Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Bernardo, a antivedeta

"Metendo o Rossio na Rua da Betesga, podemos acrescentar Alisson, Firmino, Aguero e Bernardo aos dez do prémio 'The Best'

Bernardo Silva é o segundo melhor jogador português da actualidade. Talvez já seja, aqui e ali, o melhor. E sê-lo-á cada vez mais. Pelo menos enquanto Bruno Fernandes e João Félix não derem o salto que lhes permita lutar com o citizen. Ao (ainda) leão falta-lhe provar, numa liga do top-5 europeu, que é capaz de manter o nível dos últimos dois anos; o (já) colchonero terá de mostrar, em Espanha, o que fez desde Janeiro no Benfica. Regressemos a Bernardo Silva. É uma delícia vê.lo jogar. Além de que (o que para nada interessa quando o avaliamos enquanto futebolista) é simpaticíssimo. O anti-craque. A anti-vedeta. Completa 25 anos no próximo sábado. Temos, pois, craque para mais (pelo menos) meia dúzia de anos.

Não concordo, porém, com quem diz que, por ter ganho cinco troféus em 2018/2019, Bernardo Silva tinha de estar nos dez candidatos ao Prémio The Best. Se fosse só por isto, também os brasileiros Gabriel Jesus e Fernandinho e o argelino Riyad Mahrez teriam de integrar a lista da FIFA. Os quatro ganharam Liga Inglesa, Taça da Liga, Taça de Inglaterra e Supertaça inglesa pelo Manchester City. Bernardo ganhou ainda a Liga das Nações por Portugal. Gabriel Jesus e Fernandinho venceram a Copa América pelo Brasil e Riyad Mahrez arrecadou a Taça das Nações Africanas pela Argélia. Ou seja, se formos apenas pelo número de troféus, o quarteto citizen estaria empatado: cinco troféus para todos. Com o português a ficar para trás quando comparamos o peso da Liga das Nações com o muito maior peso da Copa América ou da Taça das Nações Africanas.

Porém, para Bernardo Silva entrar, algum dos dez já indigitados para o The Best teria de sair. Quem? Alguém do Liverpool, campeão europeu (Mané, Salah, Van Dijk)? Alguém do Ajax, campeão holandês e vencedor da taça (De Jong ou De Ligt)? Um dos astros dos últimos dez anos (Ronaldo ou Messi)? Alguém do Chelsea, vencedor da Liga Europa (Hazard)? Alguém do PSG, vencedor da liga francesa (Mbappé)? Ou alguém que nada ainda ganhou na carreira (Kane)? Além de que, se olharmos apenas para os títulos ganhas em 2018/2019, teríamos de acrescentar dois nomes: os brasileiros Alisson Becker e Roberto Firmino. Ganharam (apenas e só) as duas provas mais importantes da época: Liga dos Campeões e Copa América. Temos, assim, 13 nomes para 10 lugares. No mínimo. Podíamos acrescentar Aguero. É como tentar meter o Rossio na Rua da Betesga. Ou passar um elefante pelo buraco de uma agulha. Por mim, apesar de Bernardo ser grandíssimo, recuso-me a tentar."

Rogério Azevedo, in A Bola

PS: A racionalidade tentada neste texto, em vez do patriotismo bacoco, é uma lufada de ar fresco! Mas se o sujeito da crónica fosse o Ronaldo, muito provavelmente, esta opinião seria considerada ofensiva!!!

2 comentários:

  1. Enaltece-se, num tom molengo, o anti-craque , anti-vedeta e "simpaticíssimo(?) Bernardo Silva...; craque, (dixit R.Azevedo ) por mais meia-dúzia de anos (???)…; depois mandam-se ao mesmo tempo umas bocas , discordando "daqueles que desejariam ver B.Silva na Lista da Fifa ,candidato a qualquer prémio…"( forçosamente "Benfiquistas Fanáticos e Irrealistas"...) acabando por regressar ao cerne da questão , que é aparelhar o até agora INVENDIDO Bruno Fernandes ao ex.Benfiquista JÁ VENDIDO, João Félix . Exigindo-se, claro, ao ex.Benfiquista, MAIS PROVAS(?) das suas capacidades...no Atl.Madrid . 1°: o "Patriotismo Bacoco" NUNCA é de aplicar a um ex.atleta do Benfica , para não ferir susceptilidades azuis-esverdeadas. 2°: Em termos de "nota jornalística" já assisti a muito melhores "lufadas de ar fresco". !!!

    ResponderEliminar
  2. Vi logo que ia culminar numa conclusão muito estúpida quando faz uma pausa para exaltação a nosso senhor, o Bruno fernandes, e vai buscar esse sapinho que ninguém pega ao falar de um jogador a sério….

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!