Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Viva a revolução


"Ainda faltam alguns meses para abril, mas não é de cravos que vos venho falar - é do papoilas. Saltitantes. O primeiro jogo oficial do SL Benfica, versão 2022/23, foi na terça-feira, e os ecos dessa exibição continuam a fazer-se ouvir. Não é para menos. Depois do que se passou nas últimas temporadas, os benfiquistas tinham saudades de ver uma equipa focada no sucesso. E foi isso que se viu com os dinamarqueses do FC Midtylland.
Já sabemos que, após qualquer vitória do Glorioso (seja em que modalidades for), a primeira reação dos rivais é diminuir o valor do adversário. Como se fosse fácil numa eliminatória de avesso à Liga dos Campeões criar 14 oportunidades claras de golo, marcar quatro e deixar outros tantos por concretizar. É a exigência da excelência, sempre associada a tudo o que tenha que ver com o SL Benfica. Só assim se explica que, após uma vitória numa primeira mão por 4 a 1, haja alguma insatisfação pelos golos falhados ou pela grande penalidade concedida. Típico de ser Benfica, querer sempre mais.
Na base do sucesso deste primeiro jogo - e foi apenas um de uma longa época que começa logo com possíveis 8 partidas em Agosto - está a nova equipa técnica liderada por Roger Schmidt. E os jogadores, obviamente, estão a absorver as suas diretrizes e a mostrar talento. Foi o primeiro, hoje é o segundo (com o FC Arouca), mas sinto que podemos estar a assistir a uma revolução no SL Benfica. Os ingredientes estão lá todos: sentimento de revolta, união, organização no caos que é o futebol português e o desejo de lutar contra a impunidade. Além disso, como se assistiu nas revoluções francesa, checa ou portuguesa, há um fator que faz toda a diferença: a adesão do povo. Basta que lhe mostrem bons argumentos, e o povo do Benfica sai à rua, enche estádios, seja para treinos, jogos particulares ou oficiais. Roger Schmidt arrisca-se a ganhar o estatuto de capitão de abril (ou de maio, conforme o calendário futebolístico) se conseguir alcançar os seus objectivos. Mas atenção, porque os forças da reação estão sempre à espreita, prontas para combater o progresso, usando todos os artifícios para prolongar o estado velho das coisas. SL Benfica sempre, mentira desportiva nunca mais."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!