Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Ao Benfica é difícil ser Benfica

"O Benfica venceu 5 das últimas 6 Ligas e estamos insatisfeitos com Luís Filipe Vieira. O Benfica venceu 28 dos últimos 30 jogos para o campeonato e estamos insatisfeitos com Bruno Lage. O Benfica marcou 103 golos a época passada e nesta tem o melhor ataque e a melhor defesa e estamos insatisfeitos com os jogadores. A verdade é que o Benfica raramente é Benfica e por isso passamos boa parte do tempo insatisfeitos com o Benfica. Eu quase que aposto que a única vez que os benfiquistas estiveram verdadeiramente felizes com o clube foi em 2 de Maio de 1962 quando vencemos o Real Madrid por 5-3 e fomos bicampeões europeus. A partir daí foi sempre a descer.
É isto um mal dos adeptos da agremiação da Luz ou é extensível a todos os clubes? Sempre achei piada como o Nick Hornby no seu fabuloso livro "Fever Pitch" passa um capítulo a contar-nos o quão épico foi aquele golo do Michael Thomas em 1989 sobre o Liverpool no último minuto que lhe deu finalmente a conquista do campeonato que ele ambicionava há mais de 30 anos, a única coisa que perseguia desde criança, para no capítulo seguinte falar que "perdemos para o Benfica, fomos eliminados da Taça dos Campeões Europeus, e provavelmente nos próximos 30 anos não voltamos a viver nada disto". Isto é, ele passou 30 anos deprimido a querer o auge, teve o auge e rapidamente voltou à depressão. E que se engane quem glorifica esta estranha forma de viver: é isto a vida de um adepto fanático.
E é verdade. Eu estou insatisfeito com Luís Filipe Vieira. Porque não vejo nele o Benfiquismo e o esforço direccionado para a glória desportiva que queria de um Presidente. Duvido de algumas movimentações que me parecem pouco transparentes, como a recente OPA às acções da SAD em que vejo todos a saírem beneficiados, menos o clube, numa operação que poderá custar 32 milhões de euros. Estou insatisfeito com Bruno Lage porque a equipa joga pouco futebol como ainda agora se viu contra o Vizela e porque na Liga dos Campeões insistiu numa estratégia de rotação do plantel e de aposta em jovens jogadores claramente não preparados para o nível Champions. E que ainda no recente jogo contra o Leipzig, na elevada capacidade que tenho como treinador de bancada e de jogador de "Football Manager", me pareceu revelar uma ingenuidade tremenda ao não reforçar a defesa nos minutos finais em que os alemães atacavam Vlachodimos com todos os "panzers" em campo. E sim, estou insatisfeito com os jogadores que principalmente na Liga dos Campeões têm sido de uma ausência de atitude e crença notáveis, entrando em campo já derrotados e desmoralizados na competição que mais os devia excitar.
Significa isto que quero presidente, treinador e jogadores no olho da rua? Não, não quero. Para o primeiro é necessário que apareça oposição credível e isso passado 15 anos continua a não existir (até porque muitas vezes foi absorvida). E quanto aos outros há potencial para melhorar um cenário que não é tão negro assim. O Benfica vai muito provavelmente ser eliminado das competições europeias, mas a nível nacional há qualidade suficiente para o bicampeonato. E se o alcançarmos ficaremos felizes, pois manteremos o que conquistámos nos últimos anos. Então porquê o desapontamento? É que não demos passos em frente. Não elevamos o nível. Não estamos mais próximos do pico, do auge que muitas vezes um adepto de futebol só sente uma vez na vida. Como o Nick Hornby sentiu em 1989 ou os adeptos do Flamengo sentiram no passado fim-de-semana. O tal pico para um Benfiquista é a conquista de uma taça internacional e o Benfica está cada vez mais longe disso.
Mas a vida de um adepto é esta: no próximo fim-de-semana lá estaremos no estádio. E no próximo. E no próximo...meio irritados, meio deprimidos, meio entretidos, meio expectantes, meio entusiasmados...a acreditar que um dia, num glorioso dia, viveremos o pico. O auge. O dia em que por uns breves momentos tudo faz sentido. Em que o tempo pára. Em que avistamos o paraíso. E depois? Depois provavelmente passaremos 30 anos a resmungar que o pico já passou e não volta mais..."

1 comentário:

  1. "O tal pico para um Benfiquista é a conquista de uma taça internacional e o Benfica está cada vez mais longe disso."
    Com base em que factos é que se escreve uma enormidade destas?
    Que imbecilidade.

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!