Últimas indefectivações

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Vermelhão: Soneca, golos, ansiedade, vitória...!!!

Benfica 3 - 2 B-SAD


Safamo-nos desta!!! Estes jogos pré-clássicos são sempre muito perigosos... recordo-me de muitos onde não ganhámos, independentemente da qualidade do adversário! Alguns por incapacidade nossa, outros, outros por factores externos...!!! Hoje, entrámos a dormir... e tivemos alguma 'sorte' na forma como chegámos à vantagem... 
Mas quando o jogo parecia decidido, com um Benfica que quase não sofre golos no campeonato, uma vantagem de dois golos, parecia segura... um auto-golo e um penalty manhoso, obrigou a mais um final dramático, com muita ansiedade, fora do campo, e dentro da quatro linhas! Houve momentos inclusive de déjá-vu... parecia que estávamos a reviver o empate do última época, com o golpe de vista falhado do Ody e o atraso fatal do Rúben!!!
Este ex-Belenenses, agora B-SAD, tem uma 'cultura' de posse de bola chata, vem das últimas épocas com o Silas, e o Petit que normalmente tem um estilo de jogo muito mais pragmático, ainda não teve tempo para alterar! Trocam muita bola nas linhas atrasadas, quase sempre longe da baliza... Sendo assim não me surpreendeu as nossas dificuldades na pressão alta, mas além disso, tivemos muitos problemas a 'parar' as diagonais do Licá e as descidas do Varela (curiosamente o Varela no jogo contra a sua ex-equipa, os Corruptos, perdeu a bola mais de 15 vezes... hoje estava mais concentrado!).
Além da questão da apatia geral, o Lage na minha opinião cometeu um erro: neste tipo de jogos, contra este tipo de adversários, o Rafa não pode jogar como segundo avançado, no meio! Não tem as rotinas, nem as qualidades necessárias para o jogo entre-linhas, necessárias em espaços muito reduzidos! Neste tipo de jogos, o Chiquinho é claramente a melhor opção...
O única ala rápido que temos é o Rafa, hoje sem velocidade nas laterais, e sem um cérebro no meio, os nossos ataques foram presa fácil... Quando a bola chega ao Pizzi e ao Cervi, os nossos adversários sabem que podem pressionar imediatamente, porque nenhum deles tem a velocidade necessária para os ultrapassar. O Chiquinho sabe aproveitar muito bem os 'buracos' deixados pela subida dos laterais adversários... o Rafa não tem essa leitura. A única vantagem no Rafa nestas circunstâncias, é a profundidade, mas com o adversário a defender muito atrás, com um libero, é muito difícil colocar uma bola nas costas dos Centrais... Noutros jogos, contra outros adversários, talvez, mas na Luz, contra a B-SAD não!
Sendo assim, acabou por ser o Taarabt a desbloquear o jogo: uma grande jogada no 1.º golo e a marcar o 2.º... Mas além das jogadas do golo, o Adel foi de longe o jogador mais intenso em campo. A atacar e a defender!!!
Com o Taarabt a merecer o MVP, destaco também o Vinícius com mais um golo (sem desistir) e uma assistência e muitas bolas conquistadas; o Ody com três defesas muito boas (apesar de uma bola mal socada... e que na sequência do canto, obrigou a duas dessas três grandes defesas!)
O Ferro que até por começou bem... voltou a ficar muito ansioso na parte final! O Rafa até podia ter marcado, mas perdeu demasiadas bolas estupidamente... e ainda foi anjinho no penalty! O Pizzi também não acertou uma... O Almeida quis 'recordar' o mau atraso do Rúben do ano passado... Apesar de mais uma assistência do Almeidinhos, continua a demonstrar dificuldades...
O Weigl teve alguns problemas de posicionamento (devia ter dado mais apoio frontal aos Centrais)... mas fez um jogo razoável... foi 'apertado' várias vezes, facilmente podia ter perdido a bola, com alguns passes à 'queima' mas conseguiu sempre encontrar uma linha de passe...
O Rúben voltou a ser o melhor da defesa, mesmo assim, cometeu alguns erros... por exemplo, no 1.º golo estava mal posicionado no início da jogada... para compensar começou a 'assistência' para o 3.º golo, mais uma vez! O Grimaldo, discreto... E Cervi do costume, muita luta, fundamental ao ajudar os dois médios, já que do outro lado, o Pizzi raramente 'ajuda'!!!
Boa entrada do Chiquinho, a jogar em todo lado... e a marcar finalmente!!!
Com o Gabriel mudámos para um 433, que bem rotinado pode ser útil em alguns jogos...

A arbitragem acabou por não ter influencia no resultado, mas o Amarelo ao Pizzi e depois o penalty são situações que só na Luz!!!
O jogo de Terça, para a Taça com o Famalicão, será a primeira parte da eliminatória, mas seria interessante ir para a '2.ª parte' com uma vantagem interessante, até porque este Famalicão já provou ser competente... Com o jogo do Dragay no Sábado, é óbvio que vamos fazer rotação: Tomás Tavares, Gabriel, Chiquinho e o Seferovic vão ser quase de certeza titulares... se calhar até o Samaris e o Jota!!! Em relação ao Zlobin, eu não trocava, mas... Temo que vamos ter uma eliminatória muito 'perigosa'!!!
Com o fecho do mercado, acabaram as especulações. A contratação do Weigl foi de facto a grande 'notícia', mas não se pense que o Benfica vai conseguir contratar jogadores deste nível em todos os mercados! Aliás, com a boa reputação do Benfica no mercado, e com os negócios milionários na memória, será natural os outros clubes tentarem inflacionarem os preços, tornando mais complicado a contratação de bons jogadores! Acho muito bem que o Benfica, desista de contratações, quando se torne óbvio que existe por parte da outra de algum 'personagem' na negociação a estratégia do leilão através dos jornais!!!
Agora, acho que o plantel melhorou, com a opção do Weigl para o meio-campo, ficamos mais ou menos na 'mesma' nos avançados, mas falta um médio ofensivo que faça a diferença (estilo Pedrinho...); falta um 'terceiro' Central de qualidade indiscutível; e já que aparentemente o Nuno Tavares deixou de contar, iremos ter o Grimaldo a fazer 90 minutos em todos os jogos!!!
A questão do guarda-redes, trata-se de uma questão de precaução: o Ody é indiscutível, mas se acontecer alguma coisa ao Vlacho vamos ter problemas... até porque neste momento, a melhor opção é o Svilar, que está a fazer uma boa época na B, mas a hierarquia obriga ao Lage a apostar no Zlobin!!!

2 comentários:

  1. A má exibição foi apenas aparente; que não haja dúvidas; continuamos fortes!

    Começámos mal, com pouca pressão, com excesso de confiança de que o jogo se iria resolver mais cedo ou mais tarde.

    Mas bastou acelerar 15 minutos e o jogo parecia resolvido... relaxámos e com um autogolo os pasteis voltaram ao jogo... depois do 2-1, mudámos de atitude e marcámos em menos de 10 minutos... uma trapalhada defensiva do Rafa, com 3 ressaltos à mistura, dá o 3-2 e, aí sim, a Equipa, tremeu até ao fim do jogo...

    A mérdia nacional está entusiasmada mas a verdade é que ganhámos o jogo com intensidade de treino... bastaram 20 minutos de jogo empenhado para resolver...

    ResponderEliminar
  2. Ontem valeu pela vitória e pelos 3 pontos! A exibição da equipa em alguns períodos deixou muito a desejar. Se não há intensidade e concentração, tudo fica mais difícil. Foi o que ontem sucedeu!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!