 7.ª jornada e dirigido pelo leiriense Olegário Benquerença. No futebol português, decididamente, não é fácil assistir a jogos com poucas faltas. O Estoril-Nacional, logo na ronda 1, foi o melhor nesse capítulo e mesmo assim registou 17, um exagero noutras paragens.

BOM SINAL
Emoção ajuda a águia
No primeiro jogo após o desaparecimento de Eusébio, o Benfica conseguiu o melhor resultado da época, dada a importância da vitória alcançada, em casa, diante do rival FC Porto. Com este sucesso, os encarnados instalaram-se isolados no comando e conseguiram importante vantagem no confronto directo com os dragões. Marcando golos em todos os encontros (apesar de não ter contado com o lesionado Cardozo nos últimos tempos), a formação de Jorge Jesus deu um passo decisivo para virar a prova na frente. E isto apesar dos inesperados tropeções na Luz com Belenenses (1-1) e Arouca (2-2). Recorde-se, por outro lado, que as águias só perderam (com o Marítimo) na ronda inaugural.

MAU PRENÚNCIO
Alarme regressa ao Sado
Depois de uma boa sequência aquando da entrada em funções de José Couceiro – que atirou a equipa para o meio da classificação –, o V. Setúbal vive agora um período menos positivo. Com efeito, os sadinos somaram em Olhão (no terreno de uma das equipas que se encontram em lugares de despromoção) a terceira derrota seguida (antes tinham cedido em Braga e em casa com o Benfica) e passaram a dispor de apenas 4 pontos de vantagem em relação à linha de água. Para piorar o cenário, a próxima jornada reserva uma deslocação ao Dragão, para medir forças com um FC Porto que, após o desaire na Luz, está proibido de voltar a perder pontos. O alarme voltou a tocar no Sado...

SABIA QUE...
Ao marcar quatro vezes diante do P. Ferreira, a Académica somou tantos golos na última partida quanto nos dez embates anteriores?
Ao sair de Arouca sem conseguir marcar, o Belenenses aumentou para seis o número de encontros que leva sem festejar um remate vitorioso?
Enquanto o Benfica marcou golos em todos os embates da primeira volta, o Marítimo foi a única equipa que não logrou terminar um jogo sem ver a sua baliza violada?
Arouca e Académica foram as únicas equipas que ainda não beneficiaram de grandes penalidades? E que Olhanense e Gil Vicente não tiveram nenhuma contra si?
Após a expulsão do portista Danilo na Luz, o Sporting passou a ser o único clube que não contabiliza expulsões na prova?
Apesar de ter terminado a primeira parte da Liga isolado no comando, o Benfica é apenas o quinto colocado no ranking de remates efectuados e o sexto na tabela de cantos?
Mesmo sendo a nona colocada na lista de faltas cometidas, a equipa do Arouca é a que mais vezes foi sancionada com cartões (57)?
O Marítimo vai numa sequência de quatro empates consecutivos? Só nos derradeiros quatro jogos, os insulares coleccionaram mais igualdades do que dez equipas em toda a primeira volta do campeonato!"

Luís Avelãs, in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!